A taxa de sobrepeso no RN é preocupante| Foto: Divulgação
30 de JULHO 2025 - O número de crianças com sobrepeso no Rio Grande do Norte ultrapassa a média nacional e acende um importante sinal de alerta para a saúde pública. De acordo com dados divulgados pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), do Ministério da Saúde, 8,49% das crianças potiguares de até 5 anos apresentam peso acima do ideal.
O cenário se agrava entre os adolescentes: 39,18% estão com excesso de peso. Esses dados refletem um crescimento silencioso e progressivo de um problema que pode ter impactos duradouros na saúde e no bem-estar das próximas gerações.
Para a nutricionista Raphaella Martins, da Hapvida em Natal, os números preocupam porque revelam muito mais que uma questão alimentar. “O aumento do consumo de alimentos ultraprocessados, o sedentarismo e a rotina cada vez mais conectada a telas contribuem diretamente para esse cenário. A infância é uma fase fundamental para o desenvolvimento de bons hábitos, e a prevenção começa dentro de casa, com escolhas mais saudáveis e estímulo à atividade física”.
Fonte: Tribuna do Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário