O que acontece caso o eleitor não vote

Eleitor deverá justificar a ausência caso não participe das 
eleições. — Foto: Bárbara Munhoz/g1

30 de SETEMBRO 2022 - O que acontece com quem não votar? A Justiça Eleitoral prevê a suspensão de alguns direitos civis para quem não votar e não justificar a ausência nas eleições - no Brasil, o voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos.

Para não passar por esse tipo de situação, é possível justificar a ausência no dia e depois das eleições.

O eleitor poderá justificar a ausência em qualquer seção eleitoral do país por meio do preenchimento do Requerimento de Justificativa Eleitoral.

Caso esteja fora dos limites geográficos do domicílio eleitoral, o eleitor também pode justificar a ausência pelo sistema de georreferenciamento do celular no e-Título. Mas atenção: essa alternativa é possível apenas quando feita no próprio dia da eleição e dentro do horário de votação - entre as 8h e 17h do horário de Brasília.

Após a eleição, o eleitor terá 60 dias para justificar a ausência - isso pode ser feito pelo e-Título, pelo site do TSE ou em qualquer cartório eleitoral.

Para isso, será necessário apresentar os documentos exigidos pela Justiça Eleitoral, como uma declaração do trabalho ou atestado médico.

Esse procedimento precisará ser repetido a cada turno.

Por g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário