Como pegar sol sem riscos para Saúde.


23 de DEZEMBRO de 2016 - Para conseguir ficar com a pele bronzeada sem correr o risco de queimaduras de sol e até mesmo câncer de pele, recomenda-se passar um filtro solar em todo o corpo, inclusive nas orelhas, mãos e pés, 30 minutos antes de ficar exposto ao sol.

É possível ficar bronzeada mesmo utilizando o protetor solar e desta forma a cor se mantém por mais tempo, evitando que a descamação que normalmente ocorre quando a pele foi agredida pelos raios ultra-violeta.

Melhor horário para pegar sol


O horário mais seguro para pegar sol é:

. Pela manhã, até às 10 horas, e

. No final da tarde, após às 16 horas.

Nos horários mais quentes do dia (entre às 9 e às 16 horas), há uma maior emissão dos raios ultravioletas, conhecidos por causar câncer de pele e, portanto, não é recomendado se expor ao sol neste horário.

Veja uma ótima opção de suco: Suco de cenoura para bronzear a pele.

Dicas para se proteger do sol nos horários mais quentes do dia

Algumas dicas para se proteger do sol entre as 10 e 16 horas são:


1. Não ficar no sol, ficando debaixo do guarda sol mas ele não impede a passagem dos raios UV, que também são refletidos pela areia ou água. O ideal é fugir do sol, ficando num quiosque ou num restaurante, por exemplo;

2. Usar chapéu e óculos escuros para proteger os olhos e o rosto dos raios solares;

3. Alimentação - Beber bastantes líquidos, como água, água de coco ou sucos de frutas, evitando as bebidas alcoólicas, e ingerir alimentos frescos, como saladas cruas e carnes grelhadas, preferencialmente sem molhos.

​​Ao seguir estes cuidados pode ser possível conseguir se bronzear sem colocar a saúde em risco. Mas é importante lembrar que as crianças nunca devem ficar expostas ao sol para se bronzear e sempre que elas estiverem brincando no sol, os responsáveis devem passar o filtro solar e seguir todos os cuidados para protegê-la.

Cuidados pós-sol

Ao final do dia é importante tomar um bom banho utilizando água fria e uma pequena quantidade de sabonete líquido para peles secas. A seguir, o uso de uma loção pós-sol e de um hidratante ajudam a acalmar a pele, hidratar e evitar a descamação, mantendo o bronzeado por mais tempo.

Para garantir um bronzeado bonito e duradouro, recomenda-se o uso de um protetor solar fator 30 durante o horário recomendado e uma alimentação rica em alimentos vermelhos e alaranjados, como tomate, cenoura, mamão e morangos, por exemplo.

Além disso, para garantir uma maior proteção da pele pode também usar o Protetor Solar para Beber, um suco vitamínico que protege a pele dos danos causados pela radiação solar. Saiba tudo sobre este produto em Como funciona o Protetor Solar para Beber.

Dra. Aleksana Viana Dermatologista

Nenhum comentário:

Postar um comentário