Entra em vigor lei que permite à mãe registrar filho no cartório.


Recém-nascidos já podem ser registrados 
unicamente pela mãe, conforme lei 
(foto: Agência Câmara)


31 de MARÇO de 2015 - Entrou em vigor hoje a Lei 13.112/15, que permite que as mães registrem seus filhos no cartório já a partir do nascimento. A norma legalmente equipara mães e pais quanto à obrigação de registrar o recém-nascido.

Conforme o texto, cabe ao pai ou à mãe, sozinhos ou juntos, o dever de fazer o registro no prazo de 15 dias. Se um dos dois não cumprir a exigência dentro do período, o outro terá um mês e meio para realizar a declaração.

Antes dessa lei, só o pai podia registrar o filho nos primeiros 15 dias desde o nascimento. Apenas se houvesse omissão ou impedimento do genitor, é que a mãe poderia assumir seu lugar.

Na prática, com a nova lei, a mãe não terá que esperar 15 dias para registrar a criança. O texto que deu origem à lei (Projeto de Lei 817/11) foi aprovado pela Câmara em 2013.

Nome do pai


O registro feito pela mãe, de acordo com a nova lei, não trará necessariamente o nome do pai. Isso porque, segundo a Lei dos Registros Públicos (6.015/1973), o nome do pai que consta da Declaração de Nascidos Vivos (DNV) não constitui prova ou presunção da paternidade. Assim sendo, esse documento, emitido por profissional de saúde que acompanha o parto, continua não sendo elemento suficiente para a mãe indicar o nome do pai, para inclusão no registro.

Isso porque a paternidade continua submetida às mesmas regras vigentes, dependendo de presunção que decorre de três hipóteses: a vigência de casamento (art. 1.597 do Código Civil); reconhecimento realizado pelo próprio pai (dispositivo do art. 1.609, do mesmo Código Civil); ou de procedimento de averiguação de paternidade aberto pela mãe (art. 2º da lei 8.560, de 1992). (Agência Brasil)


Retirado do Jornal O Mossoroense.

Polícia prende suspeito de matar criança de 2 anos em Mossoró,


Léo Jackson Fernandes, de 2 
anos, morreu com um
tiro na cabeça 
 (Foto: Arquivo da família)


31 de MARÇO de 2015 - Agentes da Delegacia Especializada em Homicídios da Polícia Civil (Dehom) cumpriram um mandado de prisão preventiva na manhã desta terça-feira (31), em nome de Claudio Clemente Araujo Medeiros, de 42 anos, suspeito de ter matado uma criança de dois anos, em 2013, na cidade de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte.

Segundo o delegado da Dehom, Emerson Valente, após a prática do crime Claudio teria fugido de Mossoró. “Estávamos com a informação de que o suspeito estava morando em uma casa, localizada no conjunto Vale Dourado, zona norte de Natal”, afirmou o delegado. Cláudio Medeiros será encaminhado para uma das unidades prisionais do Estado onde ficará à disposição da Justiça.

O caso

O tiroteio que vitimou Léo Jackson Fernandes da Silva e um estudante aconteceu no dia 9 de outubro de 2013. Segundo a PM, dois suspeitos passaram atirando em uma moto Broz. O alvo dos disparos seria um adolescente de 16 anos, que não foi atingido. O estudante Marcelo Augusto Nascimento Silva morreu na hora. Já a criança, foi socorrida para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro Alto de São Manoel, onde recebeu os primeiros socorros.

Técnica de enfermagem da UPA, Susy Soares contou ao G1 à época que a criança foi baleada na cabeça e perdeu muito sangue. "O disparo foi de uma espingarda calibre 12. Houve perda de massa encefálica", revelou.

Após o primeiro atendimento, o menino foi transferido para o Hospital Tarcísio Maia, onde passou por cirurgia e foi internado na UTI. Léo Jackson, de 2 anos, não resistiu e morreu na manhã seguinte.


Do G1 RN

Ao menos 62 crianças morreram em combates no Iêmen, diz Unicef.


Imagem do dia 21 de março mostra criança iemenita 
em cama de hospital, após ataque na capital, 
Sanaa, no dia anterior 
(Foto: AFP/Mohammed Huwais)


31 de MARÇO de 2015 - O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) informou nesta terça-feira (31) que pelo menos 62 crianças foram mortas na última semana. Segundo levantamento do órgão, outras 30 ficaram feridas por causa dos combates entre a milícia xiita dos huthis e a coalizão árabe liderada pela Arábia Saudita.

"As crianças estão em necessidade desesperada de proteção, e todas as partes do conflito devem fazer tudo o que podem para manter as crianças a salvo", afirmou em um comunicado Julien Harneis, representante da Unicef no Iêmen.

Segundo a Unicef, os combates têm afetado seriamente os serviços básicos de saúde e educação, enquanto a violência e a necessidade de fuga têm deixado as crianças amedrontadas.

A capital do Iêmen, Sanaa, foi alvo na madrugada desta terça-feira dos ataques aéreos mais violentos desde o início dos bombardeios da coalizão.


Criança ferida é retirada de mesquita atacada por 
homem-bomba o dia 20 em Sanaa, capital do Iêmen
(Foto: Khaled Abdullah/Reuters)


Ameaça ao Oriente Médio


O Irã advertiu nesta terça-feira que o "ataque saudita" no Iêmen ameaça colocar em perigo todo o Oriente Médio e pediu o fim imediato" das operações militares.

"O fogo da guerra arrastará toda a região a brincar com fogo", afirmou o vice-ministro iraniano das Relações Exteriores, Hosein Amir Abdola, à imprensa, à margem da conferência de países doadores para a Síria, reunião que acontece no Kuwait.

"As operações militares devem parar imediatamente", completou.

O ministro saudita das Relações Exteriores, o príncipe Saud al-Faisal, denunciou novamente nesta terça-feira o "apoio" do Irã aos rebeldes xiitas que "desestabilizaram" o Iêmen e afirmou que seu país não buscou a guerra.


Do G1, em São Paulo

Laudo confirma que homem matou família e se suicidou no Oeste de SC.

Família foi encontrada morta na manhã de 26 de fevereiro, 
em Cordilheira Alta 
(Foto: Jhota Biavatti/TV Box)




31 de MARÇO de 2015 - A polícia de Cordilheira Alta, no Oeste catarinense, concluiu o inquérito sobre a morte de seis pessoas da mesma família, em fevereiro deste ano. De acordo com o delegado Pompílio Claro da Costa, o laudo enviado nesta segunda-feira (30) pelo Instituto Geral de Perícias de Chapecó (IGP) comprova que o funcionário público Alcir Pederssetti, de 42 anos, matou a tiros a própria família e cometeu suicídio em seguida, na casa onde moravam.

O crime foi descoberto na manhã do dia 26 de fevereiro. Além do corpo de Alcir, foram encontrados mortos a mulher dele, Monica Pederssetti, de 33 anos, a filha do casal, Lana Pederssetti, de 16, além dos sogros, Antonio Moresco, de 68 anos e Luiza Moresco, de 65, e da cunhada, Lucimar Moresco, de 36 anos.

Monica e Alcir estariam se 
separando
(Foto: Montagem/Facebook)




“O laudo confirmou nossa primeira linha de investigação, de homicídio seguido de suicídio”, diz o delegado. De acordo com depoimentos de parentes e vizinhos da família, Alcir não aceitava a separação.

Segundo o delegado, o exame toxicológico ainda não ficou pronto, mas o laudo principal do IGP, com o exame de balística e o resultado da perícia no local, são suficientes para que o crime seja considerado esclarecido.

O inquérito deve ser encaminhado ao Fórum de Chapecó até esta quarta-feira (1), segundo Pompílio. “Com base no resultado, é possível que seja arquivado.”


Mulher morreu primeiro

De acordo com o IML, havia marcas de mais de um disparo no corpo da esposa e do sogro de Alcir. Os demais corpos tinham marca de um tiro. Na casa foi encontrado um revólver calibre 38. Segundo a polícia, porém, Alcir não tinha porte de arma.

Filha de 16 anos também foi 
morta
(Foto: Reprodução/Facebook)



Segundo a polícia, Monica teria sido a primeira vítima. Lana, filha do casal, foi encontrada morta na sala, ao lado do corpo do pai. Os corpos sogros de Alcir estavam em um quarto e o da cunhada, em outro.

Alguns vizinhos comentaram que ouviram os tiros por volta das 4h30. No entanto, eles disseram que era comum Alcir atirar quando achava que havia alguém suspeito no terreno, por isso não deram importância, segundo a polícia.


Comoção

O crime chocou a pequena cidade de 4,1 mil habitantes. Alcir era funcionário público e trabalhava havia 10 anos na Secretaria de Agricultura de Cordilheira Alta. "Sempre tranquilo, sempre desempenhava suas funções. Inclusive ontem [um dia antes do crime] ele ficou a tarde toda lá na prefeitura e estava de férias", afirmou na época o prefeito Alceu Mazzioni.


A família era conhecida na cidade. Centenas de pessoas compareceram ao velório coletivo, realizado em um ginásio de esportes da cidade.


Centenas de pessoas participam de velório na noite 
desta quinta (26) 
(Foto: Martin de Moraes/RBS TV)



Do G1 SC

Ford demite 140 operários após fim da suspensão de contratos em Taubaté.

Empresa conta com cerca de 1,5 mil 
trabalhadores
em Taubaté 
(Foto: Reprodução/TV Vanguarda)


31 de MARÇO de 2015 - A Ford dispensou 140 funcionários que estavam com contratos de trabalho suspensos (layoff) na unidade de Taubaté (SP). As demissões aconteceram na manhã desta terça-feira (31), data em que os trabalhadores deveriam retornar as atividades devido ao fim do layoff.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, os empregados tiveram que aderir a um Plano de Demissão Voluntária (PDV) para não perderem benefícios e direitos trabalhistas. Os trabalhadores tiveram os contratos suspensos entre e agosto e setembro do ano passado.

Inicialmente, o layoff chegaria ao fim em janeiro, mas foi prorrogado até março. Na ocasião, a montadora havia afirmado que a medida tinha como objetivo adequar o ritmo de produção à desaceleração do mercado.

A Ford de Taubaté conta com 1,5 mil trabalhadores e produz transmissões e motores Sigma 1.5, modelo utilizado no novo Ka sedan e no New Fiesta. A unidade é a única no país que produz esse modelo de motor.

Protesto

Diante dos desligamentos, trabalhadores realizaram um protesto na manhã desta terça-feira em Taubaté. O grupo chegou a fechar a avenida Independência, complicando o trânsito no local. Eles reclamam que foram forçados a aderir ao PDV pela montadora.

De acordo com o sindicato, a entidade tentou todas as alternativas para manter os postos de trabalho na fábrica e tem cobrado investimentos por parte da montadora. A entidade informou que continua negociando alternativas para não perder a mão de obra da unidade.

Outro lado

A Ford foi procurada pela manhã, mas não se posicionou sobre os desligamentos até a publicação desta reportagem.


Do G1 Vale do Paraíba e Região

CCJ da Câmara aprova proposta que reduz maioridade penal.

Manifestantes contrários à redução da maioridade 
penal protestam na sessão da CCJ 
(Foto: Renan Ramalho/G1)

31 de MARÇO de 2015 - A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou nesta terça-feira (31) a admissibilidade da proposta de emenda à Constituição (PEC) que reduz a maioridade penal no Brasil de 18 para 16 anos. Trata-se do primeiro passo para o andamento da proposta na Casa, no qual os deputados avaliam que o texto está de acordo com a própria Constituição.

O placar da votação na CCJ foi de 42 deputados favoráveis à PEC e 17 contrários.

O texto permite que jovens com idade acima de 16 anos que cometerem crimes possam ser condenados a cumprir pena numa prisão comum. Hoje, qualquer menor de 18 anos que comete algum crime é submetido, no máximo, a internação em estabelecimento educacional.


A sessão da CCJ teve também a participação de
 manifestantes favoráveis à PEC 
(Foto: Renan Ramalho/G1)


Para avançar, a proposta agora precisa passar pela análise de uma comissão especial de deputados, que analisam o mérito (conteúdo) da PEC. Essa fase deve durar 40 sessões, que leva aproximadamente dois meses.

Se aprovada na comissão, a proposta vai ao plenário, onde são exigidos 308 votos, do total de 513 deputados, para aprovação, em duas votações. Depois, a proposta precisa passar pela CCJ do Senado e mais duas votações no plenário, onde são exigidos 49 votos entre os 81 senadores.

A PEC foi apresentada em agosto de 1993 e ficou mais de 21 anos parada. Neste ano, a CCJ da Câmara retomou as discussões, encerradas nesta terça após várias tentativas de adiamento por parlamentares contrários, em minoria na comissão.

Nesta terça, deputados do PT, PC do B e PSOL, os maiores críticos, tentaram mais uma vez impedir a votação, por meio de manobras para alterar a ordem dos trabalhos da CCJ. Como estavam em minoria, no entanto, foram derrotados nas votações desses pedidos.

Na sessão também estavam presentes manifestantes contrários e a favor da PEC. Eles carregavam faixas e cartazes e gritavam palavras de ordem. Não houve tumulto.

Ação ao Supremo

Após a aprovação da admissibilidade, parlamentares do PT, contrário à proposta, disseram que vão preparar uma ação a ser apresentada ao Supremo Tribunal Federal para impedir o andamento da proposta no Congresso.

Com base em decisões anteriores da Corte, eles citam trecho da Constituição que impede que seja “objeto de deliberação” proposta tendente a abolir direitos e garantias individuais. “Ainda temos tempo de fazer um mandado de segurança e o faremos. E temos apoio de importantes juristas, como Dalmo de Abreu Dallari, Alexandre de Moraes e José Afonso da Silva”, disse Alessandro Molon.

Discussão

A liderança do governo se manifestou contra a PEC, mas boa parte dos deputados de partidos formalmente aliados ao Planalto votaram a favor. Os líderes do PRB, PSD e PR, por exemplo, orientaram os deputados a votarem a favor da PEC. Na oposição, pediram votos pela admissibilidade da proposta líderes do PSDB, DEM e SD. PMDB, PDT e PROS liberaram a bancada. Votaram contra PT, PC do B, PSOL, PPS e PSB.

O sistema penitenciário brasileiro é uma escola do crime. 70% dos que passam pelo sistema prisional voltam a cometer crimes. Quando falamos do sistema infracional, a reincidência é de 20%"
Deputado Orlando Silva (PC do B-RJ)

Falando pelo governo, o deputado e ex-ministro do Esporte Orlando Silva (PC do B-RJ) tentou convencer os colegas a votar contra a redução da maioridade.

“70% dos países do mundo têm a maioridade penal a partir dos 18 anos. Uma modificação causará estranheza por parte dos países mais avançados, das democracias mais maduras, que aprenderam a respeitar os direitos humanos. O sistema penitenciário brasileiro é uma escola do crime. 70% dos que passam pelo sistema prisional voltam a cometer crimes. Quando falamos do sistema infracional, a reincidência é de 20%”, argumentou o ex-ministro.

Na tentativa de rejeitar a admissibilidade, o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) também argumentou que levar um jovem para o sistema penitenciário poderá torná-lo mais violento. “Vamos seguir o exemplo do mundo, onde o conjunto de políticas sociais para infância, adolescência e juventude, tem sim reduzido o conflito com a lei desses jovens”, disse.

Na mesma linha, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) disse que é importante aperfeiçoar outras políticas de recuperação de jovens infratores. “Os problemas brasileiros têm que ser resolvidos num outro plano. Queremos discutir o Estatuto da Criança e do Adolescente, estamos inclusive reunindo assinaturas para adequações. Essa temática, ainda que possa prosperar na CCJ, não prosperará no plenário dessa Casa nem no Senado”, disse o petista.

O relator da proposta, Tadeu Alencar (PSB-PE), também contrário, argumentou que a idade de 18 anos prevista pela Constituição para a maioridade penal é uma cláusula pétrea, isto é, uma regra que não pode ser mudada pelo Congresso.

“A vítima tem, sim, o direito de ver o seu algoz punido. (...) O que é permitido pela Constituição é que haja modulação entre esses dois direitos individuais"
Deputado Evandro Gussi (PV-SP)


“Trata-se de uma garantia individual, que assegura ao adolescente ser considerado inimputável. Tal garantia decorre do princípio da dignidade humana e cuida de proteção da infância e da adolescência, um dos fundamentos do Estado Democrático de Direito”, afirmou Alencar.

Favorável à proposta, o deputado Evandro Gussi (PV-SP) argumentou que a maioridade penal deve ter uma “modulação” para se adequar ao direito da vítima de ver punido seu agressor. “A vítima tem, sim, o direito de ver o seu algoz punido. Há sim um direito fundamental à persecução penal por parte da vítima. O que é permitido pela Constituição é que haja modulação entre esses dois direitos individuais”, afirmou o deputado.

Também favorável à PEC, o deputado Marcos Rogério (PDT-RO) afirmou que a proposta busca reduzir a impunidade contra atos de violência. “Essa admissibilidade não vai prejudicar quem faz as coisas certas. Não estamos colocando jovens na cadeia. Vamos fazer com que aqueles que cometem crimes não tenham certeza da impunidade, só isso”.

Outro deputado favorável, Evandro Cherini (PDT-RS) disse que a mudança pode diminuir a certeza da impunidade. “É uma tentativa de que essa mudança possa, quem sabe, diminuir, através do medo do crime, a certeza da impunidade, que a sociedade toda tem. A sociedade comete crime porque tem certeza que vai ser impune. Quem é que tem a bolinha de cristal para dizer que vai ficar pior. Eu estou no time do Tiririca: ‘Pior que tá não fica’. É só cumprir a lei, fazer as coisas certas. Eu não quero colocar nenhum jovem na cadeia, acho que é horrível.”

Também a favor da redução, Felipe Maia (DEM-RN) disse que essa posição é “majoritária nas ruas”. Ele disse que a medida não exclui a necessidade de prover ensino em tempo integral, para prevenir a criminalidade entre jovens, e a reforma do sistema prisional, para efetivamente recuperar criminosos. “Isso que o Brasil e esta comissão deseja há 22 anos”, afirmou.


Renan Ramalho
Do G1, em Brasília

Governo decreta calamidade pública em 153 municípios do RN devido à seca.


Municípios enfrentam a seca desde 2011


31 de MARÇO de 2015 - O Governo do Estado decretou calamidade pública em 153 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte devido à estiagem, o que equivale a 91% dos municípios potiguares enfrentando problemas no abastecimento e reservatórios. Mesmo entre os dez municípios que mais registraram chuvas este ano no RN, Mossoró figura na lista divulgada pelo Governo.
"Mesmo com alguns municípios registrando chuvas dentro da média e até um pouco acima do esperado, o estado de emergência se dá por causa da estiagem dos três anos anteriores, quando não choveu o suficiente para recompor os reservatórios", explica o meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bistrot.
Em Mossoró, segundo informações do site da Emparn, o acumulado de chuvas este ano foi de 366,8 mm. O município ocupa a sétima posição entre os com maior volume de chuvas acumulado este ano. Os municípios de Viçoza e Martins, ambos com maior volume de chuvas que Mossoró, também estão entre os apontados pelo Governo do Estado como em calamidade.
Na lista de municípios em estado de calamidade estão ainda as cidades de Antônio Martins, Ipueira, Afonso Bezerra, João Dias, Lagoa de Velhos, Pedro Velho, Pureza, Senador Eloi de Souza e Serra de São Bento, onde, de acordo com o site da Emparn, o volume de chuvas acumulado este ano não saiu do zero.
A distribuição irregular das chuvas, com regiões no Estado chegando a registrar mais de 440 mm, enquanto outras amargam o registro nulo de chuvas, é apontada por meteorologistas como uma das características do inverno deste ano.
Devido à emergência causada pela estiagem que já dura três anos, o Governo poderá contratar empresas para realização de obras contra a seca sem realização de licitação por seis meses. Outra medida tomada para reduzir a extensão do problema no abastecimento tem sido ainda o aumento de campanhas de conscientização contra o desperdício de água, que nos últimos meses tem tomado a televisão, o rádio e outros espaços.

Meteorologista afirma que seria necessário chuva acumulada de mil milímetros para recuperar déficit de anos de seca

Na maioria dos municípios potiguares, o volume acumulado de chuvas deste ano ainda não atingiu sequer os 300 mm. O local com maior volume acumulado é Martins, com 439,2 mm registrados de 1º de janeiro a 30 de março de 2015, número que ainda está longe dos 1.000 mm médios que o Rio Grande do Norte deveria acumular para recuperar os prejuízos pela escassez de chuvas desde 2011, de acordo com o meteorologista Gilmar Bistrot.
"Hoje, 76 municípios do Estado estão com o acumulado de chuvas considerado normal. Outros 20 já registraram chuva acima do considerado normal. Mesmo assim, muitos destes municípios estão entre os 153 em estado de calamidade porque ainda não foi possível recuperar os reservatórios", afirma o meteorologista.
Chama a atenção a disparidade entre o percentual de municípios em calamidade, 91 %, e aqueles que registraram chuvas dentro e acima da média, num total de 96 cidades, o que representa 57% dos municípios potiguares.
O período chuvoso se estende até o mês de maio, mas meteorologistas afirmam não ser possível precisar a média de chuvas da estação e nem se elas serão suficientes para restabelecer o abastecimento à normalidade.


Retirado do Jornal O Mossoroense.

Comer alimentos com agrotóxico diminui quantidade de esperma, diz estudo.


31 de MARÇO de 2015 - Um estudo da Universidade Harvard, publicado nesta terça-feira (31) no periódico “Human Reproduction”, apontou que os homens que comeram mais frutas e legumes com altas taxas de agrotóxicos produziam menos espermatozoides.

No grupo dos que ingeriam mais pesticidas, a contagem de esperma foi de, em média, 86 milhões de espermatozoides por ejaculação ante a média de 171 milhões entre os homens que comiam porções menores de agrotóxicos, uma diferença de 49%.

Já a porcentagem de espermatozoides ‘bem formados’ foi de 7,5% entre os homens que comiam melhor, contra 5,1% entre os que comiam alimentos mais contaminados – uma variação de 32%.

O levantamento, que levou em conta a análise de 338 amostras de sêmen de 155 homens de 18 e 55 anos coletadas em clínicas de fertilização, mostra diminuição na quantidade na comparação com homens que comem menos agrotóxicos, mas não relaciona mudanças na qualidade do sêmen dos estudados.
Altera quantidade, não qualidade

“Estes resultados não devem desencorajar o consumo de frutas e legumes em geral. Na verdade, descobrimos que a ingestão total de frutas e hortaliças foi completamente alheia à qualidade do sêmen. Isto sugere a implementação de estratégias que visem especificamente evitar resíduos de pesticidas”, afirmou Jorge Chavarro, professor assistente de nutrição e epidemiologia na Escola de Saúde Pública de Harvard, autor do estudo.

Estudos anteriores já mostraram que a exposição a pesticidas pode ter um efeito sobre a qualidade do sêmen, mas até agora tem havido pouca investigação dos efeitos dos agrotóxicos nos homens.

Os participantes do estudo responderam a questionários no qual afirmavam os tipos de frutas e vegetais que costumavam comer e as quantidades diárias.

Do blogueiro: Tô lascado! rsrsrs…


Retirado do Blog do Robson Pires.

VÍDEO:CÔMICO SE NÃO FOSSE TRÁGICO:DEFUNTO DESABA DE CAIXÃO.


31 de MARÇO de 2015 - Um acidente inusitado aconteceu durante um sepultamento na Indonésia e viralizou pela internet. Enquanto carregavam o corpo de uma pessoa que seria enterrada, funcionários de um cemitério deixaram o cadáver cair do caixão. A cena foi registrada por uma pessoa que acompanhava o cortejo e o vídeo se espalhou pelas redes sociais, como o “enterro fail” (ou “o enterro que não deu certo”). As informações são do Daily Mail. Nas imagens é possível ver que, além de deixarem o corpo cair, os funcionários do cemitério sequer repararam no que havia acontecido. Eles tiveram que ser avisados por pessoas que acompanhavam o sepultamento de que o cadáver estava no chão. Por pouco, empregados não pisaram no corpo que havia caído. Depois de resgatado, o cadáver voltou para o caixão. Entre as tradições da Indonésia, está uma que consiste em um desfile de mortos. Em um evento conhecido como a “limpeza dos cadáveres”, corpos são exumados e passam por um “spa de beleza”: parentes dão banho, maquiam e vestem os mortos com roupas de gala e desfilam com eles pelas ruas.






Retirado do PASSANDO NA HORA.

As vitimas do acidente na BR 304 foram identificadas no Itep em Mossoró.


31 de MARÇO de 2015 - Um acidente aconteceu no Km 152 da BR 304, em uma reta saindo da cidade de Angicos para Natal, Região Central do Rio Grande do Norte, na tarde de segunda feira 30 de Março de 2015.

Segundo informações, o veiculo Gol de cor branca de placas OKB 9826, rodou na pista e foi de encontro a uma caminhonete S10 com placas HXZ 9702, que trafegava no sentido contrario. O Gol era de uma locadora e conduzia Técnicos da Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado que estavam retornando de Mossoró, onde teriam vindo avaliar a estrutura dos presídios da cidade,

Os quatro ocupantes do Gol ficaram presos dentro do carro e três morreram na hora. Os agentes da Rodoviária Federal acionaram a equipe de resgate do corpo de Bombeiros para fazer a retirada dos corpos.

Maxuell Barbosa de Araújo de 46 anos de idade, condutor do veiculo Gol.
Maria Lívia de Oliveira Araújo, de 26 anos de idade, Engenheira Civil.
Rodolfo Campos Cavalcanti, de 42 anos de idade Engenheiro Civil.
Ana Beatriz Lima Câmara, Arquiteta
que fazia parte da equipe, foi socorrida para o Hospital de Angicos e depois dos primeiros socorros foi transferida para Natal.

Os dois ocupantes do outro veiculo, um S10, sofreram ferimentos e depois de atendidos no local foram removidos para o Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró. Eles são da cidade de Assú e segundo informações não correm riscos de morrer.

O Perito Criminal Renildo Marcelino, responsável pela pericia no local, acredita que o carro que conduzia os técnicos desenvolvia alta velocidade no momento da batida. O veiculo ficou totalmente destruído.

Os procedimentos no local foram acompanhados pelo Bacharel Claiton Pinho, Delegado Geral da Policia Civil do Interior, “Dpcin”, juntamente com os Agentes Civis da Delegacia de Angicos, onde será instaurado o inquérito para apurar as causas do acidente.

Depois dos procedimentos, os corpos foram removidos e necropsiado na sede Regional do Instituto Técnico e Cientifico de Policia, Itep em Mossoró.


Retirado do O Câmera.

Acidente entre carro e caminhonete deixa três mortos na BR-304, no RN.



30 de MARÇO de 2015 - Um acidente matou três pessoas na tarde desta segunda-feira (30) na BR-304, entre os municípios de Fernando Pedroza e Angicos, na região Central do Rio Grande do Norte. A colisão envolveu um carro do Governo do Estado e uma caminhonete. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com a PRF, o carro do governo, um Gol branco, derrapou na pista por causa da chuva e invadiu a faixa contrária, batendo de frente com a caminhonete, uma S10. Das quatro pessoas que estavam no Gol, três morreram e uma está gravemente ferida. Na S10, as duas pessoas que estavam na caminhonete sofreram ferimentos leves.

O acidente aconteceu às 15h45 no Km 151 da BR-304.

G1


Foto: G1/Pablo Couto



Retirado do O Câmera.

Homem atira no pai e mata funcionário de bar na PB, diz polícia.

Imagem Ilustrativa.


30 de MARÇO de 2015 - Um homem atirou no pai e matou o funcionário de um bar em Pedra Lavrada, no Seridó paraibano, nesta segunda-feira (30). De acordo com a Polícia Militar, o estabelecimento pertencia ao pai e o funcionário tentou evitar a briga. Ambos foram atingidos pelos disparos e o funcionário morreu no local. O pai foi socorrido para o Hospital de Trauma de Campina Grande. O suspeito foi encontrado morto dentro do bar após o crime.

Testemunhas informaram aos policiais que o homem sofria de depressão e frequentemente entrava em conflito com o pai. Segundo a PM, o homem de 32 anos foi até o estabelecimento comercial do pai, de 61 anos, e disparou vários tiros contra ele. O funcionário de 33 anos tentou evitar o crime e também foi baleado, morrendo antes de receber socorro.

Segundo o serviço social do hospital de Trauma de Campina Grande, o idoso deu entrada na unidade e foi submetido a exames. Ele foi atingido com dois tiros, no ombro e no peito. A vítima está consciente e apresenta quadro estável.

Pouco depois do crime, o suspeito foi encontrado morto. A polícia acredita que ele cometeu suicídio. Ainda de acordo com a PM, a motivação do crime é desconhecida. Os corpos serão encaminhados para o Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) de Campina Grande.


Do G1 PB

TIROTEIO EM CARAÚBAS DEIXA UM MORTO.

30 de MARÇO de 2015 - A Policia Militar de Caraúbas registrou há poucos instantes um assassinato nas imediações da Casa de Cultura, no bairro Leandro Bezerra, zona leste da cidade. Atiradores (quatro em duas motos) usando espingardas calibre 12 perseguiram um jovem conhecido por Nenzinho. A vítima tentou escapar dos atiradores pulando um muro e subindo numa casa. Terminou morto no local. A Policia Civil foi chamada para iniciar as investigações e o Instituto Técnico-científico de Policia (ITEP), de Mossoró, para fazer a remoção do cadáver para exames. Testemunha relata, em aúdio, detalhes da ação criminosa. Mais informações em instantes.


Mais imagens AQUI!!!


Imagens Whatsapp


Retirado do PASSANDO NA HORA.

Governo trabalha na definição do novo Programa do Leite


30 de MARÇO de 2015 - O governador Robinson Faria participou hoje, 30, de reunião para tratar do novo Programa do Leite Potiguar (PLP). No auditório da Secretaria de Trabalho, Habitação e Ação Social – Sethas, a secretaria Julianne Faria e o diretor-presidente da Emater, César José de Oliveira discutiram com o Secretário da Agricultura e da Pesca (SAPE), Haroldo Abuana, com o Procurador-Geral do Estado, José Wilkie, com o Consultor Geral, Eduardo Nobre e a Secretaria de Comunicação Social, Georgia Nery, o novo formato de funcionamento do PLP.

A orientação do Governador é de que sejam corrigidas as distorções existentes e que o Programa do Leite passe realmente a cumprir sua função social e econômica. No campo social, o Programa do Leite deve atender as famílias em situação de insegurança alimentar, e, no campo econômico, fomentar e estimular a cadeia produtiva de laticínios no Rio Grande do Norte. O Programa do Leite passará a ser uma ação integrada do Governo envolvendo a Sethas e a Emater.

A Sethas vai cuidar das condicionalidades e cadastramento único dos beneficiários. A Emater, por sua vez, vai tratar da operacionalidade. A Secretaria Julianne Faria ressaltou que “o Programa do Leite Potiguar se insere na política pública de assistência social do Governo e a atuação integrada da Sethas com a Emater vai assegurar eficiência e eficácia”


Retirado do Blog do Robson Pires.

Jornalista Beatriz Thielmann, da TV Globo, morre em São Paulo.


30 de MARÇO de 2015 - A jornalista Beatriz Thielmann, da TV Globo, morreu em São Paulo neste domingo (29). A repórter tinha 63 anos e lutava contra um câncer. Ela deixa dois filhos e dois netos. Em nota, a Rede Globo diz: “Para os colegas, a perda é irreparável. A direção da Globo ressalta que Beatriz era uma profissional brilhante e uma colega de trabalho sem igual”.

Com mais de 30 anos de carreira, Beatriz Theilmann cobriu importantes momentos do país, como a promulgação da Assembleia Nacional Constituinte, em 1988, a eleição e morte de Tancredo Neves, a implantação do Plano Cruzado, a Eco-92, os Jogos Pan-Americanos e a visita do Papa Francisco ao Rio.


Retirado do Blog do Robson Pires.

Padre cantor diz que Jesus Cristo fez o genro e o diabo fez a sogra durante show em Santa Cruz.




30 de MARÇO de 2015 - O padre cantor Alessandro Campos disse durante show realizado em Sant Cruz, ontem (29), que “Jesus Cristo fez o genro e o diabo fez a sogra”. A frase de uma de suas canções arrancou aplausos do público. Confira no vídeo abaixo:




Retirado do Blog do Robson Pires.





Opinião do Blog IDEIAS & FATOS: Com todo respeito ao senhor Pe. Acho uma brincadeira de muito mau gosto, essa de se referir a sogra pejorativamente; na realidade é um insulto à pessoa da sogra, não podemos esquecer que o papel da sogra na família é de grande importância, ela é a mãe da pessoa escolhida para formar uma prole, será ela a avó dos filhos que virão e uma segunda mãe dando apoio ao casal cuidando e educando os rebentos dos outros. Diante de tudo isso, acho que a SOGRA merece mais respeito. No âmbito Sagrado, a sogra está inclusa na criação Divina, por tanto, essas brincadeiras não são bem vindas. E tenho Dito...

Investigadores isolam amostras de DNA em local de queda de avião.


Equipes de resgate trabalham no local da queda do 
avião da Germanwings nos Alpes franceses neste 
domingo. 
(Foto: Gonzalo Fuentes/Reuters)


29 de MARÇO de 2015 - A promotoria de Marselha, na França, anunciou neste domingo (29) que investigadores conseguiram isolar amostras de DNA de 78 indivíduos distintos no local da queda do avião da Germanwings nos Alpes franceses. Elas serão agora comparadas com amostras de DNA fornecidas pelos familiares das vítimas para identificação.

Ainda segundo a fonte, a abertura de uma estrada para o acesso de veículos ao terreno onde estão os destroços está em andamento e deve ser concluída até a noite de segunda-feira (30). Com isso, será possível retirar as partes maiores da cabine, que não podem ser retiradas via transporte aéreo.

Desde que o desastre ocorreu na terça-feira, as equipes de busca estão trabalhando para coletar todas as provas possíveis para identificar os corpos. Dado o estado dos restos mortais e o relevo do local, muito acidentado, a tarefa está sendo muito difícil.

Restos humanos foram transportados até o momento também de helicóptero para Seyne-les-Alpes.

A polícia nacional instalou um laboratório, em um lugar secreto, onde "cerca de cinquenta médicos legistas, dentistas forenses, a polícia nacional que trabalha na identificação, e técnicos de investigação" que se mobilizam "para poder devolver os corpos de vítimas a suas famílias o mais rapidamente possível", afirmou à AFP Patrick Touron, vice-diretor do instituto de investigação criminal da polícia civil.

"Por causa da degradação dos corpos", qualquer elemento pode ser útil: impressões digitais, joias e elementos de identidade encontrados no local, segundo ele.

"É preciso levar em conta que nos desastres, tradicionalmente, 90% das identificações são feitas pelos dentes", mas no caso específico do Germanwings A320, por meio de DNA.

Copiloto

Ao mesmo tempo, a imprensa internacional publicou novos relatos de problemas enfrentados pelo copiloto que podem ter sido um fator na queda do avião.

Segundo o jornal francês "Le Parisien", Andreas Lubitz, de 27 anos, sofria de transtorno de ansiedade generalizada (TAG).

Os médicos que o atenderam em 2010 aplicaram injeções de olanzapina, que tem efeito antipsicótico, e recomendaram que Lubitz praticasse esportes para recuperar a autoconfiança.

Lubitz, que supostamente derrubou a aeronave de forma deliberada durante o trajeto entre Barcelona e Düsseldorf, também aparentava ter problemas com o sono, para o qual foi recomendado a usar o antidepressivo agomelatina.

A promotoria de Düsseldorf informou nesta sexta-feira (27) que encontrou documentos médicos "que apontam uma doença e o tratamento médico correspondente" na casa de Lubitz e na de seus pais, na cidade alemã de Montabaur.

O site do jornal alemão "Die Welt" informou na semana passada que agentes da polícia acharam vários remédios para tratar um grave "transtorno psicossomático" no apartamento em Düsseldorf.

Segundo o jornal americano "The New York Times", Lubitz também tinha problemas de visão que poderiam ter colocado em risco seu trabalho, no qual acumulava uma experiência de 630 horas de voo.



Do G1, em São Paulo

CURRAIS NOVOS: TROCA DE TIROS DEIXA UM SALDO DE 07 ASSALTANTES MORTOS.

29 de MARÇO de 2015 - Troca de tiros entre policiais do DEICOR e BOPE deixa sete elementos mortos, as primeiras informações dão conta de que foram apreendidos arma e explosivos. O confronto aconteceu no município de Currais Novos, na região Seridó Potiguar, e segundo a Polícia, a quadrilha, que vinha sendo investigada pela delegacia Especializada no Combate ao Crime Organizado-Deicor, era especializada em estouros de caixas eletrônicos no Rio Grande do Norte. No tiroteio, que aconteceu na BR 226 na entrada de Currais Novos, envolveu agentes da Deicor, Bope e pelos oito suspeitos. Ainda de acordo com informações, 7 indivíduos foram a óbito e um outro sobreviveu, é um taxista de Natal que conduzia um veículo com os elementos. Outro veículo, um Gol também levava assaltantes, os corpos foram levados para o Hospital Regional de Currais Novos onde é esperada a chegada do ITEP para a condução a Caicó. Foram apreendidos com a quadrilha 05 revólveres, 01 pistola, uma escopeta calibre 12 e muito material explosivo (usado para estourar caixas eletrônicos). A população está assustada pela quantidade de tiros no local. Um dos homens mortos foi identificado como Isaias. Ele já tem passagens pelo Presídio Alcaçuz, mas o documento que estava em seu poder, era falso. A Delegada Danielle Filgueira, deve se pronunciar ainda neste domingo, ou na segunda-feira, sobre o assunto. 

Mais imagens AQUI!!!


Sydnei Silva


Retirado do PASSANDO NA HORA.

VÍDEO MOSTRA RESGATE DE COBRA JIBOIA EM PORTA DE SUPERMERCADO EM MOSSORÓ.

28 de MARÇO de 2015 - Por volta das 15:00hs deste sábado 28 de março de 2015, O Centro Integrado de Operações eSegurança Pública (CIOSP) Mossoró foi acionado que informações davam conta de uma cobra Jiboia estaria na porta de um supermercado na Rua Dois de Maio no alto de São Manoel.ACompanhia Independente de Proteção Ambiental - CIPAM foi até o local e comprovou a veracidade da informação.Uma cobra "Jiboia" medindo cerca de um metro e meio que muito provavelmente veio rastejando da área da vargem e assustou algumas pessoas que se depararam com a mesma ja na porta do estabelecimento comercial.No momento da chegada da polícia a cobra se encontrava dentro de uma caixa de papelão apreendida por popualares,foi resgatada pela Polícia Militar e conduzida de volta para o seu habitat natural.




Retirado do PASSANDO NA HORA.

Família relata drama de menino com 'cérebro trêmulo'


Sam Evans foi diagnosticado com a doença de 
Niemann Pick tipo C quando ainda era um bebê, 
mas muitos só conseguem o diagnóstico mais tarde 
(Foto: BBC)



28 de MARÇO de 2015 - Os irmãos do menino britânico Sam Evans, de 7 anos, não apenas sabem que ele é diferente, mas também sabem a causa.

Os gêmeos Jack e Ellie, de quatro anos, falam que Sam tem um "cérebro trêmulo".

Esta é a forma de as crianças descreverem alguns dos sintomas, como a instabilidade dos pés de Sam, os problemas de coordenação e o fato de que, às vezes, o menino faz a mesma pergunta várias vezes.

Sam tem a doença de Niemann Pick tipo C. Os pais de Sam, Will e Miriam Evans, de Leeds, receberam o diagnóstico do problema genético do filho quando Sam tinha apenas quatro meses de idade.

Além disso, os médicos também disseram que Sam provavelmente não passaria dos 2 anos de idade.

"Foi absolutamente horrível", disse Miriam.

Mas, nove anos depois, Sam é um menino sorridente e sociável, que frequenta a escola e tem um professor particular para ajudar. No entanto, a vida dele ficará cada vez mais difícil.

"Em um ano ele pode não ser mais capaz de falar e, depois disso, ele poderá não andar", afirmou a mãe de Sam.

Gene defeituoso

Miriam afirmou que muitas famílias não recebem o diagnóstico tão cedo. Algumas esperam até 20 anos para descobrir o que o filho tem, e isto gera ainda mais problemas.

Alguém que tenha a doença pode passar anos sem tratamento ou acesso a qualquer tipo de apoio.

A doença é o resultado de duas cópias de um gene defeituoso passado para uma criança. Por isso, qualquer filho que nasça depois tem uma chance em quatro de ter a doença.

Uma campanha liderada pela organização International Niemann Pick Disease Alliance (INPDA) quer mudar esta situação.

A campanha "Think Again. Think NP-C" via diminuir o tempo que as pessoas afetadas pela doença ficam sem diagnóstico ajudando médicos a reconhecer os sinais e sintomas mais importantes.

A aliança afirma que acelerar o diagnóstico vai ajudar os pacientes e suas famílias a lidar com uma doença que pode causar vários sintomas, desde problemas físicos progressivos a questões psiquiátricas e problemas de aprendizado parecidos com demência.

Para dificultar ainda mais, os sintomas também podem se desenvolver a qualquer momento, desde a infância até a idade adulta e variar em cada pessoa.

Sintomas da doença de Niemann Pick tipo C podem incluir:

- icterícia no nascimento ou logo depois
- fígado ou baço maiores do que o normal
- dificuldade em mover os olhos para cima ou para baixo
- problemas para caminhar e falta de jeitodificuldade para mover os membros
- fala irregular, mal articuladaproblemas de aprendizado e declínio intelectual progressivo
- perda repentina de tônus muscular que pode levar a quedas
- tremores acompanhando os movimentos e, em alguns casos, convulsões
- dificuldade para engolir

Miriam e Will Evans querem que médicos 
sejam conscientizados sobre os sintomas 
da doença 
(Foto: bbc)


Jim Green, presidente da INPDA, afirmou que deve haver mais pessoas com a doença de Niemann Pick tipo C mas não foram diagnosticadas.

"Talvez os maiores números estão entre os adultos, pois é um problema não específico. Tentamos destacar três sintomas chave e estimulamos médicos a se questionarem se pode ser NP-C", disse.

Green afirma que há várias maneiras de dar apoio às pessoas que sofrem da doença e suas famílias. E, apesar de não existir uma cura, há remédios disponíveis para ajudar a estabilizar os sintomas e desacelerar o avanço da doença.

Os dois filhos do médico foram diagnosticados com a doença apenas depois de três anos passando por exames.

O filho mais novo de Green morreu aos 18 anos e o mais velho hoje tem 38 e "está indo muito bem", disse o médico, apesar da natureza progressiva da doença.

Mas, o médico admite que não ter como prever como a doença vai progredir é um dos aspectos mais assustadores do problema.

Problema nos olhos


Especialistas acreditam que crianças que desenvolvem sintomas neurológicos no começo da infância têm uma forma mais agressiva da doença e podem não chegar à adolescência.

Outras crianças podem não apresentar sintomas durante anos.

A doença de Niemann Pick tipo C (NP-C) é uma doença genética neurológica rara e que avança com o tempo.

A doença causa o acumulo de substâncias gordurosas no cérebro, afetando o sistema nervoso central e partes diferentes do corpo.

O fígado e baço também são afetados.

Há 25% de chance de a doença ser herdada se pai e mãe forem portadores.A mãe de Sam, Miriam, afirmou que um dos sintomas mais óbvios da doença são os movimentos anormais dos olhos, que afeta praticamente todos que tem a doença.

"Os olhos de Sam não se movem como os das outras pessoas quando ele está caminhando. E se eu falo com ele, ele não consegue levantar os olhos para me olhar", disse.

Isto é chamado de paralisia do olhar vertical supranuclear e é relativamente simples de detectar. Atualmente, acredita-se que uma em cada 120 mil pessoas tenham este problema, mas Miriam afirma que o número pode ser maior.

"Definitivamente há mais pessoas por aí do que sabemos", afirmou.

As vantagens de descobrir estas pessoas são várias. Pacientes e famílias podem receber apoio e os pesquisadores também podem descobrir mais sobre a doença.

Os testes para três medicamentos que poderão ser usados para tratar a doença de Niemann Pick estão em fase de preparação e, a descoberta de mais pessoas com a doença pode fazer diferença para muitas vidas.

Quanto mais pessoas com esta doença rara puderem se inscrever para participar dos testes dos medicamentos, melhores serão os resultados.


BBC

Fotos de padre nu vazam na internet e ele é afastado do sacerdócio.

Fotos de padre nu vazam na 
internet
(Foto: Reprodução/WhatsApp)


28 de MARÇO de 2015 - Os moradores da pequena cidade de Miracema, no Noroeste Fluminense, foram surpeendidos nesta semana, quando fotos do antigo padre da cidade vazaram através do WhatsApp, aplicativo de troca de mensagens pela internet. O que chocou a população foi o fato do sacerdote, de cerca de 40 anos, estar posando nu nas "selfies".

De acordo com o Bispado da Diocese de Campos dos Goytacazes, as fotos teriam sido divulgadas por uma mulher que se relacionava com o padre pelas redes sociais.

O Bispado informou, na tarde deste sábado (28), o afastamento do padre. Ainda de acordo com o Bispado, o padre disse que chegou a manter relação com uma mulher e declarou que o contato aconteceu de três a cinco vezes, apenas, através de redes sociais. Segundo o depoimento do padre aos seus superiores, o vazamento da foto teria sido uma armadilha para manchar sua imagem.

Os fatos ainda estão sendo apurados pela Diocese mas a suspensão do serviço do padre é certa. "Estamos investigando a gravidade do assunto, mas apenas o ato dele ter tirado a foto já é matéria contra o mandamento da Igreja Católica, constitui crime e exige punição", esclareceu o Bispado em entrevista ao G1, mencionando que a mulher não se manifestou e as provas são, até o momento, a foto que circula nas redes sociais, além do depoimento do padre.

Segundo um membro da igreja de Natividade, que quis ter o nome em sigilo, o padre estava à frente da igreja da cidade há apenas duas semanas. Ele assumiu a função após a morte do pároco local. Até então o mesmo exercia suas funções na matriz de Miracema, onde as fotos andam circulando.


do G1 Norte Fluminense

Colisão de dois veículos na BR 304 com três pessoas mortas no local.



Acidente aconteceu nesta madrugada 
de hoje 28 de Março de 2015, entre 
Angicos e Fernando Pedroza.


28 de MARÇO de 2015 - Três pessoas morreram após uma colisão envolvendo um caminhão e um Palio na madrugada deste sábado (28) no KM 154 da BR-304, trecho entre as cidades de Angicos e Fernando Pedroza, na região Central do Rio Grande do Norte.

Os mortos foram identificados como Gildo Jadson da Silva Medeiros, de 26 anos, Márcio Farias de Medeiros, de 28 anos, e José Jaílton da Silva, de 32 anos. Segundo o serviço de emergência da Polícia Rodoviária Federal, a colisão aconteceu por volta de 1h40.

Equipes de resgate do Corpo de Bombeiros e Samu foram acionadas, mas ao chegarem ao local do acidente já encontraram as vítimas sem vida. Até o momento não foi possível precisar o que ocasionou a batida.

De acordo com o inspetor Aliathar Gibson, da PRF, o motorista do caminhão ainda chegou a ser socorrido com ferimentos leves para o hospital de Angicos, mas fugiu da unidade assim que soube da gravidade do acidente. "Aparentemente ele foi o causador da colisão, pois bateu de frente com o carro ao invadir a pista contrária", afirmou o inspetor.

Os corpos já foram removidos pela equipe de Plantão no Itep de Mossoró e será necropsiados na sede regional do orgão em Caicó. Motivo: O medico legista de plantão na base em Mossoró se encontra de licença medica, segundo informações.


Por Anderson Barobosa Portal G1


Retirado do O Câmera.

Prefeito Abel Filho emite nota à população Rafaelense e oestana.

Prefeito Dr. Abel Filho

28 de MARÇO de 2015 - Prefeito Abel Filho (foto) emite nota de esclarecimento com argumentos de defesa e cita que conseguira provar que não procedem as acusações publicadas em outros blogs com outras notações e distorções. Ainda ressalta que, a cidade de Rafael Godeiro está nos dez melhores índices no desenvolvimento da educação básica no RN.

Nota Pública

"Fomos surpreendidos na tarde de 27/03 com a desagradável notícia de que o MPF/RN havia oferecido denúncia em nosso desfavor, cuja matéria original foi publicada na página oficial daquele órgão ministerial e republicada com outras conotações e distorções em blogs sensacionalistas da região.
Como gestor municipal, exercendo nosso quinto mandato de prefeito, quatro dos quais, à frente da Prefeitura Municipal de Rafael Godeiro, cumpre a nós, apresentar explicações à essa população que tem nos confiado o seu destino por tantos anos. E faço isso nos seguintes termos:
Como bem explicitado no site do MPF/RN, o órgão ministerial encaminhou para a Justiça Federal em Recife, uma denúncia, com base em fatos, segundo o MPF, ocorridos em idos de 2003 e 2004, que serão analisados e podem ser ou não recebidos pelo Poder Judiciário.
Em sendo recebida referida denúncia, poderemos exercer o sagrado direito do contraditório e da ampla defesa, onde mostraremos que somos inocentes de todos os fatos elencados naquela peça acusatória.
Asseguro aos meus amigos e correligionários, e aos familiares de todos os outros citados, que fiquem tranquilos, que na hora de exercitar os nossos argumentos de defesa, conseguiremos provar que não procedem as acusações perpetradas naquele documento.
Em se tratando de recursos da educação, sempre demos a essa pasta, uma atenção especial, sendo nossa prioridade administrativa, como é do conhecimento de todos os munícipes.
Temos valorizado a educação municipal com zelo e responsabilidade. A prova disso é que somos reconhecidos pelo próprio Ministério da Educação como um dos melhores municípios nessa área.
Conseguimos implantar o Piso Nacional do Magistério desde o ano de 2009, e implementar um Plano de Cargos e Salário dos professores do município, que valoriza e incentiva à classe que exerce o sagrado ofício de ensinar em nossa cidade.
Segundo o último IDEB/MEC, estamos classificados como um dos 10(DEZ) MELHORES ÍNDICES NO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, que é a responsabilidade do município.
Ganhamos o Prêmio de MUNÍCIPIO APROVADO PELO SELO UNCEF, por termos atingidos metas na educação, assistência social e saúde.
Vale ressaltar, que os fatos narrados na denúncia, fazem referência à prestações de contas que foram aprovados pelo FNDE e pelo Tribunal de Contas da União.
São passíveis de serem contraditados, e serão no momento oportuno.
Por todos esses argumentos, é que comprovaremos, que a denúncia apresentada pelo MPF/RN, não se sustenta por seus próprios termos, e na hora certa faremos a comprovação disso dentro do processo, se ele for iniciado.
Lembro a todos, que esses fatos são divulgados de forma distorcida por blogs sensacionalistas da cidade e da região de forma intencional, no intuito de atingir nossa honra e a honra das famílias das pessoas citadas, que asseguro, são todas inocentes!
Essas “aves do mal agouro” que se regozijam com as mazelas dos outros, em suas “entranhas envenenadas”, não pensam o quanto podem atingir pessoas e famílias de bem de Rafael Godeiro, com essas calúnias! Só pensam em poder!
Mas, acredito em um Deus maior e haveremos de vencer mais essa batalha, pois aquele que Deus escolheu para vencer, não será derrotado por essa pequena “tempestade”. Um Forte abraço a todos!"



Abel Belarmino de Amorim Filho
Prefeito de Rafael Godeiro/RN



Via Blog do Gilberto Dias


Retirado do Patu em Foco.

Mulher morre de ebola na Libéria, no primeiro caso confirmado em um mês.


28 de MARÇO de 2015 - Uma mulher diagnosticada com ebola no último 20 de março, na Libéria, após um mês sem infecções no país, morreu nesta sexta-feira (27) - informaram neste sábado (28) autoridades, que notificaram dois outros casos suspeitos.

"A última pessoa diagnosticada com ebola morreu ontem", disse o chefe da unidade de crise nacional contra a doença, Francis Karteh, segundo o qual "não há casos confirmados no país, apenas dois suspeitos".

A fonte acrescentou que está monitorando 80 pessoas que possam ter estado em contato com a doente.

A epidemia de Ebola na África Ocidental, a pior desde a identificação do vírus em 1976, surgiu em dezembro de 2013 no sul da Guiné e se espalhou para a Libéria e Serra Leoa.

De acordo com o último relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgado em 22 de março, o Ebola já matou mais de 10.300 pessoas identificadas em 25.000 casos registrados, dos quais 99% estão nestes países. A própria OMS reconhece que há provavelmente mais casos.


Da France Presse

Tragédia! Homem é morto a golpes de facão na zona rural de Almino Afonso/RN - IMAGENS MUITO FORTES NA MATERIA.


27 de MARÇO de 2015 - ALMINO AFONSO (RN) – Um homem foi assassinado a golpes de facão, por volta das 15h30 da tarde desta sexta-feira, dia 27 de março, na localidade do Sítio Boa Vista, em Almino Afonso, na Região Oeste do Estado do Rio Grande do Norte.

O repórter do Icém Caraúbas entrou em contato com o Sargento Klebson Pereira da Silva, Comandante do Pelotão da polícia Militar, que de acordo com ele, o crime foi banal e envolveu dois primos. O agricultor Francisco das Chagas Rodrigues, 46 anos, vivia reclamando de seu primo identificado como Lailson Monteiro de Brito, de 28 anos, conhecido como Pixote, que ovelhas da vítima estava entrando em sua propriedade. Depois de uma intensa discussão, Francisco das Chagas desferiu um golpe de facão na nuca de seu primo, que não resistiu ao ferimento e morreu no local.

Logo após perceber que havia matado seu primo, o agricultor Francisco das Chagas evadiu-se do local. A Polícia Militar esteve no local e fez diligências em busca do suspeito, porém até o momento ele não foi encontrado.

O corpo ainda se encontra no local. A equipe do Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP) já foi acionada para fazer a remoção do cadáver. O caso será investigado pela Delegacia de plantão da Polícia Civil de Patu/RN.




* Icém Caraubas


Retirado do Blog do Márcio Melo

FIQUE SABENDO - Correios prepara concurso.

27 de MARÇO de 2015 - Correios prepara concurso para contratação de novos funcionários de níveis médio e superior

O concurso público aguardado há mais de dois anos para a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos deverá ser realizado até o final do primeiro semestre de 2015.

A expectativa é de que sejam preenchidas milhares de vagas imediatas e formado cadastro de reserva em diversos cargos, lembrando que ainda há uma seleção em andamento no órgão. - http://politicanapauta.blogspot.com.br/


Retirado do Edielson Soares.

Corpo de homem sugado por tubulação é encontrado em Natal.


27 de MARÇO de 2015 - Homens da Defesa Civil e bombeiros encontraram o corpo de Klebson dos Santos, que havia sido sugado por uma tubulação no bairro de Mãe Luiza, em Natal. Ele havia desaparecido no último sábado (21). A próxima etapa será a remoção através de um equipamento da CAERN. O Itep já está no local. Confira no vídeo o início da operação para retirada do corpo:


Retirado do Blog do Robson Pires.

RN decreta epidemia de dengue.


27 de MARÇO de 2015 - Com quase 7 mil casos suspeitos, RN decreta epidemia de dengue.

Estado foi decretado nesta sexta em virtude do aumento de notificações.

Um bebê de 8 meses morreu na quarta com suspeita de dengue.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) anunciou nesta sexta-feira (27) um decreto que coloca o Rio Grande do Norte em situação de epidemia de dengue.

O cenário epidêmico foi decretado pelo secretário Ricardo Lagreca em função do aumento significativo no número de notificações.

Do início deste ano até esta sexta-feira, foram notificados 6.902 casos suspeitos de dengue, o que representa um aumento de 169,82% em comparação ao mesmo período do ano passado. Deste total, houve 523 confirmações da doença. O prazo para diagnóstico laboratorial é de 60 dias.

Os municípios que mais notificaram foram: Natal (1868), Currais Novos (508), Parelhas (404), Parnamirim (368), Cerro Corá (243), Acari (230), Ceará-Mirim (213) e São Gonçalo (199). Quanto aos óbitos no estado, desde o início do ano até o momento, foram notificados sete casos suspeitos, dos quais um foi confirmado.

Lagreca enfatizou que o controle da dengue é uma responsabilidade de todos. “É preciso que a população participe ativamente tanto na prevenção dos possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, quanto na denúncia desses focos, por meio do Disque Denúncia ou on line, por meio do Observatório da Dengue”.

O número de telefone para denúncia é 0800 281 4031 e o site do Observatório éwww.telessaude.ufrn.br/observatoriodadengue. - Do G1 RN


Retirado do Edielson Soares.

Prefeito cassado - Presidente da Câmara toma posse em Luiz Gomes.


27 de MARÇO de 2015 - Em Luís Gomes, o Presidente da Câmara de Vereadores, Francisco Joseilson da Silva (Nilsinho), tomou posse como prefeito interino do município. A solenidade ocorreu na sede do Poder Legislativo, na manhã desta sexta-feira (27).

Francisco Joseilson assumiu o comando do Executivo luís-gomense em substituição ao agora Ex-prefeito Francisco Tadeu Nunes, que juntamente com a sua vice Antônia Gomes Abrantes Barbosa foram cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pela prática de abuso do poder político e econômico durante o pleito ocorrido em outubro de 2012.

Nilsinho assumiu a prefeitura pela terceira vez, em pouco mais de um ano, e permanecerá à frente do Poder Executivo até que seja realizada uma eleição suplementar no município, que deverá ser marcada brevemente pelo TRE.

Também interinamente, assumiu a presidência da Câmara Municipal a Vereadora Maria das Graças Fontes (Graça de Agostinho). Informações - http://politicapauferrense.blogspot.com.br/


Retirado do Edielson Soares.

MPF denuncia prefeito de Rafael Godeiro (RN) por fraude em licitação.


Abel Belarmino de Amorim Filho 
e outros cinco denunciados são acusados 
de irregularidades na aplicação de 
recursos federais destinados à educação.


27 de MARÇO de 2015 - O Ministério Público Federal (MPF) ofereceu denúncia contra Abel Belarmino de Amorim Filho, prefeito de Rafael Godeiro, no Rio Grande do Norte, por irregularidades na aplicação de verbas federais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos anos de 2003 e 2004 (quando exercia o segundo de seus quatro mandatos à frente da Prefeitura daquele município). Também foram denunciados Olga Evarista Jales Belarmino, esposa do prefeito; Francisca Gomes Rocha, ex-membro da Comissão Permanente de Controle Interno (CPCI); Maria Jeane de Paiva Nunes, ex-secretária de Administração; Aluizio Fernandes da Silva, ex-secretário de Finanças, e sua esposa, Maria Joseni Gomes de Araujo Fernandes, ex-tesoureira do município.

Dentre as acusações mais graves, destaca-se a aquisição de produtos alimentícios sem o devido procedimento de licitação, por meio de contratação de empresas de forma dirigida, com pendência junto aos fiscos estadual e federal. De acordo com o MPF, os denunciados, de comum acordo, utilizaram-se dos cargos que ocupavam para desviar e se apropriar de recursos federais oriundos do PNAE e do EJA. As acusações baseiam-se em declarações de testemunhas, além de provas documentais – cheques, empenhos e fitas de auditorias.

Pelas irregularidades constatadas, os denunciados são acusados dos crimes previstos no artigo 1º, inciso I, do Decreto-Lei nº 201/1967 (“apropriar-se de bens ou rendas públicas, ou desviá-las em proveito próprio ou alheio”) e no artigo 89 da Lei 8666/93 (“dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inexigibilidade”). O primeiro delito prevê pena de reclusão, de dois a doze anos; o segundo pode ser punido com detenção, de três a cinco anos, e multa.

A denúncia foi oferecida ao Tribunal Regional Federal da 5.ª Região (TRF5), no Recife, e não à Justiça Federal em primeiro grau, no Rio Grande do Norte, porque Abel Belarmino, na condição de prefeito, tem foro especial por prerrogativa de função, em ações criminais. Caso o Pleno do Tribunal receba a denúncia, ele e os demais acusados passarão a ser réus em ação penal.

Programas – O PNAE tem o objetivo de fornecer recursos suplementares para garantir 15% das necessidades nutricionais diárias dos alunos da educação infantil, oferecida em creches e pré-escolas, e do ensino fundamental e entidades beneficentes de assistência social. O EJA tem a finalidade de melhorar o atendimento à população excluída precocemente da escola, de 15 anos ou mais, ampliando a oferta de vagas na educação de jovens e adultos.

N.º do inquérito policial: IPL nº 0387/2004 (DPF-SR/RN)
Íntegra da denúncia da PRR5:


http://www.prr5.mpf.mp.br/prr5/conteudo/biblioteca/noticias/2015/2015_014_03_25.pdf



Via Blog Barriguda News


Retirado do Patu em Foco.

Estado Islâmico aplicaria 80 chibatadas em quem assistisse Barça x Real.


27 de MARÇO de 2015 - O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) teria imposto uma pena de 80 chibatadas a militantes que fossem flagrados acompanhando a partida entre Barcelona e Real Madrid , no último domingo, pelo Campeonato Espanhol . Segundo o jornal inglês The Sun, a punição seria aplicada porque o movimento considera o futebol “um produto da decadência do ocidente”.

O diário publica uma declaração de uma fonte do Partido Democrático do Curdistão explicando o motivo e dizendo que o Estado Islâmico proíbe a prática ou acompanhamento de qualquer esporte, especialmente o futebol. Segundo ele, o aviso dado era que, “se alguém fosse pego assistindo a partida em um bar ou até mesmo pela internet, seriam aplicadas 80 chibatadas”.

A restrição teria valido para uma área na Síria e no Norte do Iraque, ambos territórios sob influência do grupo. O jornal The Sun não diz se alguém tentou burlar a recomendação e sofreu a punição.

A mesma reportagem cita acusações de ativistas contrários ao Estado Islâmico de que o grupo teria executado 13 adolescentes em janeiro por assistirem à partida Iraque x Jordânia pela Copa da Ásia.

Terra


Retirado do Blog do Robson Pires.

Ator Jorge Loredo, o Zé Bonitinho, é velado nesta sexta-feira no Rio.


Corpo de Jorge Loredo é velado em cemitério no Rio 
(Foto: JOSE LUCENA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)



27 de MARÇO de 2015 - Está previsto para a manhã desta sexta-feira (27), no Memorial do Carmo, no Caju, Zona Portuária do Rio, o velório do ator Jorge Loredo, o Zé Bonitinho. Ele morreu, aos 89 anos, na manhã desta quinta-feira (26) em decorrência de complicações respiratórias. A cerimônia de cremação está marcada para as 15h no mesmo cemitério.
Ato Jorge Loredo como 
Zé Bonitinho
(Foto: Ana Ottoni/Folhapress/Arquivo)


O ator ficou internado no Hospital São Lucas, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, desde o dia 3 de fevereiro. Em nota, a assessoria de imprensa do hospital informou que ele foi transferido, no dia 13, da UTI para para a Unidade Cardio Intensiva. "Loredo lutava há anos contra uma Doença Pulmunar Obstrutiva Crônica (DPOC) grave e um Efisema Pulmunar", informou o comunicado.

A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. Apesar da idade, até dois anos atrás o humorista continuava trabalhando e usando as redes sociais para falar com os fãs e divulgar sua agenda de shows.


Amigos lamentam

"Ele é a história da comédia, é a história do riso. Eu diria que ele é um dos precursores desta arte de fazer rir", afirmou o ator Tony Tornado ao comentar a perda do amigo.


"Foi uma pena a gente ter perdido o Jorge. Escrevia muito bem. Além de comediante, era um bom humorista", lamentou Paulo Silvino.


Ator que interpretou Zé Bonitinho é velado no Rio 
(Foto: Mariucha Machado/G1)


Personagem


"Zé Bonitinho, o perigote das mulheres", como o personagem de Loredo se apresentava nos esquetes de humorísticos, fez parte do enredo "Beleza pura?" da escola de samba União da Ilha, que celebrou a beleza em suas várias interpretações. Zé Bonitinho se achava um galã irresistível, sempre ajeitando a cabeleira com um pente enorme, tão grande quanto seus óculos escuros.

Jorge Loredo nasceu em 7 de maio de 1925 (completaria 90 anos em 2015) e foi criado em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A infância e a juventude foram marcadas por doenças graves para a época: aos 12 anos, com osteomielite na perna, sofria de dores constantes. Aos 20 anos, com tuberculose, foi internado num sanatório, situação que acabou por lhe abrir as portas para a carreira. Incentivado pelos médicos, participou de um grupo teatral no hospital e descobriu sua vocação para os palcos.

VÍDEOS: relembre a carreira do ator

O personagem Zé Bonitinho foi criado por Loredo, inspirado num colega que se achava um grande galã. O ator costumava imitá-lo nas festas, arrancando gargalhadas. Zé Bonitinho estreou na televisão em 1960 no programa “Noites Cariocas”, exibido pela extinta TV Rio, com os primeiros textos roteirizados por Chico Anysio.

Bordões


Em 2010, ano em que completou 50 anos, Zé Bonitinho continuava na TV, no humorístico “A praça é nossa”. O irresistível personagem tinha bordões inesquecíveis, que Loredo repetia com a voz impostada de um conquistador: "Câmera, close; microfone, please", ou "Garotas do meu Brasil varonil: vou dar a vocês um tostão da minha voz!".


Jorge Loredo e Selton Mello no set de 'O palhaço', 
filme de 2011 do qual o ator participou 
(Foto: Divulgação)


No final dos anos 50, Loredo já era famoso com o mendigo filósofo que interpretava na TV Rio no programa “Rio cinco para as cinco’ e depois em “A praça é nossa”, com Manoel de Nóbrega, a quem o mendigo se apresentava com o bordão "Como vai, meu nobre colega?".

Loredo em foto de março de 1999 
(Foto: Agência O
Dia/Estadão Conteúdo)



O personagem usava fraque e cartola, bem esfarrapados, monóculo e luvas. O figurino, segundo contava Loredo, foi tirado de um filme em Charles Laugthon fazia o papel de um mendigo aristocrata.

O personagem surgiu por ideia de sua mãe, que na infância conhecera um mendigo elegante que ia à sua casa pedir comida, mas queria uma mesa montada na garagem com toalha de renda e tudo.

O mendigo filósofo fez tanto sucesso que Loredo teve como padrinho de casamento o ex-presidente Juscelino Kubistcheck. O que lhe valeu um bordão famoso. Ele terminava o quadro do mendigo dizendo: “Agora vou encontrar com aquele menino, o Juscelino...”.

Criou outros tipos: um italiano que não podia ver televisão porque queria quebrá-la; o profeta Saravabatana, que andava com uma cobra que dava consultas a mulheres; e o professor de português que tinha a voz do Ary Barroso.



Do G1 Rio

CRIME DE HOMICÍDIO EM CARAÚBAS-RN,MUSICO É EXECUTADO POR DISPAROS DE ARMA DE FOGO.


26 de MARÇO de 2015 - Um jovem foi morto ao ser atingido por vários disparos de arma de fogo no centro da cidade de Caraúbas, no interior do Estado do Rio Grande do Norte, por volta das 21:03hs na noite desta quinta-feira, dia 26 de março de 2015. O ocorrido foi no centro da cidade, onde a vítima identificada como Bruno Sales, de 32 anos, conhecido por Bruninho Manteiga, costumava está sentado com os amigos, na esquina da Farmácia de Bonifácio, nas proximidades do Centro de Saúde “Dr. João Marinaldo de Holanda”. Dois indivíduos, em uma motocicleta se aproximaram, quando o garupa desceu e efetuou quatro disparos de arma de fogo, após ser atingido, a vítima tentou fugir, porém, o indivíduo subiu na moto e nas proximidades do Supermercado Queiroz, efetuou mais quatro tiros contra a vítima. Segundo informações, Bruninho Manteiga foi socorrido por populares para o Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva, porém, já deu entrada sem vida. A motivação do crime ninguém soube informar. A vítima era músico percussionista da banda Amaré Do Brasil, não era usuário de droga e não consumia bebidas alcoólicas. Ainda de acordo com informações, Bruninho Manteiga não tinha inimigos aparentemente. A polícia da 3ª Companhia de Polícia Militar de Caraúbas, encontra-se em diligência, no entanto, até o momento não foi encontrado os suspeitos. O caso será investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Caraúbas, que tem a frente, o Delegado Dr. Erick Gomes. Com a morte de Bruninho Manteiga, já é o segundo homicídio neste ano de 2015 em Caraúbas.


Reprodução/Facebook



Mais imagens AQUI!!!


Fotos whatsapp
Texto Icem Caraúbas


Retirado do PASSANDO NA HORA.

Em fase de testes, chamada de voz pelo WhatsApp consome dados e é instável.


25 de MARÇO de 2015 - Alguns usuários brasileiros têm conseguido habilitar o serviço de voz do WhatsApp em smartphones Android atualizando o aplicativo e recebendo uma “ligação-convite” de alguém com o recurso. Apesar da repercussão, o fato é que a chamada por voz está em fase de testes e ainda é instável (funciona vez ou outra).

Desde o início de março, várias pessoas têm postado em redes sociais sobre a habilitação do recurso. Porém, oficialmente, a desenvolvedora nem se pronunciou sobre o assunto. A única informação que o WhatsApp deu sobre o serviço foi feita no ano passado por Jan Koum, diretor-executivo da companhia. Na ocasião, ele disse que o aplicativo teria chamada de voz, mas sem explicar exatamente quando seria habilitado.

Após fazer a atualização e receber a chamada, é exibida uma terceira coluna no app chamada “ligações”. Nela, são exibidos o histórico de chamadas feitas e recebidas no aplicativo. Além disso, aparece um ícone de telefone para fazer ligações para os contatos. Porém só será efetuada caso a pessoa tenha também a última versão do aplicativo.


Retirado do Blog do Robson Pires.