Suspeito de tentar estuprar menina de 7 anos é espancado até a morte em Maxaranguape

Suspeito de tentar estuprar menina de 7 anos é espancado até a 
morte em Maxaranguape — Foto: Reprodução/TV TEM

30 de MARÇO 2022 - Um homem suspeito de tentar estuprar uma menina de 7 anos foi espancado até a morte nesta terça-feira (29)na praia de Caraúbas, em Maxaranguape, litoral norte potiguar.

De acordo com a Polícia Militar, o homem era marido da avó da criança e foi flagrado tentando estuprar a menina.

Revoltados, moradores da região espancaram o homem até a morte. A PM foi acionada, mas quando os policiais chegaram ao local o suspeito já estava morto.

O caso será investigado pela Polícia Civil.

Por g1 RN

Pai é preso suspeito de manter filha em cárcere privado por 7 anos na Grande Natal


Giroflex de viatura da Polícia Militar — Foto: G1

30 de MARÇO 2022 - Um homem foi preso na tarde de terça-feira (29) suspeito de praticar violência doméstica contra a companheira e manter a filha de 18 anos em cárcere privado há 7 anos. O caso aconteceu na praia de Búzios, em Nísia Floresta, na região metropolitana de Natal.

Segundo a Polícia Civil, policiais foram à residência do suspeito após receberem uma denúncia.

Durante o colhimento de depoimentos das vítimas, os policiais constataram que a filha do homem era mantida dentro de casa há 7 anos, proibida de sair até para a escola.

O caso teria se agravado há dois anos, quando a jovem passou a ficar presa dentro de um quarto, de onde só podia sair para ir à cozinha de casa para se alimentar.

Ainda de acordo com a polícia, o pai também praticava violência física e psicológica contra a companheira e mãe da jovem, com quem vivia há aproximadamente 28 anos.

Segundo o delegado Júlio Costa, responsável pela investigação, o homem recebeu voz de prisão em flagrante e deverá responder à Justiça por lesão corporal e cárcere privado.

"Autuamos o pai por por lesão corporal e ameaça no âmbito doméstico e cárcere privado em relação à descendente, à filha, que vem sendo mantida dentro de um quarto por dois anos. Ela está sem cor, branca, porque estava vivendo dentro de um quarto, dentro de uma casa sem pegar um sol. Ela fala muito baixo, porque não tem contato com o mundo exterior e é de uma debilidade incrível", afirmou o delegado. "Nem no terraço do imóvel ela podia ir", complementou o delegado.

Ainda na terça-feira (29), a Justiça converteu a prisão em flagrante em prisão preventiva e o suspeito deverá permanecer detido durante as investigações.

Por g1 RN

Governo federal define reajuste de 10,89% nos preços de medicamentos


30 de MARÇO 2022 - Os medicamentos vendidos no Brasil passarão, nesta semana, por novo reajuste de preços. De acordo com o Sindicato dos Produtos da Indústria Farmacêutica (Sindusfarma), o aumento acordado pelo governo federal é de 10,89%.

A modificação passa a valer, possivelmente, a partir desta quinta-feira (31/3). A definição do valor é de incumbência da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), comissão interministerial coordenada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“O reajuste não é automático nem imediato, pois a grande concorrência entre as empresas do setor regula os preços: medicamentos com o mesmo princípio ativo e para a mesma classe terapêutica (doença) são oferecidos no país por vários fabricantes e em milhares de pontos de venda”, explica nota do Sindusfarma.

O reajuste pode afetar cerca de 13 mil apresentações de medicamentos existentes no mercado varejista brasileiro.

As farmácias e drogarias, assim como laboratórios, distribuidores e importadores, não podem cobrar pelos medicamentos preços acima do permitido pela CMED.

Metrópoles

Fonte: Blog Robson Pires.

Piso nacional do magistério: Assembleia Legislativa do RN aprova reajuste salarial para professores da rede estadual


Assembleia Legislativa do RN aprova reajuste salarial dos 
professores e especialistas em educação — Foto: 
Divulgação/ALRN

30 de MARÇO 2022 - A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou na manhã desta terça-feira (29), por unanimidade, o reajuste salarial dos cargos públicos de provimento efetivo de professor e dos especialistas em educação da rede estadual, de acordo com o novo piso do magistério.

Em fevereiro, o governo federal oficializou o reajuste do piso salarial dos professores da rede básica em 33,24%.

A implementação no RN tem efeitos financeiros retroativos a 1º de janeiro de 2022, em cumprimento à Portaria nº 67, do Ministério da Educação, e será paritário para professores da ativa, aposentados e pensionistas.

Líder do governo na Casa, o deputado Francisco do PT, destacou que a proposta contempla o acordo consensual entre o Executivo e a categoria.

"Nós estamos trabalhando para dar celeridade à sanção pela governadora, mas, para sair na folha, junto com o pagamento de março, não será mais possível. O governo já sinalizou e se comprometeu com uma folha suplementar para garantir essas diferenças", falou.

Hermano Morais (PSB) ponderou que o reajuste concedido pelo governo federal "não tem sido fácil para alguns municípios, grandes e pequenos" e apelou para uma busca pelo entendimento entre gestores e a categoria.

Os professores da rede pública estadual realizaram greve entre 14 de fevereiro e 4 de março, quando aceitaram a proposta do governo para pagamento em três etapas e retroativo para ativos, aposentados e pensionistas.

Por g1 RN — Natal

Criminosos invadem cidade do RN, atiram em pelotão da PM, ateiam fogo em viatura e explodem banco; suspeito morre em confronto


Cápsulas de balas encontradas após fuga de criminosos que 
invadiram Lajes, RN, durante a madrugada desta quarta-feira 
(30). — Foto: Redes sociais

30 de MARÇO 2022 - Criminosos armados invadiram a cidade de Lajes, na região Central do Rio Grande do Norte, atiraram no pelotão da Polícia Militar e explodiram uma agência do Banco do Brasil, na madrugada desta quarta-feira (30). Um dos suspeitos morreu após um confronto com a Polícia Rodoviária Federal.

De acordo com a PM, entre 15 a 20 homens invadiram a cidade durante a madrugada, por volta das 2h. Eles usavam armas de calibres como 762, 556 e .40

Uma parte do grupo cercou a área onde fica a agência do Banco do Brasil para colocar explosivos. Eles utilizaram várias caminhonetes para fechar as entradas da cidade.

Outros integrantes da quadrilha se dirigiram ao pelotão da PM no município e fizeram vários disparos para evitar que os policiais saíssem do prédio. Antes da fuga, os bandidos ainda incendiaram a viatura que estava estacionada em frente à unidade.

Ainda segundo a PM, apesar da destruição causada à agência bancária, os criminosos não conseguiram levar dinheiro dos caixas eletrônicos.

Durante a fuga, os criminosos depararam com uma viatura da Polícia Rodoviária Federal na BR-304, nas imediações do município de Bento Fernandes.

Houve troca de tiros e um dos suspeitos foi baleado. Ele foi socorrido ao hospital da cidade de Riachuelo, mas não resistiu aos ferimentos.

O homem foi identificado como Marcos Antônio de Melo Pontes, de 43 anos, natural da cidade de Touros. Os outros suspeitos conseguiram escapar.

Policiais da região continuam realizando buscas aos suspeitos na manhã desta quarta-feira (30).

Por Inter TV Costa Branca

Casos de dengue no Rio Grande do Norte aumentam em 27%, segundo dados da Sesap

Divulgação

30 de MARÇO 2022 - O número de casos de dengue no Rio Grande do Norte aumentou em 27% nos primeiros três meses do ano, em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) divulgados nesta terça-feira (29).

Ao todo foram confirmados 229 casos de dengue neste período de 2022. Além de 1.754 casos suspeitos. Em 2021, foram 179 casos confirmados. Um óbito originado pelo vírus está sendo investigado.

O boletim epidemiológico das arboviroses também trouxe dados da chikungunya e zika, doenças ocasionadas pelo Aedes Aegypti.

Os casos de chikungunya foram de 148 casos e 787 suspeitos notificados. A incidência foi de 19,94 casos prováveis por 100 mil habitantes.

O zika vírus foram 153 casos suspeitos da doença, sendo confirmados 15 casos, segundo informações da Sesap.

Fonte: Tribuna do Norte.

Interrupção no Programa do Leite atinge 13 mil famílias no Rio Grande do Norte


Leite não está chegando a 17,3% das famílias do programa

30 de MARÇO 2022 - Aproximadamente 13 mil famílias cadastradas no Programa do Leite Potiguar (PLP) estão sem receber o benefício há pelo menos seis meses em 29 municípios do Rio Grande do Norte, de acordo com a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas). A interrupção foi causada pelo rompimento de contratos entre Estado e três produtoras. O contingente de pessoas sem acesso ao leite representa 17,3% das famílias cadastradas no programa (75 mil). O orçamento previsto para 2022 é de R$ 53,4 milhões.

A promessa da pasta é de que a situação seja regularizada até abril, com a conclusão do processo de contratação de fornecedores responsáveis pela captação, envasamento, transporte e distribuição do leite para atingir as 75 mil famílias em situação de vulnerabilidade social no Estado, vinculadas ao PLP. Segundo levantamento feito em fevereiro deste ano pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas/RN), o número de cidades potiguares sem receber o leite do programa estadual é ainda maior: 42.

O colegiado também afirma que dos 117 municípios que seguem no programa, 98 tiveram redução na distribuição do leite. Oficialmente, a Sethas reconhece 29 municípios que tiveram o benefício suspenso e diz haver “dificuldades” para seguir abastecendo as famílias que continuam recebendo o laticínio nas outras 138 cidades do RN, conforme detalha Adriano Gomes, coordenador do Programa Leite Potiguar. O gestor explica que a distribuição foi interrompida devido à desistência de três empresas que mantinham contrato com o Governo do Estado. Os empresários alegaram perdas financeiras e saíram do negócio, o que vem afetando os 29 municípios, localizados nas regiões Agreste e Seridó do Rio Grande do Norte.

“Os laticínios alegaram dificuldades financeiras para continuar no programa e justificaram que o mercado privado está aquecido, ou seja, para eles é mais proveitoso estar no mercado privado porque eles estão desenvolvendo marca própria. É uma decisão empresarial”, diz.

Sobre as dificuldades para manter o abastecimento, Adriano Gomes cita a seca e a inflação como empecilhos. “Devido ao período de redução de chuvas e também na alta nos insumos, as empresas não estão conseguindo produzir leite como produziam. Inclusive, alguns produtores estão abandonando a atividade”, comenta o coordenador do PLP.

O PLP foi criado em 1986. Ele beneficiou aproximadamente 84 mil famílias em situação de extrema pobreza nos anos de 2018 e 2019. Em 2020, o projeto beneficiou 75 mil famílias com o mesmo perfil.

Distribuição sofre queda em cidades do interior do RN

Em Canguaretama, a distribuição semanal do laticínio caiu em mais de três vezes, passando de 2,5 mil litros para 800 litros, de acordo com Francisco Touché, titular da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). “A Sethas diz que a redução não foi porque eles quiseram e sim porque as empresas desistiram, mas infelizmente a gente não pode dar essa desculpa para o usuário, que não aceita. Não aceita porque é ele quem está pagando a conta. A gente sabe da inflação e a Sethas quer comprar o leite pelo valor antigo, sendo que o fornecedor não vai querer vender”, pontua Touché, que também preside o Coegemas.

O presidente da Leite Xodó, uma das produtoras que seguem fornecendo o laticínio para cidades como Goianinha, Santo Antônio e Espírito Santo, diz que apesar das perdas financeiras, o acordo do contrato está sendo cumprido. “Vantajoso não está sendo para ninguém porque o preço está realmente defasado. Estamos buscando com o governo uma alternativa para melhorar o preço e aumentar o quantitativo. Estamos buscando uma posição do Governo, que está fazendo essa nova licitação.Por enquanto, estamos cumprindo tudo que foi colocado em contrato”, diz Euzébio Maia de Souza.

O Governo paga aos fornecedores do Programa R$ 2,95 pelo litro do leite bovino e R$ 3,55 pelo litro do leite caprino. Com a desistência de três produtores, o RN tem hoje 10 laticínios fazendo a entrega do leite. O edital para credenciamento das empresas foi lançado em 25 de fevereiro deste ano e está na fase de atrair parceiros. “Estamos esperando que as empresas possam aderir ao edital. Olhando para esse modelo que está sendo praticado agora, essa nova chamada pública tem um diferencial de que o edital é de fluxo contínuo, ou seja, ele vai continuar aberto durante todo o período de execução do período”, explica Adriano Gomes.

A medida, diz o representante da Sethas, serve para evitar que situações como a atual se repitam. Com a excepcionalidade, o edital de chamamento se mantém aberto para que em caso de desistência de uma empresa, ela possa ser imediatamente substituída sem que o fornecimento seja suspenso. “A gente já usou esse dispositivo legal para evitar isso. Com essa medida o Estado já se resguarda para evitar novos desabastecimentos”, acrescenta.

O novo contrato do PLP para 2022 prevê a aquisição de 18 milhões de litros de leite, sendo 17,4 milhões de litros de leite bovino e 600 mil litros de leite caprino ao custo de R$ 53,4 milhões. No ano passado foram investidos R$ 38 milhões no Programa do Leite, que distribuiu 13 milhões de litros do laticínio. Atualmente, as famílias recebem 20 litros por mês.

Em três anos da atual gestão, o programa teve reajustes de 36,6% no orçamento, como forma de “fortalecer a cadeia produtiva do leite” e “garantir emprego e renda, especialmente no interior do Rio Grande do Norte, na medida em que envolve produtores e empresas de laticínios”, destaca a Secretaria de Estado da Administração.

Fonte: Tribuna do Norte.

Médico de 71 anos é preso suspeito de crime sexual contra paciente durante exame em hospital do Ceará


O médico de 71 anos é suspeito de assediar sexualmente uma 
paciente de 22 anos durante exames, em hospital de Orós, no 
interior do Ceará. — Foto: Reprodução/Google Maps

30 de MARÇO 2022 - Um médico de 71 anos foi preso nesta terça-feira (29) suspeito de tentativa de crime sexual contra uma paciente de 22 anos que seria submetida a uma cirurgia na genitália em um hospital do município de Orós, no interior do Ceará.

Segundo a polícia, após trancar a porta do consultório, ele tentou praticar atos libidinosos com a mulher no momento da realização de exames íntimos. Assustada, ela saiu rapidamente da sala e procurou uma delegacia para denunciar o caso.

O suspeito foi preso e levado para a cadeia do município de Icó. A paciente foi encaminhada para a cidade de Iguatu para ser submetida a exames.

A Secretaria Municipal de Saúde de Orós, responsável pela gerência do Hospital e Maternidade Luzia Teodoro da Costa, informou que ao tomar conhecimento do caso afastou o médico do plantão e o desligou do quadro de funcionários do município.

A Secretária de Saúde e a diretora do hospital repudiaram a atitude do profissional e ofereceram ajuda necessária à vítima.

O médico, por sua vez, não quis manifestar-se acerca do ocorrido, negando as declarações da vítima.

Por G1 CE

Rosa Weber nega arquivar inquérito sobre atuação de Bolsonaro no caso Covaxin


Bolsonaro durante cerimônia de lançamento do Plano Nacional 
de Fertilizantes, em março. — Foto: AGÊNCIA DE 
FOTOGRAFIA/AGIF - AGÊNCIA DE 
FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

30 de MARÇO 2022 - A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para arquivar o inquérito que investiga se o presidente Jair Bolsonaro (PL) cometeu crime de prevaricação no caso da negociação da vacina Covaxin. A PGR afirmou que vai recorrer da decisão da ministra.

Prevaricar é retardar ou deixar de praticar um ato de que seria de responsabilidade do servidor público ou fazer isso de forma contrária à lei para "satisfazer interesse ou sentimento pessoal". O delito é listado entre os crimes praticados por servidores contra a administração pública.

Por Márcio Falcão e Fernanda Vivas, g1 — Brasília

Cientistas da USP em Ribeirão Preto vão identificar pessoas com maior ou menor risco de ter câncer

 Giovanna Grepi, do Jornal da USP

Grupo vai analisar marcadores genéticos que indicam predisposição a tumores

REPRODUÇÃO/NATIONAL INSTITUTES OF HEALTH

28 de MARÇO 2022 - Pesquisadores brasileiros recrutam 15 mil moradores de Ribeirão Preto para estudo de susceptibilidade para câncer, ou seja, para identificar maior ou menor risco de desenvolver a doença.

O estudo integra o Pronon (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica) e é realizado pela FMRP (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto) da USP, pelo HCFMRP (Hospital das Clínicas da FMRP), pela Faepa (Fundação de Amparo ao Ensino, Pesquisa e Assistência) e pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

“É necessário aprimorar os métodos de rastreamento do câncer diante do conhecimento recente de que pessoas podem ter maior ou menor risco hereditário para desenvolver câncer. O rastreamento ainda é realizado praticamente do mesmo modo para todas as pessoas. Assim, indivíduos com maior risco de desenvolverem câncer podem não estar recebendo todo o investimento em prevenção necessário e aquelas com menor risco, mais do que o necessário”, explica Leandro Colli, que é professor da FMRP, médico oncologista e um dos coordenadores do projeto.

Os pesquisadores estão recrutando pacientes maiores de 18 anos que são acompanhados pelas equipes de Saúde da Família no Distrito Oeste de Ribeirão Preto para coleta de sangue.

Fonte: R7

Entenda como será o pagamento antecipado do 13º salário do INSS

28 de MARÇO 2022 - O 13º salário deste ano dos beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foi antecipado e começará a ser pago em abril. De acordo com portaria do Minsitério do Trabalho e Previdência, publicada no Diário Oficial na última semana, o pagamento será em duas parcelas, em abril e em maio. A medida benericiará mais de 30 milhões de segurados.

Aposentados e pensionistas, em maioria, receberão 50% do valor do benefício na primeira parcela. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro. Neste caso, o valor será calculado proporcionalmente. Na segunda parcela, tem previsão de desconto do Imposto de Renda, para quem é obrigado a pagar.

Os segurados que recebem benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também têm direito a uma parcela menor do que os 50%. Nesse caso, a antecipação é calculada de acordo com o tempo de duração do benefício.

Por lei, não têm direito ao 13º salário os segurados que recebem benefícios assistenciais. Por isso, o número de benefícios com o 13º salário é menor do que o número total de benefícios pagos pelo INSS.

Para os benefícios concedidos após o mês de maio de 2022, o pagamento do abono anual será efetuado em parcela única, juntamente com a mensalidade da competência novembro/2022.

PM aborda 200 pessoas em festa clandestina e apreende drogas e motos no Interior do RN


28 de MARÇO 2022 - Drogas e motos foram apreendidas durante a atuação da Polícia Militar em uma festa clandestina, nesse domingo, em São Vicente, no interior do Rio Grande do Norte.

Cerca de 200 pessoas, entre homens e mulheres, foram revistadas em uma ação comandada pelo 13º Batalhão de Polícia Militar por meio da 1ª Companhia, Batalhão de Policiamento Ambiental e 3ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (3°CIPRv).

Ao todo, seis motocicletas foram removidas por terem sido encontradas irregularidades.

Portal 96 FM

Fonte: Blog Robson Pires.

Mulher é presa por injúria racial contra jovem de 16 anos, no Busto de Tamandaré, em João Pessoa


Central de Polícia de João Pessoa — Foto: Polícia Civil da 
Paraíba/Divulgação

28 de MARÇO 2022 - Uma mulher foi presa na noite deste domingo (27) após ser denunciada por injúria racial, no Busto de Tamandaré, em João Pessoa.

Segundo a polícia, a mulher estaria batendo no filho, uma criança de três anos, quando um rapaz interveio na situação. Foi quando ela começou a injuriar o jovem, o chamando de macaco.

O rapaz procurou policiais que estavam próximos ao local e relatou a situação. Os policiais levaram a mulher para a Central de Polícia Civil de João Pessoa, onde ela foi presa por injúria racial.

A mulher segue presa aguardando audiência de custódia.

Por g1 PB

Preços de remédios devem subir a partir desta semana; entenda o reajuste


28 de MARÇO 2022 - Os preços dos medicamentos devem ficar mais caros a partir do final desta semana: dia 1º de abril é quando entra em vigor, usualmente, a autorização para reajuste dos remédios pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).

O percentual autorizado para o reajuste deve ser divulgado nos próximos dias. Uma análise do Citi, no entanto, aponta que a alta deve ficar em torno de 10% – próxima à inflação registrada no ano passado, de 10,06%.

Por g1

Cabo da PM é preso após encostar parte íntima em mulher em supermercado no Ceará; vídeo

Cabo da PM de Paraíba foi preso no Ceará por importunação 
sexual. — Foto: Câmeras de segurança/Reprodução

28 de MARÇO 2022 - Um cabo da Polícia Militar da Paraíba foi preso no Ceará por importunação sexual após encostar a parte íntima dele em uma mulher que fazia compras em um mercantil na cidade de Mauriti, no interior do estado. O caso aconteceu na última sexta-feira (25), por volta das 18h, na Rua Henrique Alencar, no centro da cidade. Câmeras de segurança do estabelecimento flagraram a ação (veja acima).

As imagens às quais o g1 teve acesso mostram a vítima e outra mulher juntas. Elas observam itens em uma prateleira quando o policial se aproxima. À paisana, o cabo da PM encosta em uma das mulheres, que se assusta com a atitude. Sem se desculpar ou tomar qualquer outra atitude, o policial vai embora do estabelecimento.

Em nota, a Polícia Militar do Ceará disse que uma equipe do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) foi informada sobre o caso envolvendo uma jovem de 19 anos, que teria sido vítima de importunação sexual.

Após a denúncia, os agentes realizaram buscas e localizaram o suspeito, que foi preso em frente a uma agência bancária. Ele foi levado para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Brejo Santo, onde foi autuado por importunação sexual, crime previsto no Código Penal.

Por g1 CE

Após 10 anos, RN volta a fazer cirurgia de transplante do coração

 
Equipe que realizou transplante no hospital Rio Grande, em 
Natal

28 de MARÇO 2022 - O Hospital Rio Grande, em Natal, anunciou na noite deste domingo (27) que promoveu uma cirurgia de transplante de coração. Há 10 anos que o Rio Grande do Norte não registrava este tipo de procedimento cirúrgico. O paciente que recebeu o órgão é do sexo masculino, estava inscrito na fila cardíaca e vinha sendo acompanhado pela equipe da unidade hospitalar.

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte participou ativamente com a equipe da Central de Transplante da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), bem como o apoio logístico do transporte e escoltas.

Um avião foi acionado para levar parte da equipe da central de transplantes para o Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró, onde estava o paciente doador. Além disso, em outro voo, outra parte da equipe médica também viajou para Mossoró, uma vez que o paciente fez a doação de mais de um órgão e necessitou de uma equipe maior.

O paciente doador teve morte cerebral após acidente de trânsito em Mossoró. A família autorizou a doação.

O coração após captado teve 4 horas para ser implantado no paciente receptor que se encontrava na UTI do Hospital Rio Grande.

Em outubro passado, o Rio Grande ficou apto a promover transplantes cardíacos. O hospital foi habilitado pelo Ministério da Saúde para fazer o procedimentos nos pacientes que estejam na fila nacional de espera do Ministério da Saúde.

A assessoria de imprensa do Rio Grande informou que os detalhes da cirurgia serão detalhados em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (28), às 11h, no auditório da unidade.

Primeiro transplante

No Rio Grande do Norte, o primeiro transplante cardíaco foi feito em 2009. À época, Maria Erisineide Silva, de 37 anos, se tornou a primeira pessoa no Estado este ano a receber um novo coração transplantado.

Fonte: Tribuna do Norte.

RN registra chuvas de quase 100 mm no fim de semana; veja previsão para os próximos dias

Rua Tenente Souza, no bairro Pajuçara, em Natal RN — Foto: 
Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi

28 de MARÇO 2022 - O Rio Grande do Norte registrou chuvas de quase 100 milímetros no último fim de semana. O dado é do sistema de monitoramento meteorológico da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn).

O maior acumulado foi no município de Macaíba, na Região Leste, que teve 99,2 mm. Na região Agreste, o maior volume foi em Santa Maria, com 73mm.

Esse foi o quarto fim de semana seguido com ocorrência de chuvas em todas as regiões do estado no mês de março.

Na região Central, segundo a Emparn, o maior registro foi de 33,6mm. Na região Oeste, o acumulado foi de 23,5 mm em Serrinha dos Pintos.

O boletim pluviométrico publicado às 9h15 desta segunda-feira (28) indicava a ocorrência de chuvas em 133 postos de monitoramento no estado.

“As condições meteorológicas seguem favoráveis para a continuidade das chuvas com boa distribuição territorial no estado até o fim do mês”, comentou o chefe da unidade de Meteorologia, Gilmar Bristot.

As chuvas neste fim de semana causaram transtornos em Natal, Mossoró e outras cidades do estado, que tiveram alagamentos e casas invadidas pela água.

Em Parnamirim, a chuva abriu uma cratera em uma rua e a deixou intransitável para carros e pedestres.

Previsão

Segundo a Emparn, a previsão para a semana é de céu parcialmente nublado a claro com possibilidade de chuvas nas regiões do Alto Oeste, Mossoró e Seridó.

O órgão aponta que as temperaturas deverão oscilar entre 24°C e 32°C, nas madrugadas e tardes, respectivamente, nos municípios da região Leste. Já no interior os termômetros deverão oscilar entre 22°C e 34°C.

Veja a previsão para cada dia

Segunda-feira (28) - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.

Terça-feira (29) - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com possibilidade de chuvas no Alto Oeste e Mossoró.

Quarta-feira (30) - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com possibilidade de chuvas no Alto Oeste, Mossoró, Seridó e Litoral.

Quinta-feira (31) - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com possibilidade de chuvas no Alto Oeste, Mossoró e Seridó.

Sexta-feira (1º) - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com possibilidade de chuvas no Alto Oeste e Mossoró.

Sábado (2) - Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões.

Domingo (3) - Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões.

Por g1 RN

PM baleado pelo filho em chacina de Patos chora, diz que o ama e que não quer que ele fique preso


25 de MARÇO 2022 - O sargento atribuiu a atitude do menor a algumas séries e jogos que ele vinha assistindo que não valoriza a família. O PM disse que teria visto conversas de colegas de seu filho sobre oprimir pais e professores.
O sargento militar da reserva, Benedito da Silva Araújo, de 56 anos, que foi atingido no tórax por um disparo de arma de fogo efetuado pelo seu próprio filho de 13 anos de idade, no último sábado (19) na cidade de Patos, gravou um áudio que em lágrimas, ressalta que irá cuidar de seu filho com todo seu amor.
“Eu não quero que ele fique preso não, eu quero que ele fique em liberdade. Ele é uma criança boa. Eu vou voltar para cuidar dele com todo meu amor”, disse o sargento..
No áudio ele diz que seu filho foi criado “com muito carinho, com muito amor”. Segundo o PM, o nome do garoto é um nome bíblico porque foi um pedido que ele fez a Deus.
O sargento disse ainda que seu filho não é um menino mal e atribuiu a atitude dele a algumas séries e jogos que ele vinha assistindo, onde não valoriza família, e acrescentou que teria visto algumas conversas de colegas do adolescente sobre oprimir os pais e os professores.

A CHACINA

Mãe e filho foram mortos a tiros na tarde do último sábado (19), na rua Oscar Torres, bairro Jardim Guanabara, na cidade de Patos, no Sertão paraibano. O esposo da mulher e pai da criança foi baleado e socorrido pelo SAMU para o Complexo Hospitalar Regional Janduhy Carneiro.
A PM foi acionada e ao chegar no local foi constatado o duplo homicídio e a tentativa de homicídio. O local foi isolado e a guarnição aguardou a chegada dos peritos da Polícia Civil.
Os corpos de mãe e filho foram removidos ao IPC para realização de exames cadavéricos. Ambas as vítimas foram identificadas como Iranilda de Sousa Medeiros Araújo, de 47 anos e Gabriel de Sousa Medeiros Araújo, de 7 anos.

MOTIVAÇÃO

O autor do Ato Infracional disse à polícia que, o que levou ele a praticar o crime seria porque seus pais não estavam permitindo que ele jogasse um jogo online por nome de Roblox. Ele acrescentou ainda que era pressionado por está tirando notas baixas na escola, porque em casa seu tempo era voltado para o jogo. O delegado falou que o garoto disse que se sentia pressionado quando era pedido para ele fazer algumas tarefas de casa do dia-a-dia como arrumar uma cama, enxugar uma louça, ou coisa do tipo.
Conforme o depoimento, o menor teria dito que a “gota d’água” foi o pai ter tomado seu celular impedindo-o de fazer uso do aparelho.

ESTADO DE SAÚDE DO SARGENTO

Ainda na noite do sábado (19), o sargento teve que ser transferido para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande.
A assessoria do hospital campinense, informou na manhã desta quarta-feira (23), que o paciente permanece internado na Área Vermelha do Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes e seu quadro segue grave, mas estável.

Fonte: Diário do Sertão

RN registra mais de 130 milímetros de chuva no Alto Oeste


25 de MARÇO 2022 - As chuvas seguem caindo no Rio Grande do Norte. Entre a quarta-feira (23) e  quinta-feira (24) passadas, o volume de precipitação superou os 130 milímetros, de acordo com boletim pluviométrico emitido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn).

O índice mais elevado foi registrado em Portalegre, no Alto Oeste Potiguar, com 132,8 milímetros. Ainda na região Oeste, Janduís acumulou 48,4 milímetros de chuvas e Francisco Dantas, 46,4 milímetros.

Nas demais áreas do RN, os índices foram mais contidos. No Agreste, Nova Cruz registrou 26,6 milímetros. No Leste Potiguar, o maior volume foi em Vila Flor, com 22 milímetros. Na Central Potiguar, Timbaúba dos Batistas e São João do Sabugi acumularam 17,8 e 17,2 milímetros, respectivamente.

Nesta quinta-feira (24), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para 110 municípios do RN. Os avisos são para acumulado de chuvas, especialmente no Leste Potiguar, e de chuvas intensas para o Oeste e Central do estado.

Portal da Tropical

Fonte: Blog Robson Pires.

Irmão de senador Davi Alcolumbre é flagrado em blitz com R$ 500 mil

Alberto Alcolumbre deixa delegacia em São Paulo

REPRODUÇÃO

25 de MARÇO 2022 - O irmão do senador Davi Alcolumbre, Alberto Samuel Alcolumbre Tobelem, foi flagrado com R$ 500 mil, nesta sexta-feira (25), em uma blitz. O senador informou, por meio de sua assessoria, que tomou conhecimento do caso pela imprensa. Alcolumbre disse que o irmão "deve explicar do que se trata" e que, "por ser advogado, o dinheiro encontrado está relacionado a atividade advocatícia."

Na averiguação, ele e mais um homem foram liberados com aproximadamente meio milhão de reais, no Parque Anhembi, zona norte de São Paulo, no início da madrugada da sexta-feira (25). A Polícia Militar realizava um bloqueio na avenida Olavo Fontoura, quando um Ford Fusion preto parou no meio da via por alguns segundos e, em seguida, desligou os faróis e começou a dar marcha a ré.

Como suspeitaram da atitude do homem, os agentes decidiram realizar a abordagem. Houve uma perseguição de cerca de 200 metros. No veículo, as equipes localizaram uma grande quantidade em dinheiro em uma mala. Questionado, no primeiro momento o homem alegou que o valor pertencia a um grupo de empresários que financiaria uma campanha política.

Durante a abordagem, um conhecido do suspeito se aproximou, em um Fiat Toro branco. Ele se apresentou como advogado e afirmou que o dinheiro era seu, mudando a versão. Segundo o suposto advogado, o dinheiro era referente a honorários de uma causa que havia ganho.

A PM decidiu, então, levá-los à delegacia. Três policiais militares passaram uma hora e meia contando as cédulas. O valor totalizou R$ 499.970. Até o momento, a procedência do dinheiro não foi confirmada. Segundo a polícia, as notas são, principalmente, de R$ 50, R$ 100 e R$ 200.

Após prestarem os esclarecimentos à Polícia Civil, os suspeitos foram liberados. O motorista do veículo, com quem o dinheiro foi localizado, se negou a falar com a imprensa na porta da delegacia, afirmando apenas que trabalha como Uber.

Já Alberto Samuel, que dirigia o Fiat Toro, disse que a quantia seria usada para pagar um outro advogado referente a um serviço prestado. O caso foi registrado no 13° Distrito Policial, na Casa Verde.

Fonte: R7

RN completa quatro dias sem novas internações por Covid-19, aponta Lais

RN completa quatro dias sem internação por Covid-19 — Foto: 
Ariel Dantas

25 de MARÇO 2022 - O Rio Grande do Norte chegou nesta quinta-feira (24) ao quarto dia consecutivo sem registro de internamento de pacientes com Covid-19.

Os dados são do Regula RN, plataforma de regularização de leitos clínicos e críticos do SUS, em todo território potiguar.

Na manhã desta sexta (25) o Rio Grande do Norte registrava taxa de ocupação de leitos críticos de Covid de 7,9%, com 10 pessoas internadas com a doença.

Outros 15 leitos de UTI Covid-19 eram ocupados por pessoas sem a doença. Segundo o governo, esses pacientes não são contabilizados para a taxa.

Durante toda a pandemia o Rio Grande do Norte registrou 494.656 casos e Covid-19, sendo 351 nas últimas 24 horas. Ao todo, o estado registrou 8.116 mortes por Covid.

Por g1 RN

Mais de 130 pessoas morreram em acidentes na BR-304 no RN em 5 anos


Mais de 130 pessoas morreram em acidentes na BR-304 no RN 
em 5 anos — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

25 de MARÇO 2022 - Segunda maior rodovia do Rio Grande do Norte, a BR-304 registrou 137 mortes em acidentes nos últimos cinco anos. Os dados são da Polícia Rodoviária Federal.

Entre 2017 e 2022, foram 514 acidentes notificados, de acordo com o levantamento da PRF. Entre janeiro e março deste ano, são 18 acidentes e seis mortes registradas.

O caso mais recente com morte ocorreu na quarta-feira (23). Houve uma colisão frontal entre dois veículos no Km 64, em Mossoró, com um morto e três feridos. Um carro modelo Gol bateu em um Jeep Compass, que saiu da pista desceu a ribanceira. O motorista do Gol morreu na hora, preso às ferragens. Três advogados que estavam no Jeep Compass tiveram ferimentos e foram socorridos em Mossoró.

A BR-304 tem 267 quilômetros de extensão e liga Natal a Mossoró, as duas maiores cidades do estado.

O trecho entre o Km 281 e o Km 308, conhecido como Reta Tabajara, em Macaíba, é considerado um ponto crítico, pois recebe um volume diário superior a 50 mil veículos.

Em 2015, a obra de duplicação deste trecho foi licitada e iniciada em janeiro de 2016. Entre 2017 e 2019, passou dois anos paralisada a pedido do Tribunal de Contas da União.

O valor total do investimento do governo federal é de R$ 420 milhões, e, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), está com 51,34% de execução concluída.

A expectativa é que, em 2022, haja a entrega de 4 quilômetros de pista duplicada até o mês de abril e mais 10 km até o final do ano.

Outro trecho conhecido como Travessia de Macaíba, com cerca de 2,6 quilômetros, e a implantação das marginais ficarão para o ano de 2023. A duplicação dos demais lotes da BR-304, entre o RN e o estado do Ceará, não tem previsão.

Por Sérgio Henrique Santos, Inter TV Cabugi

VÍDEO: Mulher tenta despachar botijão de gás em voo; 'A senhora derruba um avião com um negócio desses', diz funcionário


A passageira tentou despachar a bagagem para o 
compartimento de cargas da aeronave — Foto: 
Reprodução/WhatsApp

25 de MARÇO 2022 - Uma mulher tentou despachar um botijão de gás para um avião, no Aeroporto Internacional do Recife, na Zona Sul da cidade. Imagens enviadas para o WhatsApp da TV Globo mostram quando um funcionário da companhia aérea Gol encontra o botijão e diz: "A senhora derruba um avião com um negócio desses”.

O caso ocorreu na madrugada da quarta-feira (23). O botijão estava embalado em caixas e dentro de um saco de nylon. Segundo a Gol, a passageira tentou despachá-lo para o compartimento de cargas da aeronave com destino ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos , mas foi impedida pelo funcionário da companhia aérea.

“Estou só mostrando aqui que isso aqui não pode ser despachado, não, certo? Isso aqui é praticamente uma bomba. A senhora derruba um avião com um negócio desses. Não pode embarcar”, afirmou, no vídeo. A mulher questionou: “Mas vazio?” . E o funcionário disse: “Vazio, cheio… não pode”.

Por nota, a Gol afirmou que o funcionário da companhia aérea adotou o procedimento padrão de segurança ao identificar que a bagagem tinha um item perigoso e explicar que o botijão não poderia ser despachado "pois representaria um risco ao voo".

A companhia aérea disse, ainda, que todo o procedimento transcorreu de forma tranquila e a passageira embarcou normalmente. A Gol declarou, na nota, que as regras para bagagem estão disponíveis para consulta e conhecimento desde o momento da compra da passagem até o embarque.

Restrições de bagagem

No site da Gol, há uma lista com os itens permitidos, os que precisam de aprovação prévia e os que são proibidos de embarcar em um avião. Entre os artigos considerados perigosos, estão explosivos, gases, líquidos inflamáveis e alguns tipos de arma.

As restrições de determinados itens em bagagem de mão ou despachada nas aeronaves são determinadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O objetivo, de acordo com a Anac, é garantir a segurança no transporte aéreo, impedindo a presença de artigos que ofereçam algum perigo aos passageiros e aos tripulantes.

Uma lista com exemplos de itens permitidos e proibidos é disponibilizada no site da Anac. A agência orienta, no entanto, que os passageiros consultem previamente a empresa área contratada quanto à permissão do transporte do item desejado, já que algumas são mais restritivas que a regulamentação.

Por g1 PE

Justiça solta psicóloga suspeita de abandonar filho e cachorros em Mossoró

25 de MARÇO 2022 - Após a audiência de custódia, a Justiça do Rio Grande do Norte determinou nesta quinta-feira (24) que a psicóloga de 43 anos vai responder em liberdade ao crime de maus-tratos aos animais. Ela havia sido presa em flagrante, mas com medidas cautelares, por ter deixado o filho adolescente de 14 anos e mais 23 cachorros em situação de abandono em uma casa no município de Mossoró, no Oeste potiguar.

Dentre as medidas cautelares, a psicóloga precisa comparecer à Justiça todas as vezes que for intimada, além de estar proibida de sair de sua cidade.

O caso, que aconteceu nesta quarta-feira (23) chocou o Rio Grande do Norte, quando a guarda municipal de Mossoró encontrou a casa em estado deplorável e registrou em vídeo. A bagunça contava com centenas de fezes dos cachorros empilhadas em um canto da casa, assim como outros entulhos e lixos pelo resto do imóvel. Quase não há espaço livre no chão. É possível ver os agentes da guarda andando sobre a bagunça.

Inquérito

De acordo com o delegado José Vieira, da 2ª Delegacia de Polícia Civil, até o momento da prisão o conselho tutelar ainda não tinha apresentado denúncia à corporação sobre o abandono do adolescente, que é filho da mulher e de um vereador da cidade. Há ainda a possibilidade de os pais responderem por abandono de incapaz.

O adolescente de 14 anos está sob os cuidados de um tio e outros familiares.

Em entrevista à Inter TV, o pai do jovem afirmou que lutava há dois anos pela guarda compartilhada, mas que a mãe teria afastado o menino do convívio de toda a família. Ele também disse que só tomou conhecimento do estado em que o filho estava submetido nesta quarta-feira (23).

Fonte: Tribuna do Norte.

Senado aprova 'Lei Aldir Blanc 2', que prevê repasse de R$ 3 bi anuais por 5 anos à cultura

Plenário do Senado

ROQUE DE SÁ/AGÊNCIA SENADO

24 de MARÇO 2022 - O Senado aprovou nesta quarta-feira (23) o projeto de lei que cria a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e autoriza o repasse de R$ 3 bilhões anuais para estados, o Distrito Federal e municípios. Chamada de “Lei Aldir Blanc 2”, a proposta estende por mais cinco anos o benefício concedido como incentivo ao setor cultural, como forma de minimizar o impacto econômico para o segmento no país.

O texto segue para sanção presidencial. O nome da lei é uma homenagem ao compositor Aldir Blanc, que morreu por consequências da Covid-19 em maio de 2020. O artista é o autor de canções de sucesso dentro da música popular brasileira, como “O Bêbado e o Equilibrista” e “Dois pra Lá, Dois pra Cá”, ambas eternizadas na voz de Elis Regina, “Corsário”, interpretada por João Bosco, e “Resposta ao Tempo”, cantada por Nana Caymmi.

O projeto prevê que 80% dos recursos sejam destinados para editais, prêmios e cursos, atividades artísticas e a manutenção de espaços artísticos permanentes. O restante será utilizado para ações de incentivo direto a programas e projetos culturais.

Podem receber a verba ações e atividades como exposições, festivais, festas populares, feiras e espetáculos, prêmios, cursos, concessão de bolsas de estudo e realização de intercâmbio cultural. A lei também prevê recursos para aquisição de obras de arte, preservação, organização, digitalização do patrimônio cultural, construção ou reforma de museus, bibliotecas, centros culturais e teatros, aquisição de imóveis tombados para instalação de equipamentos culturais e manutenção de companhias e orquestras.

Fonte: R7

MP recomenda que escolas da rede estadual de Mossoró (RN) e mais duas cidades exijam passaporte vacinal


24 de MARÇO 2022 - O Ministério Público do Rio Grande do Norte (RN) (MPRN) quer que as escolas das redes municipais e estaduais de Mossoró (RN), de Serra do Mel (RN) e de Governador Dix-Sept Rosado (RN) exijam que os pais apresentem a carteirinha de vacinação completa dos estudantes, incluindo a imunização contra Covid-19. Para isso, o MPRN emitiu uma série de recomendações destinadas aos prefeitos e aos secretários de Educação dos três municípios mencionados e também para a 12ª Direc (órgão gestor das escolas estaduais em Mossoró). Está sendo dado o prazo de até 30 dias para que os pais de alunos apresentem a carteira na escola.

A medida não visa barrar a entrada daqueles sem o esquema completo e sim orientar as famílias para a importância das medidas sanitárias para o enfrentamento e controle do contágio por coronavírus, incluindo a necessidade de adesão à campanha de vacinação. Logo, também é intenção da recomendação ministerial estimular ações para que os alunos procurem imediatamente um posto de saúde, para ampliar a cobertura vacinal não só da Covid-19, mas de todos os imunizantes disponíveis.

Fonte: Blog Robson Pires.

Código “Sinal Vermelho”, de combate à violência doméstica, é aprovado na Câmara de Natal (RN)


24 de MARÇO 2022 - Com o objetivo de fortalecer a rede de apoio às mulheres em situação de violência doméstica ou familiar, a Câmara Municipal de Natal (RN) acatou, durante a sessão ordinária dessa quarta-feira (23), o Projeto de Lei n° 128/2021 apresentado pelo Vereador Aldo Clemente (PDT) que institui o Programa de Cooperação e o Código “Sinal Vermelho”. Constitui um instrumento de combate e prevenção à violência contra a mulher, por meio do qual a vítima sinaliza e efetiva o pedido de socorro e ajuda expondo a mão aberta com uma marca em seu centro, na forma de um “X”, se possível, na cor vermelha, que pode ser feito com caneta, batom ou outro material acessível.

Os colaboradores de farmácias, drogarias, repartições públicas e instituições privadas, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, lojas comerciais, administração de shopping center, supermercados e similares, em funcionamento em todo o Município do Natal, ao atender uma mulher que apresente na palma da mão o sinal descrito. Aprovado em segunda discussão, o PL segue agora para sanção ou veto do Executivo.

“Em decorrência do isolamento social ao longo da pandemia, essa violência contra a mulher ficou ainda mais grave. As medidas protetivas concedidas às mulheres em meio à pandemia tiveram um crescimento de 22,7%. Diante dessa conjuntura, propostas de combate à violência doméstica têm surgido em diversos segmentos sociais no Brasil. Assim, nossa proposta legislativa promove a ampliação dos participantes capazes de receber esse pedido de socorro e ajuda das mulheres, passando a incluir além das farmácias e drogarias, as repartições públicas e privadas e outros estabelecimentos, como supermercados”, explicou o vereador Aldo Clemente.

Também em segunda discussão, os parlamentares deram parecer favorável a uma matéria encaminhada pelo vereador Robson Carvalho (PDT) sobre a obrigatoriedade do agressor a reparar o custo de tratamento do animal vítima de maus tratos no âmbito do município de Natal. As penalidades impostas nesta Lei não isentam o infrator da responsabilidade civil ou criminal.

Fonte: Blog Robson Pires.

Policiais militares e bombeiros do RN fecham acordo com governo para reajuste salarial


Policiais militares aceitam proposta do governo do estado para 
reajuste salarial — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV 
Cabugi

24 de MARÇO 2022 - Policiais e bombeiros militares do Rio Grande do Norte chegaram a um acordo com o governo do estado para reajuste salarial da categoria e encerraram uma série de protestos que vinham fazendo em frente à governadoria, em Natal.

A proposta foi aceita em assembleia realizada na noite de quarta-feira (23), após mais uma rodada de negociações. O acordo prevê o adiantamento de 4,58% de reajuste salarial no mês de abril - o percentual faz parte de um acordo firmado ainda em 2019 e que era previsto para novembro deste ano.

Além da antecipação de 4,58%, o governo propôs um reajuste de 10,06% a partir de dezembro.

Pelo acordo , um soldado da PM ou bombeiro de nível 1 deixa de receber os atuais R$ 3.415,40 para receber R$ 3.571 em abril. Em dezembro, com o novo reajuste, o valor deverá chegar a R$ 3.998.

A medida vale até as mais altas patentes. Um coronel militar terá o salário atual de R$ 22.281,60 aumentado para cerca de R$ 25 mil.

Depois que os policiais militares e bombeiros militares aceitaram a proposta, o governo do estado confirmou por meio de nota que se compromete a enviar o projeto de lei já nesta quinta-feira (24) para a Assembleia Legislativa.

O governo e as associações tinham pouco tempo para negociar. O prazo era até 2 de abril, por causa da janela que impede reajustes salariais durante o período eleitoral.

Por Inter TV Cabugi

Psicóloga é presa após guarda municipal encontrar filho adolescente e 23 cachorros abandonados em Mossoró


Adolescente e animais foram encontrados abandonados em casa cheia de lixo em Mossoró — Foto: Reprodução

24 de MARÇO 2022 - Uma psicóloga de 43 anos foi presa em flagrante pela Polícia Civil em Mossoró, no Oeste potiguar, após a guarda municipal receber uma denúncia e encontrar um adolescente de 14 anos e 23 cachorros em situação de abandono em meio a lixo, urina e fezes, em uma casa do bairro Abolição II. O caso aconteceu nesta quarta-feira (23).

A prisão em flagrante foi registrada pelo crime de maus-tratos aos animais.

De acordo com o delegado José Vieira, da 2ª Delegacia de Polícia Civil, até o momento da prisão o conselho tutelar ainda não tinha apresentado denúncia à corporação sobre o abandono do adolescente, que é filho da mulher e de um vereador da cidade.

Ele afirmou que, a depender das investigações, os pais também podem responder por abandono de incapaz. O garoto foi entregue aos cuidados de um tio e outros familiares.

Em contato com a Inter TV Costa Branca, o pai do garoto afirmou que lutava pela guarda compartilhada do filho há dois anos, na Justiça, e alegou que a mulher tinha afastado o menino do convívio de toda família. Ele também afirmou que só tomou conhecimento da situação nesta quarta-feira (23) e que já se encontrou com o filho.

Já o advogado da mulher disse que ela não vai falar sobre o assunto, por enquanto.

Na delegacia, segundo a Polícia Civil, a psicóloga afirmou que tinha viajado com o filho há cerca de 15 dias para a cidade de Serra do Mel, no Oeste potiguar. Eles teriam retornado a Mossoró na manhã de quarta-feira (23), porém, ela relatou que precisou voltar e deixou o menino no local.

"Não tinha água, não tinha comida, os animais estavam há mais de 15 dias sem comer e apenas tomando água da chuva. A casa estava muito suja e os vizinhos estavam reclamando do fedor, pelos dejetos dos animais. Ela confirmou que há 15 dias viajou e supostamente teria deixado uma pessoa para cuidar, mas pela situação a gente verificou que tinha ninguém no local", disse o delegado.

Por g1 RN e Inter TV Costa Branca

Prazo para tirar o título de eleitor para todos que tenham 16 anos até o dia da eleição vai até 4 de maio

Serviços relacionados ao título de eleitor podem ser feitos pela 
internet — Foto: TRE/Divulgação

24 de MARÇO 2022 - Todos os brasileiros a partir de 16 anos têm até o dia 4 de maio para pedir a primeira via do título de eleitor ou regularizá-lo a tempo de votar nas Eleições de 2022. O procedimento pode ser feito pela internet, por meio do Título Net.

O primeiro turno da votação está marcado para 2 de outubro. Já o segundo turno, nos estados e nacionalmente, caso preciso, ocorrerão em 30 de outubro, último domingo do mês.

"Para evitar contratempos, é importante solicitar a primeira via ou regularizar o título o quanto antes, pois nos últimos dias do prazo a procura pelo serviço é alta", diz o TSE.

A Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97 – artigo 91) determina o fechamento do Cadastro Eleitoral 150 dias antes de cada pleito. Neste período, as pessoas podem resolver pendências como transferência de domicílio eleitoral ou outras decorrentes de ausência ou justificativa nas três últimas eleições.

Como fazer?

Para regularizar a situação do título de eleitor ou a retirada da primeira via do documento devem ser solicitadas pelo sistema Título Net, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral(TSE). Será preciso anexar documento oficial com foto, comprovante de residência, comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral e comprovante de quitação do serviço militar.

Para tirar o documento pela primeira vez, é necessário que o futuro eleitor informe, na página de requerimento do sistema Título-Net, a unidade da federação em que reside. Após esse procedimento, aparecem na tela informações sobre a digitalização dos documentos necessários para a solicitação:

uma foto tipo selfie segurando um documento de identificação;

comprovante de residência atualizado;

certificado de quitação de serviço militar, para homens de 18 a 45 anos.

Na página seguinte, em "Título de Eleitor", ao solicitar a primeira via, a pessoa precisa marcar a opção "não tenho" para prosseguir com o atendimento. Depois do envio dos dados, os documentos serão analisados pela Justiça Eleitoral. O acompanhamento da solicitação pode ser feito também pelo site.

Os que desejam realizar alguma alteração no cadastro eleitoral, devem conferir a situação junto à Justiça Eleitoral, também pela internet. Em seguida, é preciso acessar o sistema Título-Net, solicitar requerimento para o atendimento desejado e enviar a documentação necessária para regularização.

e-Título

Outra maneira de consultar eventuais pendências junto à Justiça Eleitoral é por meio do aplicativo e-Título. A ferramenta também pode ser utilizada como título eleitoral digital, substituindo o documento em papel no dia das eleições.

Para utilizar, é necessário fazer o download gratuito em telefones celulares ou tablets de qualquer plataforma Android ou iOS.

Por g1

Comissão do Senado aprova convite para ministro da Educação explicar atuação de pastores


Bolsonaro e o ministro Luiz Eduardo Ramos receberam os 
pastores Gilmar Santos (primeiro à esquerda) e Arilton de 
Moura (primeiro à direita), em outubro de 2019. — Foto: 
Carolina Antunes/PR

24 de MARÇO 2022 - A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou nesta quinta-feira (24) convite para que o ministro da Educação, Milton Ribeiro , dê explicações sobre um suposto favorecimento a pastores na liberação de verbas da pasta.

Também foi aprovada uma audiência para ouvir outros envolvidos no caso, entre eles os dois pastores supostamente favorecidos pelo ministro, Gilmar Silva e Arilton Moura, além do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes da Ponte (leia mais abaixo).

O ministro deve ser ouvido na próxima quinta (31).

Apresentados pela oposição, os requerimentos para ouvir Ribeiro pediam a convocação do ministro, o que tem um maior peso político porque, nesse formato, o comparecimento é obrigatório.

Entretanto, atendendo a pedido do senador Wellington Fagundes (PL-MT), do mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro, a convocação foi transformada em convite, quando não há a obrigação da presença.

Fagundes argumentou que a convocação não era necessária porque o próprio ministro já havia se colocado à disposição para prestar esclarecimentos à comissão. Senadores da oposição não se opuseram à mudança.

O convite acontece após reportagens dos jornais "O Estado de S. Paulo" e "Folha de S. Paulo" apontarem a existência de um "gabinete paralelo" formado por pastores, que controlariam a liberação de verbas e a agenda do Ministério da Educação.

Em áudio divulgado pela "Folha de S. Paulo", Ribeiro afirma que repassa verbas para municípios indicados pelos pastores Gilmar Silva e Arilton Moura, e que faz isso a pedido do presidente Jair Bolsonaro.

Por Marcela Mattos, g1 — Brasília

Preço do pão francês tem aumento de até 15% em 2022

Bruno Vital
Repórter

Aumento do preço do pão é causado pela elevação dos custos 
com a farinha de trigo. Guerra entre Rússia e Ucrânia agrava 
situação

24 de MARÇO 2022 - O tradicional café da manhã dos brasileiros está ficando cada vez mais caro. O quilo do pão francês, um dos produtos com presença garantida na mesa de boa parte dos potiguares, já pode ser encontrado por quase R$ 20 nas padarias de Natal. No entanto, de um bairro para o outro o preço pode variar de R$ 11,99 a R$ 19,79. Somente neste ano, o preço do item teve aumento de 8% a 15,8%, segundo estimativa do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do Rio Grande do Norte (Sindipan/RN). Entidades do segmento afirmam que a tendência é de novos reajustes nas próximas semanas, motivados pela disparada da inflação e pelo conflito entre Rússia e Ucrânia.

O aumento de preços passa pela alta do principal ingrediente do pão francês: a farinha de trigo. O Brasil não produz todo o trigo que consome e por isso precisa recorrer ao mercado internacional para importar cerca de dois terços da demanda, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Panificação e Confeitaria (Abip). Embora o País compre a maior parte do trigo da Argentina – cerca de 85% das importações – a guerra entre Ucrânia e Rússia, que está prestes a completar um mês, tem impacto direto no preço global do trigo porque os dois países em conflito são responsáveis por aproximadamente 30% das exportações de trigo no mundo.

Ivanaldo Maia, presidente do Sindipan, afirma que os moinhos já estão suspendendo novos pedidos para regular preços e evitar desabastecimentos. “Isso já vinha acontecendo devido a crise econômica do País, devido a pandemia. Com a guerra da Rússia e da Ucrânia, a situação se agravou e vem atingindo o nosso mercado. Os moinhos suspenderam os pedidos para fazer uma análise de como vai ficar a situação para poder liberar os lotes, lógico, com aumento de preço. Isso vem desde o começo do ano e agora com a guerra se agravou”, conta Maia.

O preço do quilo do pão pode variar bastante de um estabelecimento para o outro e leva em consideração aspectos como localização, estrutura da padaria, número de funcionários, serviços e capacidade de produção, segundo Maia. No bairro de Petrópolis, a reportagem da TRIBUNA DO NORTE encontrou o pão francês custando R$ 19,79/quilo, já no bairro das Rocas, o quilo do item estava custando R$ 11,99, na manhã da segunda-feira (21).

Apesar da variação de 65% no valor do pão entre as duas padarias, ambas tiveram reajustes depois do início do conflito no leste europeu. Em janeiro deste ano, o mesmo item podia ser comprado por R$ 17 em Petrópolis e por R$ 11 nas Rocas. Os donos de padaria afirmam que estão diminuindo lucros para evitar repasses bruscos ao cliente. “O trigo aumenta bastante e o aumento que a gente repassa não chega nem perto, então sai do nosso bolso porque a gente entende o impacto para o consumidor. Não queremos afastá-los”, conta Bruno Sales, um dos administradores de uma padaria localizada na zona Leste de Natal.

Ainda de acordo com Bruno Sales, mesmo com os recentes aumentos, o natalense não deixou de consumir o tradicional pãozinho, mas a perspectiva é de que as idas ao estabelecimento possam ficar menos frequentes ou que as compras sigam ocorrendo, mas em menores quantidades. Patrícia Barbosa, moradora de Parnamirim, já sente os efeitos da alta do pão. “A gente fica assim preocupado porque não é só o pão, tudo está ficando mais caro. Agora até o café da manhã também tá ficando mais caro. É um absurdo”, protesta.

Diferentemente de outros produtos, que motivam a pesquisa para encontrar o melhor custo-benefício, o pão não se encaixa nessa lógica, explica o professor de administração e mercado financeiro, Henrique Souza. “Geralmente, o consumidor compra na padaria do bairro, todos os dias, então ele não vai sair daquela região para comprar em outro lugar distante porque há essa tradição de ir à mesma padaria. Um dos efeitos disso é justamente essa mudança no comportamento porque esses dois pontos vão convergir: a diminuição do consumo e consequentemente a busca por alternativas mais baratas, como a tapioca, por exemplo”, detalha o especialista.

Trigo tem alta recorde após inicío da guerra

O preço das commodities (mercadorias de consumo mundial) dispararam diante do conflito entre Rússia e Ucrânia. Com o trigo não foi diferente, o produto atingiu o maior valor em 14 anos e jogou para cima o preço do pãozinho. O valor do trigo na Bolsa de Chicago teve alta de 7,54% no início de março e chegou a US$ 9,98 por bushel, medida utilizada pelo mercado global equivalente a 22,2 quilos.

Entre 14 e 18 de março, a saca de 60 quilos estava sendo vendida a R$ 101 em média no Paraná, maior produtor brasileiro. A variação de preço é de 13,7% no mês e 26,4% no ano, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). No PR, os donos de moinho que pagavam R$ 950 por tonelada de trigo no início de 2020 agora precisam desembolsar R$ 1,7 mil por tonelada.

Após a moagem, o trigo é transformado em farinha e chega para os produtores com os custos de fabricação e frete embutidos. Segundo Abip, o trigo é responsável pelo custo de 28% a 30% do preço do pão. “Semana passada eu comprei de um preço, nessa semana vai ser outro e provavelmente vai continuar assim. A de 25 quilos está R$ 105 mais ou menos, então a de 50 quilos fica R$ 210. Isso tudo influencia nos reajustes. O trigo veio agora, mas também houve aumento na margarina e outros insumos da panificação. A gente tenta segura o máximo que pode, mas se continuar assim não tem como segurar [reajustes]”, complementa Bruno Sales.

Um relatório da Conab reduziu a estimativa da produção da safra brasileira de trigo de 2021/22. A previsão da colheita era de 8,19 milhões de toneladas e foi reduzida em 500 mil toneladas. Apesar da queda, a safra deve ser recorde, alcançando 7,68 milhões de toneladas. O número é maior que os 6,24 milhões de toneladas da safra anterior, mas os preços não devem baixar no mercado nacional por causa do cenário de crise global. Representantes da indústria afirmam que o aumento dos preços vai ser eventualmente repassado aos consumidores. O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) diz que o trigo teve um aumento de 25% no preço este ano, mas os repasses estão próximos de 12%.

Outros fatores

Além da quebra de safra o preço do trigo vem sofrendo com as flutuações do mercado externo influenciado por grandes atores. Os Estados Unidos, grande produtor e exportador do grão, teve uma série de problemas climáticos que afetou a safra deste ano, diminuindo a oferta do produto mundialmente. Além disso, a China aumentou os estoques do grão para que não falte comida para a população em caso de novas ondas de coronavírus.

Outro fator que jogou o preço do trigo para cima foi o preço do milho. Com a alta do principal alimento de rebanhos, a indústria agropecuária investiu na compra do trigo como substituto nas rações. Com toda a demanda pelo grão, o produtor de trigo prefere a venda ao mercado externo se aproveitando da alta do dólar para bater lucros recordes. Dessa forma, o mercado interno sofre pressão de alta dos preços.

Fonte: Tribuna do Norte.

Rio Grande do Norte aplica quarta dose da vacina para público acima de 60 anos

 
Desde o sábado, 22.053 potiguares receberam a quarta dose. 
Sesap vê forma de garantir proteção

24 de MARÇO 2022 - A imunização com a quarta dose da vacina contra covid-19 teve início neste sábado (19) no Rio Grande do Norte, para idosos acima de 60 anos e pessoas imunossuprimidas. Ao todo, 22.053 potiguares já receberam esse novo reforço no esquema vacinal. Para tanto, são utilizadas doses da Pfizer, Janssen ou Oxford após quatro meses da terceira dose (D3), de acordo com a disponibilidade do imunizante. Em Natal, a quarta dose está disponível em todos os pontos de aplicação da cidade.

De acordo com a Secretaria do Estado de Saúde Pública (Sesap), 28.420 doses de estoque foram distribuídas para vacinação da D4 e o início da aplicação foi pactuada em reunião da Câmara Técnica da Vacina na quarta-feira passada (16). Ao contrário do que acontece no Rio Grande do Norte, o Ministério da Saúde recomenda a quarta dose para pessoas a partir de 80 anos. A recomendação foi emitida nesta quarta-feira (23). O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, criticou os estados que vêm se adiantando às recomendações do Ministério da Saúde. A 4ª dose deve ser aplicada 4 meses após a terceira dose.

Kelly Lima, coordenadora de vigilância em saúde da Sesap, afirma que o esforço é mais uma forma de garantir a proteção contra a covid-19 em todo o Rio Grande do Norte. “Realizamos o Dia V de vacinação em todo o estado nesse sábado (19) para garantir que um maior número de pessoas tenha acesso ao imunizante. Para os idosos, iniciamos essa grande novidade que é a aplicação da quarta dose. Aqueles com mais de 60 anos e que já completaram o esquema vacinal, ou seja, tomaram a dose de reforço (D3) a mais de quatro meses, tem acesso a uma nova dose para garantir a ampliação de sua proteção, já que são eles que ainda estão agravando por causa da doença e vindo a óbito no nosso estado”, aponta.

Segundo o infectologista Kleber Luz, os idosos devem sempre ser prioridade em estratégias de reforço para vacinação contra a covid-19. “Com esse público, temos basicamente dois problemas. Primeiro, a imunidade do idoso é geralmente mais fraca do que a de um jovem, isso se deve a um processo chamado imunossenescência, onde o idoso envelhece e a imunidade vai caindo. O segundo aspecto é que a doença, de fato, é mais grave no idoso. Temos que protegê-los mais do que a população em geral porque quem mais morre por covid-19 são eles. É preciso reforçar o sistema imunológico dos idosos para que eles se mantenham ativos contra o vírus”, diz.

Na capital potiguar, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou que qualquer idoso a partir dos 60 anos pode receber a D4 com intervalo mínimo de quatro meses da terceira dose. Do mesmo modo, os imunossuprimidos que tenham completado quatro meses da D3, podem procurar um dos locais de vacinação para receber a dose adicional da vacina do fabricante Pfizer. O imunizante está disponível nas salas de vacinação das 58 Unidades Básicas de Saúde de Natal, bem como no Via Direta Shopping, Midway Mall, Partage Norte Shopping, Ginásio Nélio Dias e na Comjol Roberto Freire.

Fonte: Tribuna do Norte.