País vai começar a oferecer exame de sangue que detecta síndrome de Down.


 

 Uma boa notícia aos pais!

24 de JANEIRO de 2013 - Começa a ser oferecido no país um exame de sangue para gestantes que detecta problemas cromossômicos no feto.

Com isso, será possível detectar a partir da nona semana de gravidez uma das síndromes que mais preocupa os pais, a de Down.

A versão mais completa do exame pode detectar ainda outras síndromes, como a de Edwards, Patau e Turner.

Por enquanto, o teste está disponível no Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia, em São Paulo, e custa cerca de 3 mil e 500 reais. Já nos próximos meses, o laboratório do hospital Albert Einstein e o Fleury também vão comercializar exames similares.

O teste é colhido no consultório como um exame de sangue comum e vai para os Estados Unidos, onde é feita a análise do material genético do feto que fica circulando no sangue da mãe durante a gestação.

Além de não aumentar o risco de complicações na gravidez, o novo teste pode ser feito antes dos tradicionais, indicados, em geral, a partir do início do quarto mês de gestação.

Atualmente, o diagnóstico das síndromes congênitas é feito por meio de testes considerados invasivos e trazem um risco de até 1 por cento de abortamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário