MULHER É SURRADA PELO EX-COMPANHEIRO EM VIA PÚBLICA, NO BAIRRO TEIMOSOS EM MOSSORÓ-RN.

31 de AGOSTO de 2016 - O Centro Integrado de Operações da Polícia Militar (COPOM), foi acionado por volta das 10:00hs da manhã desta quarta feira 31 de agosto de 2016, para uma ocorrência de violência contra mulher na Rua Raimundo Firmino de Oliveira, no Bairro Teimosos em Mossoró no Rio Grande do Norte.
A Policia Militar chegou rapidamente ao local, mas o acusado identificado com Francisco Valdir Diniz,41 anos de idade, já tinha fugido. De acordo com as informações o agressor teria se mudado ontem para uma vila na referida rua. A vítima (nome preservado), teria ido entregar alguns pertences do mesmo e aochegar no local na sua moto HONDA BIZ de cor vermelha, foi derrubada da moto e em seguida violentamente espancada, deixando os moradores bastante assustados com a situação. Achávamos que ele ia matá-la, relatou uma testemunha. Após as agressões, a vítima se abrigou na Unidade de Saúde até a chegada da Polícia Militar, que orientou a mesma a prestar queixa na Delegacia Especializada do Atendimento a Mulher (DEAM). 



Fonte: PASSANDO NA HORA.

CRIANÇA DE 4 ANOS VÍTIMA DE DESCARGA ELÉTRICA MORRE NO HOSPITAL EM MOSSORÓ.

31 de AGOSTO de 2016 - Uma criança de 4 anos morreu nesta terça-feira 30 de agosto de 2016, após sofrer um choque em uma extensão no município de Tibau localizado na região oeste do Rio Grande do Norte. Segundoinformações, a criança identificada como Luis Gustavo de Lima, sofreu uma descarga elétrica quando brincava próximo de uma extensão em sua residência.
A criança foi socorrida pelos familiares para o Hospital local onde recebeu os primeiros atendimentos e em seguida foi transferida para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), onde não resistiu e veio a óbito.
O corpo foi levado para sede do Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep), onde passará por necropsia e em seguida será liberado a família para o sepultamento.

Mossoró Noticias

Fonte: PASSANDO NA HORA.

ESSA É PRA VOCÊ...


À você que gosta de ficar bem informado, agora tens mais uma fonte de informação: É o Viçosa em FOCO. Acesse http://www.vicosaemfoco.com.br/ e fique por dentro da notícia.

CRÉDITO OU DÉBITO? Morador de rua usa máquina de cartão e divide “esmola” em até 5x


30 de AGOSTO de 2016 - “Ô Japonêeees, vem cá! Esse negócio que você inventou de passar cartão vai sair no jornal!”, grita o mecânico do outro lado da avenida Rudge, no Bom Retiro, região central.
“Japonês” é Alessandro de Assis Koga, 36 —completados nesta terça-feira (30)—, um cara bastante improvável.
Nissei, ele diz ter vivido oito anos no Japão trabalhando em fábricas como a Suzuki. No canteiro central da avenida, mora numa barraca de lona mais limpa e arrumada que muita casa. Sobrevive do que arrecada no semáforo -e para isso “usa” uma máquina de cartões de crédito e débito.
Improvável, mas não impossível. “Boa tarde, abençoado. Fortalece o meu lado? Não tem trocado? Sem problema”, apresenta a maquininha ao motorista de uma SUV preta. “Crédito é, no máximo em cinco parcelas, ok?”, completa ele —sem explicar inicialmente que, na verdade, a máquina não funciona.
Vez por outra, causa espanto nos motoristas que param na esquina da Rudge com a rua Norma Pieruccini Giannotti, bem em frente à sede da LBV (Legião Brasileira da Boa Vontade) —um prédio amplo com o rosto de Jesus Cristo pintado na fachada.
Para quem arregala o olho, ele se explica. Achou a máquina jogada na esquina durante uma madrugada chuvosa. Até funcionava na hora, mas não é para isso que ele quer. “Quem vai me dar o cartão assim? O negócio é que faz o cara prestar atenção em você, dar risada”, afirma.
Para quem arranca com o carro, faz cara feia ou parece estar morrendo de medo, melhor não explicar nada, só agradecer. “Se não der certo, é porque não ia dar de jeito nenhum mesmo”, diz a companheira de Alessandro, Regiane Souza Rodrigues, 43 —a responsável pelo asseio impecável da barraca.
Juntos há quatro anos, os dois não se largam. “Desculpe a bagunça e não ter nada para te oferecer, só essas balinhas”, diz à reportagem a mulher nascida em Belém.
Quem trabalha por ali conhece bem o casal. “São gente boa, não causam problema com ninguém e são extremamente limpos”, diz o mecânico Everton de Oliveira, 34, ainda se divertindo com a exposição do “Japonês”.
Alessandro aprendeu a “não causar problema” quando foi para a rua. Há regras a serem seguidas. A avenida onde ele vive tem três faixas de cada lado; a mais perto da calçada é reservada às mulheres e aos mais velhos.
“Não pode chegar atropelando os outros, cortando o companheiro”, afirma Regiane, apontando para um vizinho de canteiro central, um senhor de cabelos brancos que dorme a poucos metros de um centro de acolhida da prefeitura, o Boracéa.
O casal está há cerca de um ano com a barraca no local. Antes do inverno, o “rapa” (fiscalização municipal) costumava tirá-los. “Agora, com o frio, ninguém incomoda, não”, afirma Regiane.
Nenhum dos dois têm qualquer tipo de documento —segundo eles, levados pelo “rapa”—, o que costuma causar ainda mais dificuldades.
“A gente fazia uns cursos aí pelo Boracéa”, afirma a mulher. “Agora acabou tudo, não tem mais nada”.
A prefeitura diz que o centro de acolhida atende atualmente 1.320 moradores em situação de rua e que os cursos continuam normalmente.
Alessandro não reclama. “Onde moro, queira ou não, faço amigos fácil”, afirma. “Pra você ver: saio daqui, deixo a barraca aberta e vou na feira. Lá ganho umas frutas, compro outras. Passo na peixaria, ganho um peixe.”
Medo de ser roubado? “Não. Jesus taí vigiando a gente 24 horas por dia”, aponta com a cabeça para a fachada do prédio ao lado.

Fonte: Blog do Xereta.

Saiba quem foi o pivô de separação entre William Bonner e Fátima Bernardes.


30 de AGOSTO de 2016 - Fátima Bernardes surpreendeu a todos na noite desta segunda-feira (29), quando anunciou sua separação de William Bonner. O casal (agora ex) divulgou a informação por meio de seus perfis oficiais no Twitter.

“Em respeito aos amigos e fãs que conquistamos nos últimos 26 anos, decidimos comunicar que estamos nos separando”, escreveram os jornalistas, que completaram: “Continuamos amigos, admiradores do trabalho um do outro e pais orgulhosos de três jovens incríveis. É tudo o que temos a declarar sobre o assunto. Agradecemos a compreensão, o carinho e o respeito de sempre. William e Fátima.”

Segundo informações da colunista Fabíola Reipet, em 2012, já havia sinais de desgaste, mas isso era assunto proibido na Globo e sempre negado pelo (ex) casal. Pouco antes de deixar o “Jornal Nacional”, Fátima foi à sala de um dos diretores para dizer que não aguentava mais fazer o telejornal ao lado de seu tenso marido.

A proximidade de Bonner com essa mulher, que nem fica perto dele fisicamente (na hora do trabalho), serviu para acirrar mais ainda a desconfiança de Fátima. Não é de hoje que comentam isso nos corredores da Globo.

Fonte seguras, afirmam que o casal já não se relacionava há algum tempo, mas resolveu anunciar o fim do casamento de 26 anos só agora para não tirar as atenções dos telespectadores dos Jogos Olímpicos.

Fonte: Blog do Xereta.

Sem verba, ONU pode cortar comida de 1,3 milhão de crianças africanas.

Crianças em Camarões, Mali, Mauritânia e Níger podem 
ser afetadas 
(Foto: Boureima Hama/AFP)


30 de AGOSTO de 2016 - Mais de 1,3 milhão de crianças da África podem ficar sem alimentos que recebem em escolas apoiadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que, em muitos casos, representam a única refeição do dia, a menos que o Programa Mundial de Alimentos (PAM) receba novos recursos nas próximas semanas.

Em comunicado, o PMA alertou que, se os doadores não fornecerem novos fundos durante o próximo mês, mais de 500 mil meninos e meninas em Camarões, Mali, Mauritânia e Níger vão ficar sem comida na escola.

Além disso, se até o fim de 2016 não forem recebidas novas verbas, outras 700 mil crianças em outros 11 países da África central e ocidental também deixarão de receber alimentos essenciais.

"Em muitos países da África central e do oeste, a comida servida na escola determina a linha fina de sobrevivência, dado que em muitos casos ela é a única alimentação regular que eles obtêm", alertou no texto o diretor do PMA na África Ocidental, Abdou Dieng.

Da Agência Efe

Fonte: G1

Jovem morre após aula de educação física em colégio na Zona Norte do Rio.

Pais de Alison estavam inconsoláveis na manhã desta terça 
(30) no IML. Mãe do menino (de preto) não conseguia 
falar 
(Foto: Leo Ferreira / TV Globo)


30 de AGOSTO de 2016 - O estudante Alison Gabriel, de 14 anos, passou mal e morreu na tarde de segunda-feira (29), após participar de uma aula de educação física no Colégio Santa Mônica, no Cachambi, na Zona Norte do Rio.

O jovem foi socorrido na direção da escola e depois levado por uma ambulância para o Hospital Salgado Filho, no Méier, na Zona Norte. Ele chegou ao hospital com quadro de parada cardiorrespiratória.

Em nota, o colégio Santa Mônica lamentou o ocorrido com o adolescente. "Comunicamos, profundamente consternados, o falecimento do nosso querido aluno da unidade Cachambi, Alison Gabriel. O Alison passou mal repentinamente no colégio, recebeu os primeiros socorros da nossa equipe e foi levado para o hospital, onde o atendimento foi imediato mas infelizmente não resistiu. Pedimos a Deus misericordioso que conforte os corações de seus pais, familiares, amigos, professores, funcionários e de todos que puderam ter o privilégio de conviver com o Alison", diz a nota.

O corpo do jovem foi levado para o Instituto Médico Legal (IML). Na manhã desta terça-feira (30), a família ainda cuidava da liberação do corpo. Muito abalados, os pais do menino não tinha condições de falar com ninguém.

Mãe de Alyson foi providenciar a liberação do corpo do filho 
no IML do Centro do Rio 
(Foto: Leo Ferreira / TV Globo)


Do G1 Rio

G1 - Para delegado, detento achado morto em presídio do RN foi assassinado.


Daniel Félix da Silva morreu nesta segunda (29) no CDP de Pau dos Ferros.
Corpo foi encontrado pendurado por uma corda enrolada no pescoço.


30 de AGOSTO de 2016 - Para a polícia, o preso encontrado morto nesta segunda-feira (29) no Centro de Detenção Provisória de Pau dos Ferros, cidade da região do Alto Oeste potiguar, não cometeu suicídio. O corpo de Daniel Félix da Silva, de 52 anos, foi encontrado dependurado com uma corda enrolada no pescoço. “Para mim, há evidências de homicídio”, afirmou o delegado Inácio Rodrigues.

Em contato com o G1 na manhã desta terça-feira (30), o delegado relatou que o detento morreu no meio do pátio durante o banho de sol dos presos. “Com certeza o laudo pericial vai atestar que ele morreu por enforcamento. Foi o preso quem causou a própria morte ou ele foi colocado naquela situação? Particularmente, não acredito que alguém se enforque no meio de um monte de gente e ninguém faça nada”, ressaltou.

Mais conhecido como 'Boca Azul', Daniel Félix da Silva nasceu em Natal. Suspeito de tráfico de drogas, estava preso no CDP de Pau dos Ferros desde o dia 23 de junho.

21 mortos

Com mais este caso, chega a 21 o número de presos encontrados mortos dentro de unidades prisionais do Rio Grande do Norte este ano. Alguns foram encontrados enforcados em condições suspeitas, outros esfaqueados durante conflitos entre facções rivais ou mesmo assassinados a tiros. Ano passado foram 28 mortos.


Fonte: O Câmera.

Três são assassinados a tiros no RN; mãe deficiente e filho são vítimas.

Crime aconteceu neste domingo (28) em Parnamirim, 
na Grande Natal (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
30 de AGOSTO de 2016 - Três pessoas foram assassinadas a tiros na tarde deste domingo (28) em Parnamirim, na GrandeNatal. Entre as vítimas estão uma mulher, que era deficiente física, e o filho dela. A outra pessoa morta foi um homem. De acordo com a Polícia Militar, ninguém foi preso.

O triplo homicídio aconteceu por volta das 16h30 na rua Pico do Cabugi, no bairro de Bela Vista. Criminosos em um carro vermelho se aproximara e atiraram. Francisco Jacson da Silva, de 25 anos, e o adolescente Carlos Henrique Fernandes, de 16, foram baleados e morreram no local. Após assassinar os dois jovens, os bandidos também mataram a mãe de Jacson, a dona de casa Josefa Maria da Silva, de 58 anos. Deficiente física, ela não conseguiu fugir.

Policiais do 3º Batalhão da PM fizeram buscas na região, mas ninguém foi preso. A polícia também não sabe a motivação dos assassinatos.

Do G1 RN

Descoberto novo túnel na Penitenciária Estadual de Alcaçuz.


29 de AGOSTO de 2016 - Agentes penitenciários descobriram mais um túnel na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior unidade prisional do Estado, localizada em Nísia Floresta. A escavação tinha aproximadamente seis metros de extensão e foi descoberta na manhã do domingo, 28, no pavilhão 4, área que possui cerca de 200 detentos.

Com a descoberta do túnel, os presos do pavilhão 4 serão transferidos para outros pavilhões até que a escavação seja concretada. Agentes penitenciários realizarão ainda uma revista na unidade em busca de novos túneis e ferramentas usadas em possíveis fugas.

A última fuga da Penitenciária de Alcaçuz aconteceu no dia 8 de junho deste ano, quando 33 detentos escaparam do pavilhão 2 através de um buraco no pé do muro.

Na semana passada, um túnel descoberto na Cadeia Pública de Natal chamou a atenção, embora nenhum preso tenha conseguido fugir, pelo tamanho: a escavação tinha mais de 100 metros e só foi descoberto porque fez afundar parte do calçamento da rua em frete à unidade.

Já na Penitenciária Estadual Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega, conhecida como o “Pereirão”, em Caicó, 32 presos fugiram na semana passada através de um túnel.

Ana Paula Cardoso

Fonte: Jornal O Mossoroense.

O choro do casal de idosos canadense obrigado a viver separado após 62 anos.

Wolfram está na lista de espera para poder se reencontrar 
com a esposa 
(Foto: Reprodução/Facebook)

"É a foto mais triste que já tirei na minha vida."


28 de AGOSTO de 2016 - Assim Ashley Baryk descreve a foto que tirou de seus avós para relatar ao mundo o drama do casal de idosos. A imagem, postada no Facebook, imediatamente foi compartilhada milhares de vezes e foi notícia em todo o mundo.

Na foto, um homem de cadeira de rodas e uma mulher com um andador ortopédico estão sentados de frente para o outro e secam suas lágrimas com lenços de pano.

Wolfram Gottshalk, de 83 anos, e sua esposa Anita, de 81, são casados há mais de seis décadas. Apesar disso, foram obrigados a viver separados pelo que a família considera uma ineficiência no sistema de saúde público canadense.

Anita está em uma residência para idosos na ciudad de Surrey, na província de Columbia Britânica, no oeste do Canadá.

Seu marido, que foi diagnosticado recentemente com linfoma - câncer no sistema linfático - está em outra residência enquanto aguarda na lista de espera o traslado para junto da mulher com quem viveu mais de seis décadas.

Baryik, de 29 anos, compartilhou a imagem dos avós - Omi e Opi, como os chama - para chamar atenção sobre o que a família qualificou de "atrasos e demoras no sistema de saúde pública" do país.

"Choram sempre que se veem"
Ashley conta que seus avós foram separados pela primeira vez em janeiro, quando Wolfram Gottschalk foi hospitalizado devido a um problema cardíaco. Após o incidente, foi recomendado que ele fosse levado a uma casa de repouso.

Wolfram e Anita Gottschalk com a neta, Ashley Kaila 
Baryik, que publicou a foto no Facebook 
(Foto: Reprodução/Facebook)

Enquanto Wolfram aguardava um lugar em um centro para idosos, sua esposa Anita pediu entrada no esquema de vida assistida do sistema público para poder se juntar ao marido.

As autoridades encontraram rapidamente um lugar para Anita, mas o marido continua, após oito meses, vivendo em um centro de transição e na lista de espera por um lugar na residência da esposa.

A neta disse que decidiu pedir ajuda através das redes sociais porque o diagnóstico do avô "deu um novo sentido de urgência à necessidade de reunificar o casal".

"É desolador para minha avó, ela que quer estar ao lado do marido todos os dias", disse Ashley.

"Eles choram sempre que se veem, e o processo tem sido emocionalmente esgotante para eles."

Problema maior
A autoridade de saúde de Fraser, jurisdição onde vivem os Gottschalk, disse à agência AP que tenta manter famílias unidas, mas alega que as necessidades médicas de Wolfram são maiores que as de Anita.

Um representante da entidade contatou o casal na quinta-feira, afirmando que conseguir um leito para Wolfram é agora sua "prioridade número um".

"É muito triste para a família e para nós também", disse a porta-voz de Fraser, Tasleem Juma.

Após a publicação da imagem no Facebook, doações foram oferecidas para levar o casal para uma residência privada. Mas as ofertas foram recusadas, pois o casal acredita no princípio de que seu exemplo sirva para pressionar por mudanças no sistema de saúde.

"Aceitar dinheiro no nosso caso não resolveria o problema de todas as outras famílias que não podem pagar uma residência privada", disse Ashley.

"Queremos uma saída para melhorar o sistema, não arrecadar dinheiro para achar um final feliz para um único caso, que é sintomático de um problema muito maior."


BBC

Fonte: G1

Corte de parlamentares economizaria R$ 1,3 bi


Deu no Claudio Humberto:

28 de AGOSTO de 2016 - A proposta de emenda 106/2015, que prevê o corte de 128 deputados e 27 senadores a partir da eleição de 2018, e que vem ganhando apoio nas redes sociais, pode garantir economia de ao menos R$ 1,3 bilhão aos cofres públicos só em gastos legais. Cada parlamentar federal custa, em média, R$ 166 mil por mês, entre salários, verba de gabinete, passagens aéreas, alimentação, combustível e até a famosa tapioca.

Fonte: Blog do Robson Pires.

Principal suspeito do desaparecimento do auditor das lojas Riachuelo foi preso em Nova Parnamirim.


28 de AGOSTO de 2016 - Investigação conjunta de policiais da delegacia especializada em furtos e roubos (DEFUR) de Mossoró e da divisão de homicídio e proteção a pessoa (DHPP), levou a localização e a prisão no final da tarde de ontem 26 de agosto de 2016, em Nova Parnamirim, de Dayvsom André Silva de Oliveira, 23 anos, principal suspeito do desaparecimento do auditor das lojas Riachuelo, Dinarte Bezerra da Silva Filho, de 36 anos.

Dayvsom foi preso por ter mandado em prisão temporária decretada de trinta dias, no momento da prisão ele estava em frente a um estabelecimento educacional em Nova Parnamirim. Em uma diligencia realizada em sua residência a polícia localizou três cartões de créditos da vítima que estavam sendo usado pelo suspeito em vários estabelecimentos comerciais em Natal.

“Estive com Dinarte pela última vez no domingo e depois segui com dois amigos para praia de Canoa Quebrada, ele ficou em Mossoró” disse Dayvsom.

Explicando o motivo dos cartões do desaparecido está em sua posse, ele, afirmou que constantemente ficava com os cartões de Dinarte para resolver pendências.

Dinarte Bezerra está desaparecido desde o último domingo (21), quando foi visto saindo do hotel em que estava hospedado em companhia de Dayvsom André, na noite de quarta-feira (24), o carro de Dinarte foi encontrado pela polícia abandonado no município de Bento Fernandes.

Atuaram na investigação que levou a prisão Dayvsom, os delegados Luiz Fernando, André Albuquerque e Bem-Hur Medeiros.

Ascom

Fonte: O Câmera.

Zika se reproduz na vagina por vários dias após infecção, segundo estudo.

Imagem feita com crioscopia eletrônica do vírus da zika 
(Foto: Universidade Purdue/Divulgação)
O vírus da zika pode se reproduzir na vagina durante vários dias após a infecção, afirmaram na quinta-feira (25) pesquisadores americanos que estudaram a transmissão sexual do vírus em roedores.

A reprodução do zika através do trato vaginal pode ser uma fonte potente de infecção "com consequências potencialmente desastrosas", ressaltou o estudo realizado pela Universidade de Yale e publicado na revista científica "Cell".

Fêmeas de camundongo grávidas foram infectadas por via vaginal com o zika, que se espalhou dos genitais para o cérebro do feto.

"Vimos uma replicação significativa do vírus no tecido genital, em quatro a cinco dias", disse Akiko Iwasaki, professora de Imunobiologia e pesquisadora do Howard Hughes Medical Institute.

Quando os roedores foram infectados no início da gravidez, os cientistas encontraram evidências de vírus zika no cérebro fetal. Estas infecções foram associadas a uma perda de peso do feto.

"No início da gravidez, se a mãe estiver infectada, há um impacto significativo no feto, mesmo em camundongos do tipo selvagem", disse a pesquisadora.

Embora as conclusões de estudos com animais muitas vezes não se apliquem diretamente aos seres humanos, Iwasaki disse que as descobertas lançam uma nova luz sobre a questão.

"A descoberta pode ser importante para as mulheres, não só para as mulheres grávidas", disse. "A vagina é um local onde o vírus pode se replicar e, eventualmente, ser transmitido para parceiros".

"Em mulheres grávidas, a transmissão vaginal do vírus da zika pode ter um impacto significativo no feto em desenvolvimento", acrescentou.

Transmissão da mulher para o homem
O zika é transmitido principalmente através da picada do mosquito Aedes aegypti infectado, mas também por contato sexual.

Existe pelo menos um caso conhecido de uma mulher que infectou o seu parceiro, e foram registrados vários casos em que os homens transmitiram o vírus durante o sexo para parceiros masculinos e femininos.

O zika pode permanecer no sêmen por até seis meses, de acordo com um estudo recente.

A infecção pelo zika é particularmente perigosa para as mulheres grávidas, visto que o vírus pode causar malformações congênitas em fetos em desenvolvimento, como a microcefalia.

Autoridades de vários países recomendam que as mulheres grávidas que vivem ou viajam para áreas com transmissão ativa do zika usem preservativos ou se abstenham de sexo
.


Da France Presse

Fonte: G1

Menina que sumiu com namorado liga para a mãe: 'Disse que foi ser feliz'

Caroline Pinho está desaparecida desde sábado, em 
Itararé 
(Foto: Maíra Pinho/Arquivo Pessoal)

26 de AGOSTO de 2016 - A adolescente Caroline Pinho de 13 anos, que está sumida há um mês após fugir com o namorado de 19 anos, em Itararé (SP), entrou em contato pela primeira vez, na tarde desta quinta-feira (25), segundo a mãe Maíra Almeida Pinho. Caroline está sumida desde o dia 23 de julho deste ano, quando saiu de casa com o namorado Fábio Welligton Brizola. O casal teria fugido porque a mãe da garota não aceitava o relacionamento e havia decidido mudar de cidade com a família.

Segundo Maíra, ela ficou um pouco mais aliviada ao ouvir a voz da filha. Porém, esperava que a ligação fosse para buscá-la. “Eu fico um pouco aliviada, mas também nervosa, porque esperava que ela me ligasse pedindo para ir buscá-la. Ela me contou que leu as reportagens e resolveu ligar para dizer que está bem e que era para eu desistir de procurar. O namorado fez a cabeça da minha filha. Ela está irreconhecível”, lamenta.De acordo com Maíra, a ligação durou dez minutos. “Ela me ligou a tarde e disse que foi ser feliz com o namorado porque eu impedi a felicidade dos dois. Pedi para que ela voltasse, porque hoje ela e o rapaz são dois foragidos, porém ela está irredutível e parece estar mais revoltada do que quando fugiu. Disse que não voltará para casa e que nunca vou saber onde os dois estão escondidos”, afirma a mãe.

Fábio Brizola desapareceu com a 
namorada
adolescente 
(Foto: Maíra Pinho/Arquivo Pessoal)

Investigação
A chamada, segundo a mãe, foi feita de um celular com o DDD 015, número da área de cobertura da cidade. “Ela está na região ou aqui mesmo em Itararé. Voltei a ligar, mas só deu caixa postal”, afirma.

Maíra afirma que a ligação não foi gravada, mas o número foi passado para a Polícia Civil. De acordo com o delegado responsável pelo caso, Carlos Moraes Silva, a polícia vai apurar quem é o responsável pelo número do celular e chegar no casal. Conforme Silva, primeiramente é preciso comunicar a empresa de telefonia.

“A empresa passará os dados cadastrais. Mas se tivermos uma ordem judicial conseguiremos também o registro de chamadas. Assim que tivermos os dados poderemos ver o nome do responsável pelo chip desse celular”, explica.

Maíra percorreu cidades a pé em 
busca da filha
sumida 
(Foto: Arquivo Pessoal/ Maíra Pinho)
Mãe perdeu o emprego
Depois do sumiço da filha, Maíra Pinho contou em entrevista ao G1 que percorreu 390 quilômetros entre viagens de ida e volta a cidades do interior de São Paulo e Paraná. Após receber pistas, ela afirma que já foi a Itapeva (SP), a 57 quilômetros de Itararé; Sengés (PR), a 26 quilômetros; e para Jaguariaíva (PR), a 56 quilômetros de Itararé, duas vezes. Por conta das viagens, acabou perdendo emprego, diz a mãe.

“Sou cuidadora de idosos e os chefes deram dez dias para que eu cuidasse desse problema pessoal. O prazo acabou entre 8 e 12 de agosto, mas como não voltei ao trabalho, eles colocaram outra pessoa no meu lugar. Estou atrás de outro emprego, porque tenho outros dois filhos, uma menina de 12 e um menino de 7 anos, que dependem de mim. Como não tinha carteira assinada, estou vivendo com a ajuda financeira do meu irmão”, afirma.

Entenda o caso
Caroline e o namorado Brizola fugiram depois que Maíra decidiu mudar-se com os filhos para a casa da avó de Caroline, em Carambeí (PR). O motivo da mudança era justamente o relacionamento entre o jovem e a garota. “Ela sempre foi uma menina que me respeitou, mas o rapaz fez a cabeça dela nesses dois meses de namoro. Nos últimos dias, desde que falei que a gente iria se mudar, ela estava muito revoltada comigo", diz a mãe.

Adolescente está desaparecida desde 
julho
(Foto: Maíra Pinho/Arquivo 
Pessoal)

Maíra registrou ao todo dois boletins de ocorrências contra o jovem. “Na sexta-feira (22 de julho), nós brigamos e ele falou que eu havia perdido a minha filha e que iria acabar com a minha vida. Então, registrei um boletim na delegacia. No sábado (23 de julho), ele fugiu com ela e eu fiz outro boletim", conta.

Em entrevista ao G1 em 26 de julho, o delegado Carlos Moraes Silva explicou que caso seja comprovado que a garota decidiu sair de casa por conta própria o rapaz não responderá por sequestro. Contudo, ele pode ser indiciado por estupro de vulnerável se confirmado que os dois tenham feito relações sexuais nesse período.

“Mesmo sendo namorada dele, ela é menor. Então, quando os dois forem encontrados, vamos solicitar exames que possam comprovar se ocorreu conjunção carnal ou atos libidinosos. Se sim, ele pode responder pelo crime de estupro de vulnerável, já que ele é maior", explica.

Caio Gomes Silveira
Do G1 Itapetininga e Região

Vereadores cassam mandato do prefeito de Apodi.

Flaviano Monteiro foi afastado por improbidade 
administrativa devido a não ter enviado documentos 
da prestação de contas do Município 
(foto: Santana Notícia)
26 de AGOSTO de 2016 - Os vereadores de Apodi, no Oeste potiguar, cassaram o mandato do prefeito, Flaviano Monteiro (PC do B), em sessão na Câmara Municipal na manhã desta quinta-feira, 25 de agosto. Com o afastamento do prefeito, o vice da chapa, José Maria da Silva, assumirá o cargo nesta na sexta-feira, 26.

Em uma sessão tumultuada, os 13 vereadores do município decidiram, por nove votos a favor e quatro abstenções, pelo afastamento de Flaviano. A Polícia Militar (PM) chegou a ser acionada durante a sessão para conter os ânimos.

Flaviano Monteiro foi afastado pelo crime de Improbidade Administrativa. O prefeito já estava sendo investigado por uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) desde maio do ano passado por não ter enviado documentos da prestação de contas do Município, solicitados pela Câmara.

Ana Paula Cardoso

Fonte: Jornal O Mossoroense.

150ª Morte em Mossoró: Marchante é executado dentro de casa no Assentamento Vingt Rosado na madrugada de hoje.

26 de AGOSTO de 2016 - Antônio Carlos da Silva Filho, de 34 anos de idade na madrugada de hoje, 26 de agosto, dentro de casa no Assentamento Vingt Rosado, na região do Jucuri, zona rural de Mossoró.

Segundo informações da esposa que estava com Carlos Filho no quarto, cerca de 10 criminosos fortemente armados, procuravam por dinheiro e armas. Os elementos quebraram portas e janelas, reviraram toda a casa e ainda tentaram tocar fogo numa caminhonete que estava estacionada ao lado da casa.

Os criminosos chegaram a pé e entraram na casa quebrando a porta dos fundos e mataram Carlos Filho dentro do quarto da residência onde ele dormia com esposa. Segundo o responsável pela perícia criminal, ele foi morto com vários tiros de revolver, pistolas e escopeta calibre 12. No local foram encontradas algumas capsulas de revolver, pistola e 16 cartuchos de escopeta, sendo que apenas 13 foram deflagrados.

O Delegado de Plantão, Roberto Moura, acompanhou os procedimentos do Itep no local e conversou com a esposa da vítima. Roberto Moura falou com a imprensa presente, mas não adiantou detalhes sobre a motivação para o crime. 



Fonte: O Câmera.

Orçamento prevê salário mínimo de R$ 946 em 2017


25 de AGOSTO de 2016 - O Congresso Nacional aprovou, na madrugada desta quarta-feira (24), o texto-base da Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2017. A proposta prevê um rombo de R$ 139 bilhões para o governo central, R$ 3 bilhões para estatais federais e R$ 1,1 bilhão para Estados e municípios no ano que vem.

Para o período entre 2017 e 2019, foram mantidas as previsões de valores de salário mínimo: de R$ 946 para 2017; R$ 1.002,73 para 2018 e R$ 1.067,46 para 2019. O texto afirma que serão beneficiados com o novo valor do mínimo para o ano que vem cerca de 23 milhões de pessoas.

Fonte: Blog do Robson Pires.

INSS começa a pagar 13º de aposentados e pensionistas hoje.


25 de AGOSTO de 2016 - Os aposentados e pensionistas que aguardavam a primeira parcela do 13º já podem sacar o dinheiro. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar parte do abono a partir de hoje. Ao todo, quase 30 milhões de aposentados e pensionistas vão receber os benefícios e injetar mais de R$ 18 bilhões na economia.
Os segurados que recebem até um salário mínimo e possuem cartão com final 1 terão o pagamento liberado hoje. Já os segurados que recebem acima do salário mínimo terão os benefícios creditados a partir de 1º de setembro. Para saber qual o número final do cartão, o exemplo é o seguinte: no benefício 123.456.898-4, o final é 8. O calendário de pagamento do 13º e o extrato dos benefícios estão disponíveis no site da Previdência Social.

Fonte: Blog do Robson Pires.

Luto em Martins...


Martins perde um ilustre filho, quem não conhecia o seu Teófilo? Homem simples, educado, carismático, acolhedor, integro. Conheci seu Teófilo quando eu ainda era adolescente e desde então passei a admirá-lo; aquela figura com um chapéu de massa na cabeça, presença típica nas festas de Padroeira de Martins com a sua brincadeira tiro ao alvo, fazendo a alegria da população. Seu Teófilo viajou, atendendo ao chamado do Divino Criador, mas deixa a sua marca de um verdadeiro homem bom nos corações e mentes. 

Idosa é morta por cachorro da raça pitbull em Belo Horizonte.


24 de AGOSTO de 2016 - Uma mulher de 88 anos foi morta na noite desta terça-feira (23) por um cachorro da raça pitbull no bairro Renascença, na Região Nordeste de Belo Horizonte. A idosa foi mordida na cabeça, braços e tórax.

O filho dela, de 66, foi quem encontrou o corpo perto do canil. Ele havia saído de casa por duas horas, durante a tarde, deixando a mãe sozinha.

Vizinhos chegaram a ouvir gritos, mas não souberam dizer de onde eles partiram.

O homem contou que o cão de cinco anos até então era um animal dócil e que foi criado pela família desde filhote.

Do G1 MG

Após fugir de agressões, brasileira dorme há 4 dias em metrô de Paris.

Na estação, jovem se comunica com a mãe pela internet de 
um celular 
(Foto: Elizane Barros/Arquivo Pessoal)

24 de AGOSTO de 2016 - Assustada, grávida e dormindo há quatro dias em uma estação de metrô em Paris. Esse é o caso de uma jovem amapaense de 20 anos que estaria fugida do ex-companheiro de nacionalidade francesa após acusá-lo de agressões e cárcere privado no país europeu. Em Macapá, a mãe da jovem, Elizane Barros, de 37 anos, percorre órgãos públicos e polícia em busca de ajuda para a filha.

Na terça-feira (23), Elizane foi até o Ministério Público Federal (MPF) pedir apoio. A mãe contou o drama da filha e mostrou imagens de conversas pelo celular em que a jovem conta as supostas agressões sofridas pelo namorado. A dona de casa acusa o homem de aliciar mulheres no Amapápara levar até Paris, engravidá-las e assim garantir um benefício social pago pelo governo francês.

A mãe chora ao lembrar da filha e teme pela segurança dela, pois o companheiro a teria ameaçado. “Mesmo sabendo que ela não podia engravidar, ele pagou um tratamento para ela ter o bebê e receber um auxílio do governo. Ela vivia trancada em casa, só saía do quarto para comer e ainda era agredida. Muito triste para uma mãe ouvir isso”, desabafou.

Desesperada, a dona de casa relata o drama que vive ao conversar diariamente com a filha pelo celular. A jovem deixou a casa dos pais em Santana, a 17 quilômetros de Macapá, em dezembro de 2015 após conhecer o francês pela internet. De acordo com Elizane, o homem veio até a casa da família e pediu a permissão para o relacionamento. Ele teria custeado toda a viagem.

Elizane Barros diz que não teve como impedir 
a filha
de ir para a França 
(Foto: John Pacheco/G1)

“Eles se conheceram pela internet. Ele veio aqui em julho do ano passado conhecer a família, e passou dois meses aqui [Santana]. E nesses dois meses tirou passaporte, comprou telefone para ela e começou a iludir. Aconselhei ela a não ir, mas sabe como é jovem, ela já tinha mais de 18 anos e não podia mais obrigá-la a ficar em casa”, relembra.

O drama da filha teria começado assim que chegou em Paris, mas a mãe diz que só descobriu as supostas agressões em abril de 2016, quatro meses após a mudança. A jovem teria aproveitado a ida do companheiro ao trabalho para fugir. "Ela chegou a encontrar abrigo na casa de uma idosa na cidade de Rennes, mas ao perceberem que ela estava grávida, ela foi expulsa do local", contou.

O Palácio do Itamaraty informou desconhecer qualquer tratamento indevido, e que o caso da jovem é de “emergência”, e o auxílio a ela será prestado de forma imediata assim que a amapaense for até a embaixada em Paris.Nas últimas ligações, a jovem teria dito à mãe que procurou a embaixada brasileira na França e denunciou o caso também para a polícia, mas teria sido orientada a retornar para a casa do companheiro pelas duas instituições.

Gravidez de risco
Passando fome e grávida de quatro meses, a jovem não realizou exames de pré-natal e corre o risco de perder o bebê, segundo a mãe, que conta que a filha sofre de útero hipoplástico, quando o órgão não se desenvolve totalmente. A família também não teria condições de pagar uma passagem para ela voltar ao Brasil.

Risco de assédio
Pessoas próximas à jovem contaram à Elizane que o francês estaria assediando outra jovem no Amapá para morar em Paris sob as mesmas condições, principalmente para engravidar. A mãe suspeita que o ex-companheiro da filha alicia as mulheres para terem filhos e receberem um auxílio financeiro do governo francês.

Elizane Barros aguarda o retorno do MPF que informou que vai solicitar informações sobre o caso para a embaxada brasileira na França. A mãe foi orientada a pedir que a filha busque ajuda novamente no órgão.

John Pacheco
Do G1 AP

Homem é operado na Índia depois de ingerir 40 navalhas.

Homem foi operado na Índia depois de ingerir 40 
navalhas (Foto: AFP)


23 de AGOSTO de 2016 - Um policial indiano, que teve de ser operado depois de ter engolido 40 navalhas em dois meses, disse à AFP que agiu assim por "poderes espirituais" que o induziram a isso.

Os médicos da cidade de Amritsar (estado de Punjab) precisaram de cinco horas para retirar as navalhas do estômago do policial de 42 anos.

"Não sei por que fiz isso, os poderes espirituais me obrigaram", declarou o policial, pai de dois filhos.

"Começou em junho, quando engoli a primeira faca. Gostei da sensação e logo virou um costume", acrescentou o homem, que não foi identificado.

Médicos da cidade de Amritsar (estado de Punjab) 
precisaram de cinco horas para retirar as navalhas 
do estômago do policial de 42 anos 
(Foto: AFP)


O policial acabou procurando um médico por causa das dores abdominais.

Os especialistas acharam a princípio que se tratava de um tumor porque a radiografia mostrava uma massa sólida, mas depois de um exame mais completo descobriram dezenas de navalhas dobráveis, algumas com até 18 cm.

O homem sofre de depressão e realizará testes psicológicos antes de deixar o hospital.

Os médicos não descartam que sofra de uma alteração do comportamento alimentar que leva o paciente a ingerir substâncias não comestíveis.

Da France Presse

Fonte: G1

Criança de 2 anos morre após ser atingida por TV de 29 polegadas.

Criança está sendo velada em cemitério de Altair 
(Foto: Reprodução / TV TEM)



23 de AGOSTO de 2016 - Um menino de 2 anos morreu após sofrer um acidente doméstico na segunda-feira (22), em Altair(SP). De acordo com informações da Polícia Militar, o menino brincava na sala quando uma televisão de 29 polegadas de tubo caiu sobre ele. A polícia investiga o que teria feito o aparelho cair, se ele teria encostado no objeto ou subido na estante.

A Polícia Civil solicitou perícia no local e fará reconstituição do acidente. O corpo da criança foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) e já foi liberado para velório, que acontece em Altair. O enterro está marcado para as 17h.O garoto foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (Upa) de Altair, de onde foi transferido para a Upa deGuaraci (SP) e, em seguida para uma unidade do Hospital de Base, em Olímpia (SP). Segundo informações da assessoria de imprensa do HB, a TV atingiu a região craniana da vítima, que não resistiu aos ferimentos.

Do G1 Rio Preto e Araçatuba

Após forjar sequestro, mãe confessa que afogou e esquartejou bebê na BA

Mãe diz que criança morreu afogada em banheira 
(Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)

23 de AGOSTO de 2016 - A babá Renata Cerqueira, que denunciou no sábado (20) o sequestro do filho, em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, confessou à polícia que afogou e esquartejou o bebê de dois meses. Ela foi presa na segunda-feira (22), horas depois de ele ter sido achado dentro de uma panela de pressão, na casa dela.

Inicialmente, a mãe falou em depoimento que a criança morreu afogada em uma banheira. Depois, ela mudou a versão e confessou à policia ter cometido o crime. Renata diz ter matado o filho na tarde de sábado (20), quando afogou em um vaso sanitário e dividiu o corpo da criança em partes.

Segundo a titular da 23ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), Valéria Chaves, a babá disse que matou o próprio filho porque se sentia cansada de ter que criar a criança sozinha, sem a presença do pai.

"Ela alega que estava muito cansada, porque ela já era babá e tinha a criança. Segundo ela, o pai do bebê não ajudava ela em nada e ainda a pressionava para morar com ele. Ela não queria e ele a impedia de ter outra relação. Por esse motivo ela resolveu matar a criança", afirma Valéria.

Segundo a polícia, Renata conta que, após matar o filho, escondeu partes do corpo em uma panela de pressão e outra em uma sacola plástica, guardada no quarto da mãe que mora com ela. Depois, ela decidiu forjar o sequestro ao contar à polícia sobre o sumiço do bebê.

A polícia chegou a fazer buscas e ouviu testemunhas que disseram ter visto uma mulher saindo da casa no dia do crime. "Pode ter sido uma mulher que passou e ela utilizou isso como um álibi para ela", diz a coordernadora.

Criança que está desaparecida
(Foto: Arquivo pessoal)


Ainda segundo o depoimento, na tarde de segunda-feira, Renata esperou que a mãe saísse de casa, para participar do protesto contra o suposto sumiço do menor, para colocar a panela de pressão com partes do corpo da criança na cozinha.

A mãe do bebê também foi à manifestação e, quando retornaram, a avó da criança percebeu o mau cheiro que vinha da panela, com o corpo em estado de decomposição. A polícia foi acionada e fez buscas pela casa pela outra parte do corpo da criança, que acabou encontrada no quarto da avó.

Renata responderá pelos crimes de homicídio qualificado, ocultação de cadáver e falsa comunicação de crime, porque relatou o falso sequestro. A polícia não informou o local que ela está detida, mas disse que segue à disposição da Justiça.

Sequestro
Segundo a Polícia Civil, quando denunciou o suposto sequestro do filho, ela contou que a criança estava na sala de casa, dormindo em um carrinho, quando foi levada. Testemunhas informaram à polícia que uma mulher saiu da casa com a criança e fugiu do local em um carro.

Segundo o delegado plantonista Wendel Ferreira, ela contou que estaria nos fundos da casa, lavando roupas, e por conta do barulho do som na casa dos vizinhos, só percebeu o crime quando a avó do bebê chegou na casa e procurou a criança. A criança morava com a mãe. O pai do bebê mora em outro local e já foi ouvido pela polícia, que descartou a participação dele no crime.

Bebê de três meses foi sequestrado dentro de casa na 
Bahia (Foto: Arquivo pessoal)


Do G1 BA

Mulher mata o marido em MT e é presa no velório dele, diz polícia.


23 de AGOSTO de 2016 - Uma mulher de 50 anos foi presa no velório do próprio marido por suspeita de ter assassinado a vítima. O crime foi cometido na madrugada de domingo (21), no município de Canabrava do Norte, a 1.132 km de Cuiabá. Segundo as investigações, a mulher, além de ter matado o esposo a tiros, também alterou o local do crime. Ela foi autuada por homicídio qualificado por meio de traição e fraude processual.

A vítima, identificada como Leonardo Ferreira de Lima, de 54 anos, foi encontrada morta com um tiro na região da nuca e segurava uma faca nas mãos. A mulher dele, que foi quem acionou a Polícia Civil, contou aos investigadores que dois homens tinham ido ao local de carro e mataram o marido dela.

Outro fato que levantou suspeitas contra a mulher foi que ela só acionou a polícia nas primeiras horas da manhã seguinte, sendo que o assassinato ocorreu por volta da meia-noite.Entretanto, os policiais não encontraram vestígios de pneus de carro, o que começou a levantar suspeitas sobre a esposa da vítima. O médico legista do caso também disse à policia que seria pouco provável que, depois de ter sido atingido, o homem continuasse a segurar uma faca.

Por causa dessas evidências, a polícia prendeu a mulher no velório do próprio marido, realizado ainda no domingo (21). Segundo a polícia, em depoimento a mulher se contradisse algumas vezes e acabou confessando o assassinato. Ela contou que usou uma arma calibre 38 e que alterou a cena do crime ao colocar a faca na mão da vítima.

A mulher disse à polícia que assassinou o esposo em legítima defesa, mas isso ainda deverá ser apurado, porque ela não tinha nenhuma lesão aparente e pelo disparo ter sido feito pelas costas da vítima, informou a Polícia Civil.

Do G1 MT

Virgulino: ‘fuga de presos em Caicó foi uma falha’

virgu
22 de AGOSTO de 2016 - Após a confirmação da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejuc) de que 32 presos fugiram da Penitenciária de Caicó, conhecida popularmente como ‘Pereirão’, na madrugada desta segunda-feira (22), as tropas federais estão com os olhos arregalados junto as polícias potiguares para que novos atentados não ocorram ao patrimônio público do Estado, a exemplo do que ocorreu no fim do mês passado durante seis dias consecutivos.

O secretário Walber Virgolino disse ao Portal Agora RN que a Sejuc trabalha para manter a ordem em todo território norte-riograndense e as atenções foram redobradas após a fuga. “Essa fuga foi uma falha que não poderia ter acontecido, mas infelizmente aconteceu. Agora temos que correr atrás para reparar o erro, já avisando que puniremos severamente aqueles que tentarem colocar terror na cidade”, adiantou.

Apesar da instalação dos bloqueadores de celular, Virgolino admitiu que ainda existem outras maneiras dos detentos manterem contato com bandidos fora do presídio. Uma situação, inclusive, que ele considera inevitável de ocorrer. “Têm situações que não teremos como evitar nunca. O que podemos fazer é redobrar os cuidados, brecar o crime organizado em todas as vertentes para tentar manter a ordem na casa”, concluiu.

Fonte: Blog do Robson Pires.

Juiz Eleitoral nega ação de Tião da Prest contra Rosalba Ciarlini.

Rosalba Ciarlini e a Vice Nayara Gadelha 
não cometeram ilícito eleitoral 
(foto: Carlos Costa)
20 de AGOSTO de 2016 - O juiz Breno Valério, da 33a zona eleitoral, responsável pela propaganda eleitoral, indeferiu o pedido de liminar feito pelo candidato Tião da Prest (PSDB), da coligação "Juntos por uma Mossoró melhor", contra a candidata Rosalba Ciarlini (PP), da coligação Força do Povo.

Tião queria multar Rosalba, alegando propaganda ilegal da candidata, porque estava usando as redes sociais antes da emissão do seu CNPJ.

O juiz eleitoral entende que Rosalba não cometeu qualquer ilícito.

"Observa-se, facilmente, que a divulgação de músicas e imagens de campanha via redes sociais e WhatsApp por candidatos, partidos, coligações ou por iniciativa de qualquer pessoa natural, não só é admissível, como prevista expressamente na legislação eleitoral, não cabendo o atributo de irregular."

NOTA DO BLOG: A ação de Tião contra Rosalba, mesmo sem motivação lógica, faz parte da estratégia de judicializar a campanha eleitoral. Rosalba é alvo das ações agressivas de Tião e de Silveira Júnior (PSD), pelo fato de ser favorita a vencer o pleito.

Leia os bastidores da política no Blog do César Santos.
Blog do César Santos

Fonte: Jornal De Fato.

Neurologista alerta para os sintomas de enxaqueca e os perigos do uso excessivo de analgésicos.

Ansiedade e sedentarismo contribuem para as crises de enxaqueca.


20 de AGOSTO de 2016 - Quem já teve crises de enxaqueca sabe bem que os sintomas incomodam bastante, levando muitas vezes a várias idas ao pronto socorro, além de faltas ao trabalho. Os sintomas mais comuns são dores que predominam em um lado da cabeça, latejante e intensa. O quadro piora com as atividades do trabalho e vem normalmente associadas a náuseas, vômitos, sensibilidade à luz e ao som.

Embora possa haver uma sensibilidade individual é preciso ficar de olho em alguns fatores que podem desencadear as crises.

“Estresse, ansiedade e tensão podem facilitar uma crise. Ficar sem se alimentar por muito tempo também prejudica, além de noites mal dormidas. É necessário ter cuidado com o consumo excessivo de café”, alertou o neurologista Alex Soares.

Outro fator que também contribui bastante para as crises de enxaqueca é o sedentarismo. “Ao realizar exercícios físicos o organismo produz endorfinas, regulariza a produção de neurotransmissores como a serotonina, melatonina e acaba se tornando mais saudável e mais resistente à dor”, disse o neurologista.

Alex Soares explica que é necessário procurar um neurologista para tratar o caso e ressalta o perigo do uso de medicamentos continuamente sem orientação de um especialista.

“Geralmente o tratamento para enxaqueca é feito à base de medicamentos e orientações. Pela facilidade de adquirir medicamentos sem receita médica, a população toma muito remédio. Nós devemos incentivar a população a não fazer isso por dois grandes motivos. O primeiro é que dor de cabeça é um sintoma, e assim sendo é preciso verificar o que causa isso. O outro motivo parece até contraditório, mas o uso excessivo de medicação piora as dores de cabeça. O uso contínuo por mais de 15 dias pode piorar as dores de cabeça crônicas”, finalizou.

Ana Paula Cardoso

Fonte: Jornal O Mossoroense

Excesso de limpeza pode fazer mal? Médicos avaliam hábitos de higiene.

Lavar as mãos é uma medida de higiene essencial para 
evitar infecções 
(Foto: CDC/Kimberly Smith, Christine Ford)


19 de AGOSTO de 2016 - A importância de uma recomendação universal em saúde pública – o uso do fio dental – foi recentemente posta em cheque quando o governo dos Estados Unidos removeu a orientação de suas diretrizes alimentares. A justificativa é de que a efetividade do hábito nunca foi devidamente comprovada pela ciência.

Se até o fio dental, até então apontado como item obrigatório de saúde bucal, passou por esse questionamento, que outras práticas de higiene podem não ter benefícios para a saúde comprovados ou até ser prejudiciais? O G1 ouviu especialistas e consultou a literatura científica para avaliar a eficácia de alguns hábitos de limpeza:

Sabonete antimicrobiano
Os sabonetes antimicrobianos ou antissépticos prometem eliminar grande parte das bactérias da superfície da pele. Isso, porém, não significa uma redução do risco de doenças, segundo uma revisão de estudos publicada na revista “Emerging Infectious Diseases”, dos Centros de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos (EUA).

Lavar as mãos continua sendo essencial para reduzir os riscos de infecções, porém um sabonete comum já é suficiente para isso, de acordo com os especialistas.Segundo a pesquisa, profissionais da saúde que usaram sabonetes antimicrobianos por um longo período de tempo tiveram até um aumento no número de micro-organismos nas mãos, efeito relacionado ao declínio da saúde da pele decorrente do uso do produto.

Segundo o médico Marcos Antonio Cyrillo, integrante do Comitê de Resistência Antimicrobiana da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), outro problema importante relacionado a esse produto é o risco de estimular a resistência bacteriana. “O uso indiscriminado e contínuo pode tornar as bactérias mais resistentes a antibióticos”, diz o especialista.

Segundo a publicação do CDC, casos de resistência bacteriana em decorrência do uso de antimicrobianos já foram reportados na Inglaterra e no Japão.

“A população geral não tem indicação de uso de sabonetes antimicrobianos. Esses produtos devem ser utilizados só sob prescrição de um profissional médico. Caso contrário, o uso não trará benefícios”, observa Cyrillo.

Álcool em gel

Álcool em gel pode ser alternativa em momentos em que 
não é possível lavar as mãos 
(Foto: MGTV/Repordução)

Especialistas recomendam o uso do álcool em gel em momentos em que a pessoa não pode lavar as mãos com água e sabão. O produto não tem potencial de desenvolver resistência bacteriana e outras vantagens incluem boa atividade microbicida e praticidade. Segundo a revisão publicada pelo CDC, o uso do produto evita danos provocados pelo sabão e pela fricção do excesso de lavagens.

Para a dermatologista Natalia Cymrot, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), pode ser uma boa ideia para pessoas que têm o hábito de lavar as mãos muitas vezes por dia substituir algumas das lavagens pelo uso do álcool em gel para evitar irritações e descamações por conta do excesso de lavagens.

Bucha

Uso de bucha não é recomendado por dermatologistas 
(Foto: Sxc.hu)

O uso da bucha pode parecer uma boa ideia para garantir uma limpeza maior durante o banho, mas não é recomendado pela SBD. “Na verdade, ela retira a camada de hidratação que a pele produz. Para peles mais secas, isso pode ser muito ruim. A bucha é útil em caso de crianças em regiões muito sujas e que são mais difíceis de limpar. No dia a dia, o recomendado é tomar banho apenas com sabonete em pouquíssima quantidade, fazendo pouca espuma”, diz Natalia.

O número de banhos também deve ser limitado, segundo a especialista: no máximo dois por dia e, de preferência, usar apenas água no segundo banho. “Uma coisa que vemos bastante é irritação e descamação por excesso de lavagens, o que chamamos de dermatite de contato irritativa.”

Produtos de higiene feminina
O sabonete íntimo feminino tem como principal característica o pH mais ácido, que se aproxima do pH da mucosa vaginal, por isso ele é recomendado por ginecologistas como o produto mais adequado para a higiene da região.

“Os sabonetes em pedra têm pH mais básico, que pode levar a abrasão, alergias e diminuir a flora fisiológica de lactobacilos que são responsáveis pela defesa contra outros micro-organismos. Os sabonetes íntimos agridem menos e colaboram para o equilíbrio da região”, diz a ginecologista Maria Elisa Noriler.

Não há um consenso, porém, sobre se o uso do sabonete íntimo é realmente primordial para a manutenção da saúde genital. Alguns órgãos de saúde, como o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), recomendam apenas o uso de sabão comum sem fragrância.

Há outro produto que vem se popularizando que não é bem visto por profissionais da saúde: o desodorante íntimo. “Tem que ter muito cuidado. Muitas pacientes podem desenvolver processo alérgico, em alguns casos com vermelhidão, inchaço e prurido intenso”, diz Maria Elisa. “Se for usar algum produto desse, mesmo que identificado no rótulo como antialérgico, é preferível aplicá-lo na região da virilha e não na mucosa.”

Hábitos de higiene são importantes
A discussão de que o excesso de limpeza pode, em algumas situações, ser prejudicial para a saúde teve origem principalmente na “hipótese da higiene”, proposta pelo pesquisador britânico David Stracan no fim da década de 1980. A teoria sugere que a exposição a micro-organismos e a infecções pode proteger contra alergias e que, portanto, o excesso de limpeza poderia estar ocasionando um aumento incomum das alergias.

Mas, apesar de práticas excessivas realmente serem prejudiciais, manter a higiene continua sendo uma recomendação importante para evitar infecções. Lavar as mãos antes e após ir ao banheiro, antes de preparar alimentos ou de se alimentar, depois de tossir ou espirrar são práticas altamente recomendadas.


Mariana Lenharo
Do G1, em São Paulo

Menina tenta envenenar mãe com chumbinho após briga por piercing.

Menina foi ouvida no Complexo de 
Delegacias de
Feira de Santana 
(Foto: Divulgação)


19 de AGOSTO de 2016 - Uma adolescente de 13 anos tentou envenenar a mãe, em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, após uma briga por ter colocado piercing na língua, de acordo a polícia. A garota foi liberada após prestar depoimento na segunda-feira (15) e responderá por tentativa de homicídio.

A mãe da garota procurou a polícia para denunciar a filha, no dia 11 de agosto, após ter bebido chá na noite anterior e ter passado mal.

Ela chegou a ser atendida em uma policlínica, onde fez uma lavagem estomacal, e passa bem. Na delegacia, a mulher disse que desconfiou do veneno por conta da aparência do chá e não bebeu todo o líquido. O copo com o chá foi levado pela mãe à polícia e passará por perícia.

A adolescente foi intimada para prestar depoimento na segunda e contou à polícia que colocou na bebida chumbinho que a mãe usava para matar ratos. “O motivo foi que a mãe teria dado uma ‘surra’ nela, depois que apareceu com um piercing na língua. Elas discutiram, a mãe bateu nela e por vingança ela envenenou o chá. Segundo ela, não tinha intenção de matar e está arrependida”, diz a titular da Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), Milena Calmon.

A garota morava com o pai, que morreu há três meses, na cidade de Irará, e depois disso passou a morar com a mãe e uma irmã em Feira de Santana. A menor conta, no depoimento, que foi criada pelo pai com a informação de que era rejeitada pela genitora. A delegada afirma que a menor não foi apreendida porque não foi feito flagrante do crime. Ela foi levada para a casa da avó, em Irará.

Do G1 BA

Aposentada realiza sonho ao cursar veterinária: 'Me rejuvenesceu', diz

Rosangêla realizou sonho de estudar veterinária aos 
56 anos (Foto: Arquivo Pessoal/ Rosângela Goemeri)


19 de AGOSTO de 2016 - Após se aposentar e os dois filhos saírem de casa para estudarem fora, a moradora de Avaré (SP) Rosângela Baroni Goemeri decidiu realizar seu antigo sonho: cursar medicina veterinária. Aos 56 anos, ela voltou a estudar e conseguiu passar no vestibular de uma universidade do município no início do ano. Para ela, era algo que não ia mais acontecer.

Aposentada quer cuidar de animais 
abandonados
(Foto: Arquivo Pessoal/ 
Rosângela Goemeri)

“Só em outra vida ia conseguir estudar veterinária, eu achava. Mas acabou que no fim do ano passado, depois da morte da minha mãe, de 96 anos, que eu cuidava e dos meus dois filhos irem estudar na Unesp de Ilha Solteira, vi que as coisas se encaixaram para voltar a estudar. Meus filhos e marido me apoiaram quando decidi entrar na faculdade e resolvi ir atrás”, conta.

De acordo com a aposentada, o amor pelos animais é desde sua infância. Contudo, como na época em que terminou o ensino médio não havia o curso de veterinária na cidade e região, ela resolveu estudar educação artística entre os anos de 1977 e 1979. “Porém, não exerci a profissão porque passei em um concurso público para trabalhar em um banco público. Fiz outras coisas na vida, me casei e tive os filhos. Mas desde a infância queria fazer veterinária e sempre gostei de animais, tanto é que tenho quatro gatos, um cachorro e uma égua que deixo em uma fazenda. Foram 40 anos de espera por esse momento”, ressalta.

A aposentada em aula de química com os 
colegas
(Foto: Arquivo Pessoal/ Rosângela 
Goemeri)

Rosângela prestou o vestibular em setembro do ano passado e, segundo ela, tirou a maior nota entre os candidatos que prestaram. A matrícula foi feita no fim do ano passado, após a morte da mãe, e as aulas começaram em 1º de fevereiro deste ano, justamente no aniversário de 30 anos de casamento.

“Consegui tirar a maior nota mesmo sem ir à escola há 40 anos. Estudei e consegui passar. Como estava feliz no primeiro dia de aula, algo que tanto sonhei. Sem contar que foi no dia de aniversário de 30 anos de casamento. Eu participei do trote como qualquer outro aluno, levei ovada e até farinha. Falo para os meus amigos de sala que sou como um deles, porque a faculdade me rejuvenesceu muito. Hoje tenho cabeça de 18 e ‘corpinho’ de 55 anos”, brinca.

“Estudo para que um dia possa ser uma ativista que cuida de animais de rua com conhecimento veterinário. Muitas pessoas que fazem essas atitudes, como recolher e cuidar de abrigos, não têm conhecimento. Aí elas procuram um profissional que muitas vezes não é achado e que em outras situações cobra muito caro pelo serviço”, completa.A aposentada conta que enfrentou dificuldades com as matérias de biologia e química no primeiro semestre do curso, mas que conseguiu ficar sem nenhuma matéria em dependência. Segundo ela, seu plano para quando se formar é ser ativista e cuidar dos animais abandonados.


A cadela Bia e os gatos Pedrinho, Tetê, Safira e Clarinha 
(Foto: Arquivo Pessoal/ Rosângela Goemeri)

A futura veterinária com a égua Luana, de 16 anos 
(Foto: Arquivo Pessoal/ Rosângela Goemeri)


Caio Gomes Silveira
Do G1 Itapetininga e Região

Cientistas descobrem analgésico que poderia substituir a morfina.

Nova droga, nomeada PZM21, pode vir a substituir a 
morfina (Foto: CDC/ Amanda Mills)


18 de AGOSTO de 2016 - Cientistas anunciaram na quarta-feira (17) uma droga sintética que neutraliza a dor de forma tão eficaz quanto a morfina, mas sem os efeitos colaterais que tornam os opioides tão perigosos e viciantes.

Os métodos de big data utilizados pelos pesquisadores também abriram um caminho promissor na inovação de remédios, segundo um estudo publicado na revista científica Nature.

Em experimentos com ratos, o novo composto ativou um caminho molecular conhecido no cérebro que desencadeia a supressão da dor.

A supressão respiratória causada por opioides resulta em cerca de 30 mil mortes por ano nos Estados Unidos, onde o consumo de opioides assumiu proporções epidêmicas.Mas ao contrário da morfina e de outras drogas prescritas, como a oxicodona ou o oxycontin, o composto não ativou um segundo caminho que pode desacelerar ou bloquear a respiração normal.

A nova droga - nomeada PZM21 - não causou dependência nos ratos de laboratório, que ficam viciados em morfina e medicamentos analgésicos tão facilmente quanto os seres humanos.

A PZM21, segundo os pesquisadores, oferece "analgesia de longa duração acoplada à eliminação aparente da depressão respiratória".

Uma terceira vantagem do novo composto, segundo eles, é que ele não causa constipação. Nos Estados Unidos, remédios que soltam o intestino bloqueado devido ao uso de opioides são anunciados na televisão.

O ópio e seus derivados são utilizados para diminuir a dor (e gerar sentimentos de euforia) há mais de 4 mil anos.

"As pessoas estão procurando um substituto mais seguro para os opioides padrão há décadas" , disse Brian Shoichet, professor da Escola de Farmácia da Universidade da Califórnia, em San Francisco, e um dos três autores sênior do estudo.

A maioria desses esforços tentaram ajustar a estrutura química da droga para eliminar os efeitos colaterais.

Shoichet e colegas da Universidade de Stanford, da Universidade da Carolina do Norte e da Universidade de Erlangen-Nuremberga na Baviera, Alemanha, fizeram uma abordagem radicalmente diferente.

Em direção à 'droga perfeita'
Em vez disso, a equipe ficou no chamado receptor de opioide no cérebro, que desencadeia uma reação química que leva à supressão da dor quando ativado.

Apenas uma molécula que "encaixasse" com sucesso no receptor - como uma chave girando uma fechadura - iria funcionar.

Mas para evitar a dependência e a insuficiência respiratória, essa mesma molécula não deveria, como a morfina, encaixar com um segundo receptor que provoca essas reações indesejadas.

"Com as formas tradicionais de descoberta de drogas, você está trancado em uma pequena caixa química", explicou Shoichet.

"Mas quando você começa com a estrutura do receptor que você deseja alcançar, você pode jogar fora todas essas restrições", acrescentou.

Usando simulações de computador, os pesquisadores testaram três milhões de compostos disponíveis comercialmente - e um milhão de configurações possíveis para cada um - para ver quais se encaixavam melhor com o receptor.

Cerca de 2.500 moléculas passaram no teste. Depois de eliminar as que se assemelhavam muito aos opioides, sobraram 23.

E apenas um deles, mostrou uma análise mais aprofundada, ativou o "bom" caminho molecular sem desencadear o "mau".

"Há pouca dúvida de que a triagem computacional baseada na estrutura vai acelerar o ritmo de descoberta de drogas", comentou Brigitte Kieffer, professora do Departamento de Psiquiatria da Universidade McGill, na revista Nature.

A nova pesquisa, acrescentou, foi "um passo em direção à droga perfeita".

A PZM21 ainda tem muitos obstáculos a superar antes de aparecer nas prateleiras das farmácias.

Primeiro, deve ser provado que a droga é segura para os humanos e eficaz em ensaios clínicos - um processo que normalmente leva até uma década.

Pesquisas futuras também vão ter de determinar se os ratos - ou pessoas - desenvolvem uma tolerância à droga, fazendo-a perder sua potência analgésica ao longo do tempo.

Da France Presse

Chinelo contendo dois celulares é achado em fórum de Montes Claros.

Chilenos foram apreendidos com detento dentro do 
banheiro, no juizado de Montes Claros 
(Foto: Polícia Militar/Divulgação)


18 de AGOSTO de 2016 - Um par de chinelos contendo dois celulares foi apreendido com um detento na tarde desta quinta-feira (18) no Fórum de Juizado Especial de Montes Claros (MG).

Segundo informações da Polícia Militar, o detento do presídio regional da cidade foi ao juizado para uma audiência, e em seguida simulou passar mal e pediu para ir ao banheiro. Ainda segundo a PM, o agente desconfiou e entrou no banheiro, e lá encontrou, dentro de uma lixeira, um par de chinelos com fundo falso e contendo os dois celulares.

O caso foi encaminhado ao juiz. Os celulares e o chinelo foram entregues na delegacia. A Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS) confirmou que o detento cumpre pena desde o dia 24 de julho de 2015, quando foi preso na operação Novo Cangaço, que desarticulou um grupo criminoso que roubava bancos.

Segundo a polícia a audiência era realizada porque o detento foi flagrado dirigindo sem habilitação, e colocou a vida de algumas pessoas em risco.

Do G1 Grande Minas