Jovem que desmaiou durante brincadeira em SP fica tetraplégico.


Vídeo mostra homem sendo socorrido por 
amigo após pular de píer 
(Foto: Reprodução)

26 de OUTUBRO 2017 -  Ronald Leandro de Matos, de 29 anos, ficou tetraplégico após pular de um píer em Bertioga, no litoral de São Paulo. Segundo testemunhas, ele desmaiou ao atingir a água no momento do acidente, mas os amigos achavam que era uma brincadeira, já que eles participavam de uma ‘competição’ de saltos.

A assessoria do Hospital Santo Amaro, em Guarujá, onde o rapaz está internado desde segunda-feira (23), informa que Ronald foi diagnosticado com trauma raquimedular e perdeu os movimentos do pescoço para baixo. Ainda segundo o hospital, os médicos não podem afirmar que a lesão é permanente, já que o trauma ainda é recente.

Na última terça (24), a equipe médica retirou os tubos de Ronald, que permanece com tração cervical e colar no pescoço, se alimentando apenas por sonda. O hospital também informou que o paciente está sendo acompanhado por uma psicóloga.

Acidente

O acidente aconteceu no píer Licurgo Mazzoni, utilizado, normalmente, por pescadores da Baixada Santista. Uma turista que passeava pelo local flagrou o pulo e registrou em vídeo o momento que amigos socorrem o rapaz, já desacordado, antes de ele ser levado em estado grave para o Pronto-Socorro do Hospital Municipal de Bertioga.

"Vi o rapaz pulando. Ele desmaiou e ficou mais de um minuto com o rosto para dentro da água. Os amigos que estavam com ele pensaram que ele estava brincando e fingindo", contou a testemunha, que também compartilhou as imagens para alertar moradores e turistas sobre os problemas que podem ser enfrentados durante esse tipo de salto.

A turista também disse que gritou para pedir ajuda. "Falei que ele estava morrendo. Pedi para o pessoal pular dentro da água para ajudar a salvar", conta. Em seguida, um amigo do banhista pula no mar e o resgata, até carregá-lo até uma das margens. O homem ainda respirava, mas estava desacordado e não reagia aos estímulos.

Ronald foi imediatamente encaminhado para o pronto-socorro e, posteriormente, transferido para o Hospital Santo Amaro, em Guarujá, onde continua internado em estado grave.

A Prefeitura foi consultada sobre eventual proibição do uso da plataforma por banhistas, mas não respondeu aos questionamentos. Segundo moradores, no local há a estrutura de um antigo píer, onde a vítima pode ter se acidentado ao se lançar na água do mar.

BERTIOGA

Por G1 Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário