TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA.

22 de MAR 2013 - O TAG ou transtorno de ansiedade generalizada é uma doença ou sintoma que atualmente encontra-se muito frequente nas queixas dos consultórios de psiquiatras e psicólogos.  A denominação de ansiedade generalizada se dá devido já ter se tornada crônica (mais de 3 anos ). Muitos portadores deste transtorno o adquiriram na primeira ou segunda infância e, ás vezes por falta de conhecimento não procuraram o tratamento ideal.
Faz-se necessário salientar que esse transtorno se origina de uma palavra muito pequena, porém considerada um dos maiores fantasmas do Ser humano: O MEDO, esse fantasma avassalador que ocasiona ansiedade e muitos outros transtornos psíquicos e emocionais. Pesquisas já comprovaram que crianças criadas em ambientes de extrema violência ou constantes pressões psicológicas, são altamente vulneráveis a transtornos de ansiedade. Até mesmo adultos que convivem em ambientes altamente estressantes, tanto no contexto familiar como no profissional, podem desenvolver uma predisposição a apresentarem sintomas de ansiedade ou depressão.
A ansiedade geralmente vem acompanhada da depressão, daí o fato de alguns especialistas no assunto enfatizarem que ambas são “gêmeas univitelinas”. Por isso, o tratamento para ansiedade é composto de psicoterapia e psicotrópicos (ansiolíticos e antidepressivos). Se, porém, a pessoa procurar tratamento assim que sentir os primeiros sintomas da ansiedade (taquicardia, sudorese excessiva, tremores, choro fácil, insônia, agitação, dentre outros), esses sintomas diminuirão bastante sem a necessidade de medicamentos e pode-se chegar até a uma cura definitiva.  O tratamento psicoterápico consiste em levar o paciente a procurar descobrir as causas conscientes, ou muitas vezes inconscientes que o levaram a adquirir tal distúrbio. Na maioria das vezes, a pessoa sente medo, mas, não sabe exatamente porque e nem de que está com medo. Daí, a necessidade da terapia para se puder descobrir de onde vem os medos para poder aniquilá-los.
O TAG pode desencadear outros transtornos como: A síndrome do Pânico, a fobia social e o TOC (transtorno obsessivo compulsivo); e esses transtornos citados podem levar a um quadro mais agudo como o caso da depressão psicótica ou a esquizofrenia. Portanto, a ansiedade exagerada quando não tratada, poderá ocasionar outros transtornos mais severos.
             Em suma, a ansiedade doentia ou nociva é provocada unicamente por medos e preocupações excessivas; esses medos podem ser de objetos ou fatos reais, ou simplesmente medos de objetos ou coisas imagináveis criados por pensamentos compulsivos e intrusos que perturbam a mente do ser humano.
             Por isso, a importância da psicologia como ciência que visa estudar e buscar as causas dos sintomas e sofrimentos psíquicos que atormentam a alma das pessoas no século 21, século marcado pelo excesso de consumismo, competitividade desenfreada, violência urbana assustadora, violência física e psicologia sofrida pelas mulheres, crianças e idosos. Enfim, o século 21 trouxe grandes avanços na tecnologia de ponta, mas por outro lado, vemos pessoas apresentando mais distúrbios e transtornos emocionais do que os povos da antiguidade. Este fato se dá também ao excesso de trabalho sem descanso adequado, como também muitas pressões psicológicas no próprio ambiente de trabalho.
È preciso que empresas e empregadores se preocupem mais com a saúde mental dos trabalhadores e usem metodologias e meios de satisfazer o trabalhador, para que este possa trabalhar com prazer e que o ambiente de trabalho se torne para ele, um ambiente saudável e livre de pressões. Só assim, o trabalhador produzirá mais sem correr o risco de adoecer.

Fonte: PortalCCNS.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário