Estudantes criam sabão repelente para evitar inseticidas em pomares.


Equipe Ômega participará do Torneio de Robótica FLL 
(Foto: Amanda Christovam/Arquivo Pessoal)

31 de OUTUBRO de 2016 - Estudantes da Escola do Sesi em São João da Boa Vista (SP) produziram um sabão à base de óleo e ervas capaz de repelir as abelhas dos pomares e evitar que os trabalhadores da colheita sejam picados. A ideia é proteger sem o uso de inseticidas.

O produto foi formulado em spray, líquido e pedra após sete meses de pesquisa e será apresentado pela equipe Ômega na fase regional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL), em 16 de novembro.

Ideia
Neste ano, o tema da competição é "Aliança com animais" e, de acordo com a orientadora do grupo, a ideia veio dos próprios estudantes. Eles precisavam de um problema regional relacionado com bichos e de uma solução que não causasse danos à fauna.

“Eles pensaram nas plantações de laranja porque há muitos relatos de trabalhadores que são picados e, por conta disso, os fazendeiros acabam aplicando inseticidas que matam as abelhas. Então criaram essa solução para que não aconteça esse tipo de morte”, explicou Amanda Christovam, analista de suporte em informática e técnica da equipe.

Estudantes testando produtos para a 
fórmula do
sabão 
(Foto: Amanda Christovam/Arquivo Pessoal)

Os alunos já produziram 36 litros da fórmula e distribuíram entre trabalhadores da região. Os testes estão sendo conduzidos por um apicultor. Empresas que produzem sabão também foram contatadas e aprovaram o projeto, que é financiado pelos próprio grupo e fabricado por R$ 2 cada litro.

Funcionamento
Disponível em líquido, barra e spray, o produto desenvolvido pelos alunos Ana Beatriz de Oliveira, Larissa Gonçalves Teófilo, Guilherme Ferracim e Maria Eduarda de Paula, de 12 a 15 anos, tem efeito imediato. A duração média é de quatro horas e ele pode ser reaplicado.

De acordo com Amanda Christovam, a fórmula é composta por uma mistura de ervas e óleo de Neem, extrato de amêndoas capaz de repelir até 500 espécies de insetos.

“O desenvolvimento das receitas teve apoio de clínicos, biólogos e especialistas em abelhas, que também explicaram as propriedades de cada produto testado, e os produtos estão sendo feitos no laboratório de química da instituição", explicou Amanda. O grupo também contou com a ajuda do professor de química e da professora Amanda Marrichi Martins.

"O sabão líquido demora cerca de dois dias para ser fabricado, já o spray, que deve ter uma duração um pouco maior, demora quatro dias", disse a técnica.


“Fizemos testes para escolher a base do sabão. Testamos álcool e vinagre, mas vinagre deixa cheiro e modifica a receita e o álcool não modifica a receita e não libera cheiro, a não ser o da essência que nós colocamos", explicou.Segundo a estudante Larissa Gonçalves Teófilo, de 12 anos, o óleo de Neem foi o único testado por ser um repelente natural.

"No nosso sabão temos álcool, água, soda cáustica, óleo de Neem e essência de flor de laranjeira”, completou.

Torneio
O Torneio de Robótica First Lego League (FLL) é um programa internacional voltado para crianças de 9 a 16 anos, criado para despertar o interesse dos alunos em temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar, além de estimular a criatividade, raciocínio lógico e capacidade de inovação.

Alunos conversaram com trabalhadores 
de pomares
da região 
(Foto: Amanda Christovam/Arquivo Pessoal)

“Nossa expectativa para o torneio é muito alta por conta da qualidade do nosso projeto e porque nos empenhamos muito e pesquisamos muito para conseguir realizá-lo, então esperamos que a gente tenha um bom resultado”, disse Maria Eduarda, de 15 anos.

Em 2016, a fase regional da competição acontecerá no Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. As melhores equipes garantem vaga na etapa nacional, que ocorre em 2017.

*Sob a supervisão de Stefhanie Piovezan, do G1 São Carlos e Araraquara


Equipe Ômega é formada por estudantes de 12 a 15 anos 
(Foto: Amanda Christovam/Arquivo Pessoal)


Thayná Cunha*
Do G1 São Carlos e Araraquara

Nenhum comentário:

Postar um comentário