Governo do RN lança jingle para incentivar doação de órgãos.




“Meu peito vai poder viver emoções que não pude sentir,

Se meu relógio já parou posso fazer outro prosseguir”

Os versos iniciais do jingle A Espera, produzido para a campanha de doação de órgãos que vem sendo realizada nacionalmente e no RN pela Central de Transplantes, resumem bem a importância do gesto. O jingle interpretado pela banda AlaMoana foi um presente dos alunos de Publicidade da UNP, sensibilizados pela campanha do Setembro Verde, onde se comemora o Dia Nacional da Doação de Órgãos (27). Na Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap), uma caminhada no próxima sábado (24) irá simbolizar o trabalho e as comemorações.

O evento terá concentração a partir das 7h em frente ao IFRN, na Av. Salgado Filho, com destino ao Parque das Dunas. No RN, mesmo com as doações e constantes campanhas, a Central de Transplantes ainda registra fila de espera de órgãos. Os dados de agosto de 2016 apontam 147 receptores de córnea, 145 receptores de rim e 34 de medula óssea na fila de espera.

Este ano, foram realizados, no Rio Grande do Norte, 67 transplantes de córnea, 38 transplantes de rim e 35 transplantes de medula óssea, de acordo com as estatísticas até agosto. Em 2015 foram realizados 131 transplantes de córnea, 65 transplantes de rim e 39 transplantes de medula óssea.

O Brasil é referência mundial em transplantes. Nacionalmente, de acordo com dados do Ministério da Saúde, no primeiro semestre deste ano, o País bateu recorde com 1.438 doadores, 7,4% a mais que o mesmo período em 2015.

Fonte: Jornal De Fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário