Garrucha da Guerra de Canudos é usada para assalto em Piracicaba.

Garrucha da Guerra de Canudos é usada em roubo em Piracicaba (Foto: Thomaz Fernandes/G1)
Garrucha de 116 anos foi furtada de museu e usada em roubo em Piracicaba (Foto: Thomaz Fernandes/G1)


29 de Julho de 2013 - Uma arma de 116 anos usada durante a Guerra de Canudos no final do século 19 foi encontrada em um terreno baldio no bairro Novo Horizonte, em Piracicaba (SP), na tarde desta segunda-feira (29). A garrucha havia sido furtada do Museu Prudente de Moraes, no Centro, na última quinta-feira (25) por um rapaz de 18 anos, que a usou para roubar um estabelecimento comercial no mesmo bairro onde o armamento foi deixado.
O autor dos dois crimes se entregou à Delegacia de Investigações Gerais (DIG) nesta segunda-feira e informou o local onde abandonou a arma, que estava completamente enferrujada e não tinha mais condições de disparo. Como o rapaz se entregou e não houve flagrante, ele responderá pelos crimes em liberdade. A Polícia Civil não passou mais detalhes sobre o roubo ao comércio em que a garrucha foi utilizada.

A diretora do museu, Maria Antonieta Mendes, afirmou que a arma foi doada à instituição sem informações sobre seu antigo proprietário. "O que sabemos é que foi comprada em Feira de Santana (BA) em 1897 e usada na campanha de Canudos", afirmou. Depois de passar por perícia criminal, a arma deve voltar para o acervo do museu.
Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes fica no centro de Piracicaba (Foto: Divulgação/Museu Prudente de Moraes)
Arma foi furtada do Museu Prudente de Moraes
na última quinta-feira (Foto: Divulgação/Museu)



Guerra de Canudos.
 
Canudos foi o nome dado à comunidade religiosa de Belo Monte, no sertão da Bahia, fundada por Antônio Conselheiro em 1893. Apontado como fanático pelos seus opositores, Conselheiro e a comunidade foram atacados por cinco tropas federais até sucumbir em 1897.


Reeditado do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário