Governadora entrega novos equipamentos e viaturas durante comemoração de 96 anos do Corpo de Bombeiros.

30 de DEZEMBRO de 2013 - Em solenidade alusiva aos 96 anos de criação do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte realizada na tarde desta sexta-feira (27), a Governadora Rosalba Ciarlini entregou equipamentos e viaturas para o reforço do serviço operacional da instituição. Durante a solenidade também foi inaugurado o novo prédio do Comando Geral da Corporação e a ampliação do Centro de Gerenciamento de Emergência e Defesa Civil (Cegedc), que passa a atuar de forma integrada com a Central de Regulação do Samu RN 192.

A Governadora Rosalba Ciarlini parabenizou o Corpo de Bombeiros pela importante missão e pelo trabalho que vem sendo realizado no Estado e aproveitou para anunciar a realização de concurso público para ampliação do efetivo de praças e oficiais, além da seleção interna para promoção de soldados, cabos e sargentos. “Temos atualmente a necessidade de 408 novos bombeiros e o concurso irá acontecer sim, provavelmente neste primeiro trimestre de 2014. Porém, vamos fazê-lo de forma responsável e no primeiro ano iremos preparar 120 bombeiros”, pontuou a chefe do Executivo Estadual.

Na ocasião, foram entregues ao Corpo de Bombeiros 1764 materiais e equipamentos, uma viatura de salvamento e resgate, um microônibus com capacidade para 32 pessoas e três viaturas para combate a incêndios florestais.

De acordo com o comandante geral da instituição, coronel Elizeu Dantas, a comemoração de 96 anos representa a consolidação do Corpo de Bombeiros na sociedade a qual serve. “Apesar das dificuldades, é muito importante para a população o fortalecimento do nosso efetivo. Neste sentido, começamos o ano com uma boa notícia porque o concurso para preenchimento de vagas já está confirmado”, afirma.

O Corpo de Bombeiros Militar do RN foi criado na segunda década do século XX, através da Lei nº 424, de 29 de novembro de 1917, o órgão pertencia na época do seu surgimento ao Esquadrão de Cavalaria, responsável pelo policiamento noturno das ruas da capital.

SAMU RN

Durante a solenidade também foram entregues novos equipamentos e veículos para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ao todo, o Samu RN recebeu dez novas ambulâncias para o projeto de regionalização do órgão, cinco segways (equipamentos de transporte individual) para ações de socorro em grandes eventos, dois caminhões baús para transporte de equipamentos e uma pickup L200 Triton, destinada a salvamento nas dunas, em reforço à Operação Verão, que iniciou dia 21 de dezembro e segue até 6 de março de 2014.

A equipe do SAMU também passará a contar com 16 bonecos para a prática de atendimentos pré-hospitalares, além de dez coletes air bag de proteção para os socorristas que conduzem as motolâncias. O acessório protege braços, tórax e toda a coluna cervical, lombar e torácica. O Samu RN é o único do país a possuir estes coletes e os segways. Os materiais, equipamentos e viaturas entregues durante a solenidade foram adquiridos por meio de convênio entre o Governo do Estado, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Idema e Ministério da Saúde.

O secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, ressaltou a importância da integração entre o Corpo de Bombeiros e o Samu RN 192. “Nós temos encontrado no Corpo de Bombeiros verdadeiros irmãos, pois com esta integração, um órgão tem completado o outro. No que um demonstra fragilidade, o outro demonstra excelência e, assim, o RN demonstra mais uma vez o seu pioneirismo. Agradeço ao coronel Dantas pela forma parceira com que tem se colocado e à governadora Rosalba Ciarlini por priorizar a saúde e levar o serviço do Samu para o interior do Estado”, afirmou.

Também prestigiaram a solenidade os secretários de Estado da Segurança Pública, Aldair da Rocha; da Educação, Betânia Ramalho; do Esporte, Joacy Bastos; da Comunicação, Paulo Araújo; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo; e o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta.


FOTOS



Fotos: Elisa Elsie 
Por Assecom RN

Retirado do Blog do Sargento Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário