Ford demite 140 operários após fim da suspensão de contratos em Taubaté.

Empresa conta com cerca de 1,5 mil 
trabalhadores
em Taubaté 
(Foto: Reprodução/TV Vanguarda)


31 de MARÇO de 2015 - A Ford dispensou 140 funcionários que estavam com contratos de trabalho suspensos (layoff) na unidade de Taubaté (SP). As demissões aconteceram na manhã desta terça-feira (31), data em que os trabalhadores deveriam retornar as atividades devido ao fim do layoff.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, os empregados tiveram que aderir a um Plano de Demissão Voluntária (PDV) para não perderem benefícios e direitos trabalhistas. Os trabalhadores tiveram os contratos suspensos entre e agosto e setembro do ano passado.

Inicialmente, o layoff chegaria ao fim em janeiro, mas foi prorrogado até março. Na ocasião, a montadora havia afirmado que a medida tinha como objetivo adequar o ritmo de produção à desaceleração do mercado.

A Ford de Taubaté conta com 1,5 mil trabalhadores e produz transmissões e motores Sigma 1.5, modelo utilizado no novo Ka sedan e no New Fiesta. A unidade é a única no país que produz esse modelo de motor.

Protesto

Diante dos desligamentos, trabalhadores realizaram um protesto na manhã desta terça-feira em Taubaté. O grupo chegou a fechar a avenida Independência, complicando o trânsito no local. Eles reclamam que foram forçados a aderir ao PDV pela montadora.

De acordo com o sindicato, a entidade tentou todas as alternativas para manter os postos de trabalho na fábrica e tem cobrado investimentos por parte da montadora. A entidade informou que continua negociando alternativas para não perder a mão de obra da unidade.

Outro lado

A Ford foi procurada pela manhã, mas não se posicionou sobre os desligamentos até a publicação desta reportagem.


Do G1 Vale do Paraíba e Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário