8 de outubro é comemorado o Dia do Nordestino em São Paulo.


08 de OUTUBRO de 2014 - O dia 8 de outubro é considerado, por lei, o Dia do Nordestino, na cidade de São Paulo. A comemoração foi instituída por meio da Lei 14.952/2009, que fixa a data em homenagem ao centenário do nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, poeta popular, compositor e cantor cearense.

Além de ser a data em que se comemora o Dia do Nordestino, na Região Nordeste, em homenagem ao poeta, músico e compositor, o maranhense Catullo da Paixão Cearense, que nasceu em São Luís no dia 8 de outubro de 1863 (foto ao lado). Com lei, a data entrou para o Calendário Oficial de Eventos do Município.

A homenagem foi criada em São Paulo, por ser a cidade onde vive o maior número nordestinos de todo o Brasil, fora o próprio Nordeste. Mesmo com a marcante presença de migrantes nordestinos (de diferentes Estados), não havia, em São Paulo, uma data em que a comunidade pudesse comemorar.

Esta data comemorada no município, é um modo de diminuir o preconceito sofrido por muitos nordestinos que migram para o sul do país, mostrando o valor cultural e social dos diferentes povos do nordeste brasileiro.

Fonte: Imirante.com


Do Blog IDEIAS & FATOS: Diga-se de passagem que em São Paulo não é só onde está concentrado o maior número de nordestinos e sim, foram OS NORDESTINOS QUEM FIZERAM SÃO PAULO, com a sua coragem sem igual de trabalhar, os nordestinos ergueram arranha-céus, construíram pontes, viadutos, fizeram e ainda fazem a economia não só de São Paulo mas do Brasil crescer. A cultura do Nordeste é ímpar, é Colossal em todos os seguimentos das artes, não é preciso esforço para perceber-se de como o Nordeste é importante para o Brasil. Temos ORGULHO DE SERMOS NORDESTINOS, não com empáfia mas por sermos convictos da nossa importância para o Progresso da Nação. As qualidades do nordestino não tem calculadora capaz de calcular, porém sito aqui algumas: Alegria, Simpatia, Educação, Espírito Humanitário, Coragem pra trabalhar, Vergonha na cara, Dignidade, e tantas e tantas...Parabenizo aqui a Pátria Mãe Gentil, por ter parido esse povo varonil, "O NORDESTINO" Colosso do Brasil.


E só pra esquentar um pouco mais o meu raciocínio, não querendo misturar as coisas, mas como todo nordestino arretado que não leva desaforo pra casa, deixo aqui essas simples palavras para os que discriminam o Nordeste: Tenham vergonha e aprendam com os nordestinos como se trabalha e se vive democraticamente.


Aqui esse Vídeo que acho por demais SUFICIENTE:




    

Nenhum comentário:

Postar um comentário