Caern reforça uso correto da rede de esgotos para evitar transbordamentos, principalmente no período chuvoso

FOTO: DIVULGAÇÃO/CAERN
Caern reforça uso correto da rede de esgotos para evitar transbordamentos,
principalmente no período chuvoso.Evitar ligações clandestinas de água de chuva
para a rede de esgoto, não jogar lixo na rua e adotar práticas sustentáveis em casa,
são fundamentais para garantir o desempenho correto do sistema. “Redes de esgoto e
redes de drenagem são sistemas diferentes, normalmente confundidos pela população.
Conhecer o papel de cada um é necessário para garantir o melhor desempenho da
infraestrutura da cidade”, explica a Caern.

30 de MARÇO 2023 - As chuvas chegam a diversos municípios do Rio Grande do Norte e a Caern alerta sobre a boa convivência com a rede de esgoto. Segundo a Companhia, a conscientização da população é fundamental para garantir o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário das cidades.

Evitar ligações clandestinas de água de chuva para a rede de esgoto, não jogar lixo na rua e adotar práticas sustentáveis em casa, são fundamentais para garantir o desempenho correto do sistema.

Redes de esgoto e redes de drenagem são sistemas diferentes, normalmente confundidos pela população. Conhecer o papel de cada um é necessário para garantir o melhor desempenho da infraestrutura da cidade.

A rede de esgoto integra o sistema de esgotamento sanitário e administrado pela Caern. Já as redes de drenagem são de responsabilidade das prefeituras municipais.

As chuvas reforçam a necessidade de funcionamento da rede de drenagem. Pois é por esse sistema que as águas pluviais são captadas. Os alagamentos que ocorrem durante as chuvas, normalmente, estão ligados ao sistema de drenagem.

As redes de drenagem são de maior diâmetro para permitir a passagem de água durante as chuvas e são feitas em concreto. O destino das águas da chuva são o mar, rios ou lagoas de captação.

Já o sistema de esgotamento sanitário capta água de pias, ralos, vasos sanitários, dos imóveis de uma cidade. A tubulação deste sistema é em PVC e em menor diâmetro do que a de drenagem. Se usado corretamente não terá transbordamentos com frequência.

O grande problema é porque as pessoas fazem ligações clandestinas enviando de suas residências, a água das chuvas, para a rede coletora de esgoto. A ligação irregular sobrecarrega o sistema de esgoto, que não foi dimensionado para receber excesso de água e pode gerar transbordamentos internos em caixas e ralos.

Fonte: Mossoró Hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário