'Escorpião em merenda é problema pontual', diz secretária de Educação.


01 de JUNHO de 2016 - O escorpião que foi encontrado na merenda da Escola Municipal Adalberto Christo das Dores, durante uma operação realizada pelos fiscais do Tribunal de Contas do Estado (TCE) nesta terça-feira (31), em Itapetininga (SP), é considerado um problema pontual, segundo a secretária municipal de Educação do município, Eliana de Sales Almeida.

Em entrevista ao G1 nesta quarta-feira (1), ela afirmou que a unidade está com a dedetização em dia. “A dedetização está em dia e temos todos os documentos que provam que a prefeitura faz de tudo para evitar a presença desse bicho peçonhento. Tanto que foi a primeira vez que encontramos um escorpião na escola.”

Secretária falou que escorpião na escola
é
problema pontual
(Foto: Caio Gomes Silveira/ G1)

De acordo com Eliana, o escorpião deve ter entrado por um terreno baldio que fica aos fundos da escola, que atende alunos entre 7 a 14 anos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

“Falta uma quadra e um muro no fundo da escola para evitar que animais, que vivem na linha férrea, possam invadir a unidade através da grade que existe atualmente. Desde dezembro a prefeitura trabalha no local para a construção dessa estrutura. Já temos o projeto pronto e vamos dar início ao processo de licitação. Acredito que até meados de junho a licitação seja concluída”, afirma a secretária Eliana Almeida.

Galinha-d'angola
A secretária ainda comenta que o Executivo já pensou até em usar galinhas de angola para evitar o bicho peçonhento. “Segundo a equipe da Vigilância Epidemiológica, a única forma de acabar completamente com esses escorpiões são os predadores e um deles é a galinha, mas não investimos na ideia porque o animal poderia trazer outros problemas, como atração de pombos devido ao milho que o alimentaria. Então, a providência que iremos tomar agora é concluir a licitação para a construção da quadra e muro de fundo na escola”, conclui.

Além do escorpião encontrado no estoque da merenda, segundo o TCE foi constatada a ausência de avental, de uvas para as merendeiras, além da falta do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). A secretária nega que esses problemas tenham sido constatados.

Em nota, a concessionária América Latina Logística (ALL), que é responsável pela linha férrea, afirma que realiza periodicamente a limpeza e a roçada em sua faixa de domínio. A empresa alega que o município tem um problema crônico com escorpiões, em vários bairros, não sendo cabível culpar a concessionária por uma ocorrência que é rotineira na cidade.

Região
Outras escolas da região de Itapetininga também foram fiscalizadas pelo TCE na terça-feira, como a Escola Municipal Dom Silvio Maria Dário, de Itapeva (SP); Escola Municipal Professora Heidi Braatz Antunes de Moura, em Nova Campina (SP); Escola Técnica Estadual (Etec) Doutor Dário Pacheco Pedroso, em Taquarivaí (SP); Escola Estadual Professora Francelina Franco, em Buri (SP); Escola Estadual Doutor Herculano Pimentel, em Itararé (SP); e a Escola Municipal Eugênio Santos, de Tatuí (SP).

O balanço total da operação, que mobilizou mais de 200 agentes, ainda não foi divulgado até a tarde desta quarta-feira (1º). De acordo com o órgão, a partir deste relatório será possível traçar um quadro da qualidade da merenda oferecida na rede pública municipal e estadual. Balanço parcial apontou que 88% das escolas não têm alvará da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no prazo de validade, assim como 92% não tem o AVCB atualizado (veja a íntegra do consolidado parcial).
Fiscais acharam merenda no meio de alimentos da 
merenda escolar 
(Foto: Cláudio Nascimento/ TV TEM)


Caio Gomes Silveira
Do G1 Itapetininga e Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário