POBREZA NÃO É DESCULPA.


Esta imagem tem um significado,
descubra.


Minha infância foi assim
Sem luxo nem mordomia
Muitas manhãs sem café
As vezes com fome dormia
Não tinha nem cobertor
Um pedaço de tanga velha
O meu corpinho cobria.

Morava numa casa antiga
Sem reboco e chão batido
No sítio de Zé Chapéu
Meu avô muito querido.
Ao lume de uma lamparina
Brincar com os meus irmãos
Era muito divertido.

Naquele tempo as crianças
Tinham mais criatividade
Inventavam brincadeiras
Eram felizes de verdade
O amor e o respeito
Estavam sempre presentes
Não importava a idade.

Eu lembro que antigamente
Se ensinava a trabalhar
Desde cedo a um filho
Pra aprender a valorizar
O fruto do seu suor
Ganhar o pão com esforço
E ter vergonha de roubar.

Trabalhar não era crime
Era sinal de honestidade
Hoje ta tudo invertido
Essa é a grande verdade
Está faltando cadeia,
A vadiagem é gritante
No campo e na cidade.

O pai perdeu a moral
A pobre mãe já não tinha,
O rebento manda em tudo
Desde a sala até a cozinha
É o rei da confusão
E se o pai der-lhe um cascudo
Coitado, vai pra prisão.

Assim era Antigamente
No meu tempo de menino
Bastava uma cara feia
Para o moleque falar fino
E se insistisse no erro
Só parava de apanhar
Quando o padre tocasse o sino.

Hoje as leis defendem tudo
Dando razão a quem não tem
Tirando a autonomia
De quem dos filhos quer o bem
Quando o bicho fica adulto
Domesticar não tem jeito
Pois não teme a mais ninguém.

Para o menino e a menina
A vida hoje é uma beleza
Tem perfume, roupa e calçado
Parecem da realeza
E ainda xingam e reclamam
Dizendo que querem mais,
Oh que vergonha e tristeza.

Escola toda equipada
Computador e Celular
Facebook, Whatsapp
Para se comunicar
Tudo com facilidade
Mas tem uns que ainda choram
Porque não querem estudar.

Eu sei que tem muitos jovens
Para o futuro olhando
Com o trabalho e o estudo
Eles vão se preparando
Para depois não ficarem
Culpando Deus e o mundo
De vítima por ai posando.

Registro aqui nesses versos
A minha opinião
Sobre o caráter e a pobreza.
Muita gente diz que não.
MAS EU ACHO QUE SER POBRE
NÃO MUDA UM CARÁTER NOBRE
NEM APODRECE UM CORAÇÃO.


Chico Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário